Desgaste do motor em autoestrada ?

Blue_Ray

Banido
Boas pessoal!

Sempre que se fala em desgate num carro ouve-se dizer que em autoestrada o carro tem menos desgaste. Se a situaçao ate se verifica em certas partes como a embraiagem e a caixa de velocidades por razoes obvias(sao menos utilizadas). E o motor,tambem tem menos desgate?

para o caso interessa-me os motores de baixa cilindrada(por exemplo: 1.6hdi 110cv/1.4d4d 90cv/1.5cdi 95cv/1.5dci 105cv/1.3cdti 90cv, etc).

isto porque no caso de um motor a diesel, que tem em media 4000rpm, para andar a velocidades medias de 120/150 kmh,estes motores tem de andar a RPMs bastante altas e por vezes durante 2/3/4h seguidas pois nem toda agente numa viagem tipo A1 lisboa-porto faz paragens, apesar de ser aconselhado.

Que dizem?

Na máxima relação (e em autoestrada é assim que se anda normalmente) é quando o carro percorre mais distância por cada volta do motor. Assim sendo acredito que por hora percorrida em autoestrada o desgaste seja grande (comparado com outras situações), mas em questões de distância (e existe conta-quilometros, não conta-horas como nos aviões) o desgaste é baixo.

É evidente que a relação distância/desgaste seja maior em AE, mas é preciso ter em conta a velocidade. Quanto maior a velocidade, maior a resitência e maior o esforço do motor. Apesar de a relação de caixa ser a mesma, o desgaste é maior.
Mas é sempre melhor puxar o carro em AE do que em cidade.

citação:Originalmente colocada por Blue_Ray

Boas pessoal!

Sempre que se fala em desgate num carro ouve-se dizer que em autoestrada o carro tem menos desgaste. Se a situaçao ate se verifica em certas partes como a embraiagem e a caixa de velocidades por razoes obvias(sao menos utilizadas). E o motor,tambem tem menos desgate?

para o caso interessa-me os motores de baixa cilindrada(por exemplo: 1.6hdi 110cv/1.4d4d 90cv/1.5cdi 95cv/1.5dci 105cv/1.3cdti 90cv, etc).

isto porque no caso de um motor a diesel, que tem em media 4000rpm, para andar a velocidades medias de 120/150 kmh,estes motores tem de andar a RPMs bastante altas e por vezes durante 2/3/4h seguidas pois nem toda agente numa viagem tipo A1 lisboa-porto faz paragens, apesar de ser aconselhado.

Que dizem?

Eu tenho um motor 1.3 CDTI 90CV num GTC e em AE a 120/130 vou mais ou menos ás 3.000RPM, por isso nao vejo qual o problema de ir 2 ou 3 horas em AE sempre a essa velocidade ou ate um pouco mais.

Acho que estás errado. Isto porque não me perece que andem a rotações elevadas quando se circula a velocidades "moderadas". No meu caso, o 1.4D4D, circula a 140km/h a cerca das 3000rpm. Não me parece muito e não é isso que vai provocar um grande desgaste.

Não é tão simples estabelecer que o motor vá em maior carga em AE. O piso normalmente melhor, menores inclinações, etc. podem ser favoráveis ao carro.
Em paralelo, o desgaste geral dos veiculos deve ultrapassar qualquer coisa, as vibrações dão cabo de tudo (mesmo do motor e orgãos auxiliares), o atrito ao rolamento é brutal.
Os motores Diesel apesar de terem o limite perto das 4000 rpm, rodam a menor rotação na mesma proporção para determinad velocidade.
As pessoas preocupam-se muito com o desgaste dos motores, mas penso que nos carros actuais, deve ser dos orgãos mais fiáveis e que menos dinheiro custa manter (apesar do preço do óleo).

citação:Originalmente colocada por Alex

Não é tão simples estabelecer que o motor vá em maior carga em AE. O piso normalmente melhor, menores inclinações, etc. podem ser favoráveis ao carro.
Em paralelo, o desgaste geral dos veiculos deve ultrapassar qualquer coisa, as vibrações dão cabo de tudo (mesmo do motor e orgãos auxiliares), o atrito ao rolamento é brutal.
Os motores Diesel apesar de terem o limite perto das 4000 rpm, rodam a menor rotação na mesma proporção para determinad velocidade.
As pessoas preocupam-se muito com o desgaste dos motores, mas penso que nos carros actuais, deve ser dos orgãos mais fiáveis e que menos dinheiro custa manter (apesar do preço do óleo).

Pois, mas o que preocupa uma pessoa é que com o passar dos km comecem a andar muito menos e a consumir mais..

A Auto-estrada é, precisamente, o terreno mais favorável à preservação da mecânica de um automóvel: regime de rotação constante, atrito reduzido devido ao bom piso, temperatura do motor estável, grande fluxo de ar a arrefecer o motor.

Um carro em AE, a velocidade constante e relativamente moderada (tipo diesel às 2500/2750 rpm ou gasolina às 3000/3500 rpm, tem um desgaste próximo do nível 0.

