Por norma se lá fizesses a reparação da avaria não te cobravam isso...
Nada disso.... o que paguei foi somente para o diagnóstico. A reparação irá ser-me dado o respectivo valor, não obstante do diagnóstico.
As máquinas de diagnóstico são caras, os técnicos auferem ordenado, a casa aberta tem custos... é preciso ter essas coisas em conta!
Eu também na minha actividade profissional utilizo equipamento específico, com software também ele muito específico e caro. Também tenho custos de deslocação e de laboração, isto ainda antes de apresentar qualquer orçamento, não sendo garantia de que consiga a adjudicação do trabalho. E para poder trabalhar pago ainda quotas a uma Ordem Profissional.
O porquê deste "paralelismo", é pelo facto que se pedisse logo à cabeça mais de 40 euros a um cliente, para ligar qualquer equipamento e imprimir um relatório dado por esse equipamento, sem nenhum trabalho "técnico", me chamavam certamente de "ladrão".
um serviço de diagnostico na marca fica por esses valores sim ou mais, portanto está correcto, mais em conta e ficava em cerca de metade do preço que pagaste na marca, era ires a uma oficina multimarcas, tipo midas, boshcarservice, norauto, feuvert, etc...
Concordo que o serviço se deva pagar.... mas não um montante como o que me pediram, que achei muito caro, só para me confirmarem aquilo que eu desconfiava. E na altura, com o atabalhoamento com que fiquei, nem factura me passaram. Mas agora lixam-se que vou lá voltar e exigir factura. Pelo menos 23% vão ter de largar para o Estado.
Sempre tenho assistido os meus carros e motos nas respectivas marcas, e como disse, a única vez que necessitei de só "ligar o carro á máquina", aqui há já uns anitos, nem sequer me cobraram nada, por ser cliente. O que aconteceu hoje foi num outro agente da marca, aonde só tinha recorrido um vez.... Isto faz sim é que "afugentem" os clientes para outras alternativas.
Mas o erro também foi meu.... ter pedido para verificarem o facto da luz estar acesa sem pedir o respectivo "orçamento". Mas como se aprende com os erros, jamais voltarei a "encomendar" o que quer que seja sem saber quanto irei pagar.
mais barato ainda, é comprares tu proprio um equipamento de diagnostico e fazes tu o dianostico em casa, e chegas a oficina e o problema é tal e eles que reparem...
Isso só compensaria se fosse algo a que tivesse de recorrer com grande frequência. Por outro lado, a maioria das oficinas, ainda mais neste tipo de avarias, não reparam nada que não seja diagnosticado lá.
se ficaste surpreendido pelo preço de um diagnostico, imagina o quando for outros problemas ao preço que a marca leva a hora...
A questão é que as oficinas oficiais têm o preço de mão-de-obra bem visível ao cliente. Ao contrário deste tipo de operações, cuja surpresa, caso não se peça orçamento prévio, vem no final.
A Picasso é de que ano? No outro dia tinha uma de 2005 com a luz acesa e era só a ficha debaixo do banco. Prontamente soldei os fios e dali nunca mais chateia.
É de 2005. E claro que a verificação das fichas foi logo das primeiras coisas que fui fazer quando a luz acendeu. Tal como desconfiava, o problema é mesmo da fita de volante.
Este tema já foi debatido aqui noutros tópicos semelhantes.
Há que distinguir duas coisas. Uma é quando a máquina de diagnóstico é usada numa grande reparação ou revisão. Aí, na minha modesta opinião, não se deve cobrar, assumo isso como ferramenta como um alicate ou uma outra chave.
Agora se se entra numa oficina e o único serviço é o diagnóstico em si... aí tem mesmo de ser pago, está-se a usar tempo, recursos humanos e materiais.
Tem-se uma luz de avaria acesa.... o painel apenas acusa a anomalia dizendo "defeito airbags".... não sabendo efectivamente do que se trata, o normal é primeiro que tudo pedir-se para se verificar. Foi isso que fiz! Continuo a dizer.... não acho que não deva ser pago, nem insinuei tal coisa.... mas não um valor desta ordem por pouco ou quase nenhum trabalho. A resolução da avaria só ocorre depois de se saber o que é.... coisa que é obtida pelo diagnóstico. O facto é que a resolução da mesma é indiferente ao valor que já paguei pelo diagnóstico. Uma coisa seria dizerem-me "agora paga 43 euros pelo diagnóstico, que depois serão deduzidos na reparação, caso opte por o fazer connosco.".... outra é "paga 43 euros para se saber o que é e depois terá de pagar a reparação, independentemente do diagnóstico".
Acredito que se me fosse apresentada a primeira opção, continuaria como cliente.... agora assim duvido muito que lá volte a meter os pés (a não ser para ir buscar a factura que não me deram).