Diário de bordo...das aulas de condução!

Correu muito mal, mesmo muito ... mas lá consegui passar ...

Pah o que interessa é que passaste.

Hoje concluí a 15ª aula de condução. Ainda não fui para a AE.

De resto já começo a ter outro domínio. Ainda faço algumas asneiras ( principalmente a distinguir prioridades mediante se o que vem da direita tem sinal vertical de STOP/cedencia de passagem ou não e por aí fora).

Tenho é alturas (como a de hoje) em que chego ao cúmulo de ir em excesso de velocidade. Um gajo já não pode apanhar carregar um pouco mais no acelerador e já vai nos 60 km/h (dentro da localidade).

Ainda me custa fazer ponto de embraiagem em subidas íngremes. Nem imagino como seria com um carro a gasolina.

E também a posição da mão direita apoiada na caixa de velocidades, influencia-me por vezes o facto de conseguir ou não meter 3ª.

E pronto. Aventuras de maçarico [;)]

o carro porta se bem? o "meu" era costume saltar a marcha a tras fora...[8b]

O "meu" "Mazda 2" costuma ser chato de vez em quando a engatar a marcha-atrás. Mas nunca me saltou fora, até porque a caixa é pouco barulhenta face por exemplo ao Megane II que tenho em casa.

Última edição:
eu acho que as aulas de conduçao dependem mt do estado de espírito, ha dias em que tamos bem dispostos e corre super bem outros nem por isso, kdo n tou mt concentrado acontece.m smp a mesma cena a reduzir de 3º meto a 4º [8b][8b][8b][8b][8b] e ja na 8º aula deixei ir o carro a baixo, k vergonha :XX

eu acho que as aulas de conduçao dependem mt do estado de espírito, ha dias em que tamos bem dispostos e corre super bem outros nem por isso, kdo n tou mt concentrado acontece.m smp a mesma cena a reduzir de 3º meto a 4º [8b][8b][8b][8b][8b] e ja na 8º aula deixei ir o carro a baixo, k vergonha :XX

Isso também pode ser o instrutor que, progressivamente, vai deixando de te ajudar nos pedais. [;)] Mas não penses que és um azelha por causa disso. Tens aí pessoal com 30 anos de carta e 1 milhão de km feitos que deixam o carro ir abaixo uma vez por outra. [;)]

Não te preocupes com o deixar ir abaixo. No meu exame de condução deixei ir abaixo duas vezes, e agora vem o melhor... NO MESMO SITIO [:)][:)]

Ainda hoje, quase uma ano depois lá se cala o bixo. É só dar a chave e siga para mais [:blush:]

entao ja fico mais contente, nao sou o único [:)][:)][:)][:)][:)]

os instrutrores costumam ajudar nos pedais?o meu so ajuda kdo e preciso fazer alguma travagem mais repentina

O meu exame de condução foi mais ou menos o seguinte. Fui o 2º a fazer exame, sai-mos de um local no meio do mato, e fomos para a autoestrada, logo no acesso a auto estrada aparece aquelas trotinetes, metade dentro, metade fora da estrada, e ainda por mais com linha continua, não podia ultrupassar, mas lá fui, acelarei um bocado e consegui mesmo in extremis ... começou ai já a estragar o dia.

Depois entrei para a autoestrada, tudo bem, segui sempre, sai da auto estrada, ao entrar para uma estrada nacional em obras, não meti 1º quando parei no STOP, e parei no local exacto do STOP e não mais a frente, eu sempre que vejo um stop vou a reduzir sequencialmente até a 1º, mas desta vez esqueci-me e deixei ir o carro abaixo, comecei a ficar mais fulo.

Depois o examinador já chateado comigo mandou acelarar pois nunca mais entrava, também eu é que não queria levar com caminhões em cima, e tinha medo de me meter depressa de mais e o instrutor não gostase, ok, lá acelarei até 5º.

Depois ao sair da nacional, meti-me na faixa para virar a esquerda, e não reparei que tinha que ir mais a frente, pois as linhas enganvam, e prontos, quando virei reparei que ia entrar em contra-mão, lá virei um bocado até entrar correcto, mais uma vez o instrutor disse qualquer coisa e eu, "FODASE, tou mais que fodido, já reprovei!".

Toda a parte em cidade correu bem, tirando ... "Contornar o passei", eu que desde a 1º aula até a ultima de condução fiz isso PERFEITAMENTE, sem 1 unico erro, ele mandou uma estrada em que não tinha quase passei mas sim terra, e ainda por mais com o amgulo recto, o que dificulta muito mais, e tive que repetir 2 vezes, já tava a ficar mais que fudido ...

Depois ao estacionar normalmente também não estava a calhar bem , a 3º finalmente consegui, e ai já tava pior que fodido ...

