Neptuno74
New member
zerorpm, e quem é que diz quanto são as depesas?Boas,
Como referido na lei, o consumidor num contrato de compra e venda à distância tem o direito de resolver o contrato
Artigo 6.º
Direito de livre resolução
1 - Nos contratos a distância o consumidor dispõe de um prazo mínimo de 14 dias para resolver o contrato sem pagamento de indemnização e sem necessidade de indicar o motivo.
Ou seja ele pode devolver o artigo. Quais os efeitos?
Artigo 8º
Efeitos da resolução
1 - Quando o direito de livre resolução tiver sido exercido pelo consumidor, nos termos do artigo 6.º, o fornecedor fica obrigado a reembolsar no prazo máximo de 30 dias os montantes pagos pelo consumidor, sem quaisquer despesas para este (leia-se consumidor), salvo eventuais despesas directamente decorrentes da devolução do bem quando não reclamadas pelo consumidor.
Ou seja o consumidor não pode ser cobrado de quaisquer despesas...
Trata-se de uma regra especial que visa proteger um tipo de negócio especial, onde o consumidor não viu o produto ao vivo. As vendas à distância permitem ao comerciante poupar numa loja física com todas as despesas que isso acarreta, mas também tem de ter responsabilidades, como o não defraudamento das expectativas de um consumidor que não pode tomar a sua decisão em contacto com o produto. Por isso é que não se vende tudo online (coisas grandes, apenas as lojas de grande dimensão (pixmania, wortern, fnac etc,)
É o vendedor que arca com as despesas todas, simples. http://dre.pt/pdf1sdip/2008/05/09700/0287102879.PDF
Por exemplo, neste caso o meu familiar conseguia que uma transportadora recolhesse o material e ficava-lhe em cerca de 40 euros, enquanto o cliente diz que quer ser ele a devolver mas que fica em 70 euros.
Ora se ele consegue fazer a recolha poupando 30 euros é obrigado a aceitar pagar os 70 do cliente? Então e se o cliente resolve mandar por uma transportadora XPTO e fica em 100 ou 200 euros? Ele também tinha de pagar isso?
É que por isso ontem dei aquele exemplo de comprar um rato de 5 euros na Vobis online, e depois fazer a devolução á Vobis pelo serviço expresso da UPS onde até vêm recolher a encomenda a casa ou ir antes aos CTT e meter dentro duma caixa de cartão e devolver. É que numa devo pagar uns 40 ou 50 euros e na outra uns 4 ou 5.
O que quero dizer com isto é deverá o fornecedor pagar o custo que o comprador disser (e provar) que pagou? Ou se houver um método mais barato e possível de usar pelo comprador, o vendedor deverá pagar-lhe só até esse valor, uma vez que o valor a mais só se verificou porque o comprador quis?
É que não estou a ver a Vobis ou outra empresa qualquer, a pagar-me 50 euros por umas despesas de envio, quando havia a possibilidade de devolver o mesmo produto por 4 ou 5 euros.