Não há qualquer inconveniente em andar horas a fio (aliás eu faço-o constantemente) com um carro. Aliás, é quando se pára que o motor vai aquecer mais (nos primeiros 15 minutos).

Excluído deste raciocínio estão as utilizações a altas rotações (tipo 4000 rpm a diesel ou 5500/6000 rpm a gasolina).

citação:Originalmente colocada por xantia1.8-16v

A Auto-estrada é, precisamente, o terreno mais favorável à preservação da mecânica de um automóvel: regime de rotação constante, atrito reduzido devido ao bom piso, temperatura do motor estável, grande fluxo de ar a arrefecer o motor.

Um carro em AE, a velocidade constante e relativamente moderada (tipo diesel às 2500/2750 rpm ou gasolina às 3000/3500 rpm, tem um desgaste próximo do nível 0.

Não há qualquer inconveniente em andar horas a fio (aliás eu faço-o constantemente) com um carro. Aliás, é quando se pára que o motor vai aquecer mais (nos primeiros 15 minutos).

Excluído deste raciocínio estão as utilizações a altas rotações (tipo 4000 rpm a diesel ou 5500/6000 rpm a gasolina).
Estou totalmente de acordo.

citação:Originalmente colocada por Baiones

Estou totalmente de acordo.

x2

uma opiniao muito acertada

Um motor diesel TDI , HDI etc de 110cv , só atinge as 4000 RPM aos 190 km/h...

Não acho que haja problema, nem nos Diesel, nem nos Gasolina...

O meu Xsara, andou muito tempo sempre entre as 4000 e 5000 RPM e nunca parou [^] [:p]

No sistema Long Life do grupo VW, em que o momento de ir à revisão é calculado pelo CB tendo em conta o tipo de utilização dada ao carro, os carros que mais AE fazem são os que mais quilómetros percorrem entre avisos para revisão. Admitindo que o sistema foi bem pensado a única conclusão a tirar é que em AE há menos desgaste.

o desgaste em autoestrada, só se vai notar se for a grande rotação,
imagina tenho um clio 1.5dci e já fiz enumeras vezes porto-lx sempre por volta das 4000rpm e notasse depois no comsumo de oleo do motor...ouve um dia depois de fazer perto de 700km nestas condições bebeu 200ml de oleo, e claro mt combustivel...o q em situações normais n acontece

agora se andar a pastar a 100,120 isto fazia consumos de 4l e fazia 500milkm sem mudar segmentos..lol

nO Caso do cdti de 90cv, visto ter uma caixa de 6 velocidades, raramente se chega as 4.mil rotações em 150,160, vais no maximo a 3000 e tal rpm... j a 130 vai nas 2.000 rpm..

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Um motor diesel TDI , HDI etc de 110cv , só atinge as 4000 RPM aos 190 km/h...

Não acho que haja problema, nem nos Diesel, nem nos Gasolina...

O meu Xsara, andou muito tempo sempre entre as 4000 e 5000 RPM e nunca parou [^] [:p]

Andar a altas rotações, embora possa não causar problemas imediatos de fiabilidade, reduz a vida útil do motor.

nem mais. alem disso, a ultima mudança é aquela que, por ter uma relação mais comprida, esforça menos o motor;)

Por dia faço 100kms smp nas 3500rpm num TDI110 (alterado) e ja la vao 300mil kms e nem a embraiagem precisei de mudar ainda.

Penso k ja foi tudo dito... mas para mim o desgaste do motor so é mais alto em situaçoes de andar smp afundo (andar smp nas 4500rpm num diesel ou 7mil num otto) .

Cumps

citação:Originalmente colocada por Nefas

citação:Originalmente colocada por Blue_Ray

Boas pessoal!

Que dizem?

Eu tenho um motor 1.3 CDTI 90CV num GTC e em AE a 120/130 vou mais ou menos ás 3.000RPM, por isso nao vejo qual o problema de ir 2 ou 3 horas em AE sempre a essa velocidade ou ate um pouco mais.

Nefas...

Só se fores em 5ª...já que em 6ª, a 160 de ponteiro, nem às 3000 rpm's vamos...

Cumpts,
JC_STILO

Faço varias vezes o trajecto Lisboa <-> Braga sempre em AE,
e normalmente a velocidade de cruzeiro são 160 kmh,
umas vezes menos, outras vezes mais.

Tenho um 1.4 D4d e apesar de ir frequentemente as 4000 rpm e
algumas vezes ultrapassar (isto em AE), e a sensação que tenho não é
de que o motor se vá a 'derreter' todo. Aliás a 160 kmh ainda
tem folego para puxar mais um bocado.

Tá preparado para trabalhar sem problemas das 0 as 5000 rpm.
Acima disto é estragar. Dentro disto não se pode queixar.

Claro que quanto maior a velocidade, maior o desgaste 'teórico'
pois em cidade o desgaste é muito maior e raramente se passam
dos 70 kmh ....

Desde que os fluidos (oleos e afins) andem todos ao nível e de boa
saude, não é por fazer mais ou menos AE que o carro ha-de durar menos.

Aliás, eu preferia um carro que so tivesse feito AE do que um que
tivesse andado mais em cidade. Mas isto sou so eu.

Back