Desgaste do motor em autoestrada ?

Apenas a título de curiosidade: Os Opel Admiral e Diplomat, da década de 60, teve que receber um V8 de especificações policiais do Impala americano ao invés do normal para aguentar horas a fio em potência máxima nas Autobahn. E ainda não funcionou! A saída foi usar os motores de competição de longa duração da GM americana. ;)

citação:Originalmente colocada por xantia1.8-16v

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Um motor diesel TDI , HDI etc de 110cv , só atinge as 4000 RPM aos 190 km/h...

Não acho que haja problema, nem nos Diesel, nem nos Gasolina...

O meu Xsara, andou muito tempo sempre entre as 4000 e 5000 RPM e nunca parou [^] [:p]

Andar a altas rotações, embora possa não causar problemas imediatos de fiabilidade, reduz a vida útil do motor.
Claro , e o meu pai não fazia sempre isso :)....só de vez em quando , mas não era andar tipo 1 hora seguida, sempre entre as 4500 e 5000 RPM....
Mas o Xsara tem a caixa bem curta , e a 140 já está nas 4000 RPM... mas o meu pai sabia que não o podia andar sempre a esganiçar...aquilo não era motor para torturas :)

Ora.. um 1.4 HDi de 70 cv a fazer horas e horas de AE a fundo ja vai em 162 mil kms e ainda anda..

Acho que tem mais a ver com as caixas curtas. Digo isto porque tenho uma Palio TD70 e em 5ª às 3.000rpm a carrinha vai-me nos 110km/h o que é muito pouco. Se quiser ir pelos 130 já tenho de ir pelas 3.500rpm o que já começa a ser bastante, tanto para o motor como para o consumo.

Ah, e parecendo que não gasto sempre mais em auto-estrada do que na cidade...

De longe em AE o desgaste geral de um carro é muito inferior ao para-arranca, acelera-desacelera, trava, etc..

Piso excelente, sem buracos, lombas, etc etc..

Se considerarmos velocidade normais de 120-140km/h ai quase todos os motores vão em regimes medios sem grande esforço...
Mais ainda, como a essa velocidade nem chega a aquecer muito, pois a propria deslocação do ar arrefece o liquido. Até ai mantem valores estaveis..

E tudo o resto...

Um carro de AE dura muito mais que um de estrada ou cidade..

Tenho o exemplo da Astra de 1992 do tecnico que vem aqui á empresa á anos... quase 600.000Km e o 1.4i a gasolina, sem problema algum de motor.. só manutenção... desgaste de pintura e uso interior pois tem filhos e etc.. razão dessa longevidade do motor... se calhar 95% de AE na vida dela..

Voltar
Superior