Mas depois aparecem várias situações e penso que foi ai que ganhei pontos, pois conseguia-me dessenrascar sempre bem.

No final ele lá disse que mercia voltar lá outra vez, mas lá me deu a prenda de natal ...

Quanto ao carro, sim gostei muito do Fiat Punto 1.3 Diesel, bem porreiro, responde bem nas baixas ... agora é que vai ser doer a conduzir carros a gasolina ... aqui em casa só há gasolina e penso que nem agora nem no futuro irá haver a gasoleo.

isso foi dos nervos :x

nao percebi akela parte do contorno do passeio, angulo recto??

' Mas depois aparecem várias situações e penso que foi ai que ganhei pontos, pois conseguia-me dessenrascar sempre bem.'

que genero de situações?

deram.te logo a guia?

Normalmente os passeios fazem curvas.

|
|__

Este era o passei que tinha que contornar.
Os passeis normalmente são assim.

|
|
\
__\ ___

Na parte dos "\" fazem curva, e é mais facil ter a noção.

Quanto as situações do genero de terem carros a bloquear a estrada, situções de ter que me desviar de carros, etc ...

A guia só vou receber para a semana, pois foi para a DGV para carrimbar ou algo do genero, e chega para a semana a escola de condução.

Até lá só tenho o comprovativo que passei no exame, mas não posso andar de carro ainda.

Boas, eu também estou a tirar a carta de condução!

Na minha primeira aula foi o típico! Ouvir o instrutor a dizer me onde estavam os pedais, piscas, etc. Coisas que ele viu que eu sabia mas disse que tinha que dar a lenga lenga toda a mesma.
Depois sai do parque da escola sem nenhum problema! O instrutor viu que eu já dava uns bons toques naquilo por isso nem mexeu nos pedais. Ia sempre falando! Raio do homem não se calava, so com indicações lógicas, mas pronto... era a minha primeira aula!

Na segunda levou me a fazer ponto de embraiagem... coisa facilissima num carro a gasóleo, mandou me fazer também contornar o passeio, a segunda tentativa contornei-o perfeitamente e aula terminada. A sua conversa quando nos aproximava-mos de rotundas e cruzamentos era sempre a mesma! Até já fartava.

Na terceira aula, como o carro não tinha gasóleo e moramos junto a fronteira com Espanha, enfiou-me na auto-estrada para ir ao nossa vizinha Espanha por gasosa! Coisa que não e permitida nas aulas de condução! Sair do nosso pais... A sua conversa não ia acabar hoje! O homem antes de cada cruzamento ou rotunda dizia outra vez as mesmas coisas!

Na quarta ensinou me estacionamentos, nada mais.. A conversa como é óbvio não ia parar na quarta aula, TODOS OS CRUZAMENTOS, ENTRONCAMENTOS E ROTUNDAS COMO REGRA GERAL ENTRAS SEMPRE EM SEGUNDA!! coisas do genero!

E a partir dai quase todas as aulas tem sido iguais, ou estaciono, ou vou levar alunos, contorno passeios...Levo-me fazendo isso! Dei ate agora 10 aulas de condução. Felizmente a sua conversa baixou de ritmo, agora de vez em quando é que salta com a sua conversa, mas eu respondo logo... Já SEI! e ele cala-se logo [:)]

Estou agora a espera de fazer os 18 (4 de Dezembro) para puder ir a exame de código, que até já está marcado. Tenho é de esperar porque este pais não me permite ir a exame de código antes de ter os 18 anos (Coisa que eu acho ESTÚPIDA! mas enfim...)

Blourenço.... nao achas que começaste a ter aulas de condução cedo de mais? ja tens 10 e ainda te faltam bastante tempo pa ires a exame de codigo, dpx es capaz de ficar apertado d aulas de conduçao:sh)

boas
eu vou começar a tirar a carta de condução em janeiro, mas na minha Zona (loures) não sei qual a melhor escola..alguem das zona de Loures sabe?

pois... por isso e que não dei mais aulas de condução! eu acho que dei o nr de aulas certas. por mim dava já todas! [:cool:]

Eu adoro conduzir! já tinha conduzido antes, tinha batido com o carro da minha mãe numa arvore! ehhhe[:D] armar-se em drifter em terra batida e f.....! principalmente a noite!

Estou agora a espera de fazer os 18 (4 de Dezembro) para puder ir a exame de código, que até já está marcado. Tenho é de esperar porque este pais não me permite ir a exame de código antes de ter os 18 anos (Coisa que eu acho ESTÚPIDA! mas enfim...)

Se só podes tirar a carta oficialmente depois dos 18, é natural que só possas fazer exame de código aos 18 não?

Voltar
Superior