Diário de bordo...das aulas de condução!

nao! pois kem tira a A1 aos 16, faz exame de código com 16... tem lógica so poder fazer o de condução aos 18 isso sim

Lógico que não! qual e o problema de fazeres antes o exame de código? Se com 16 podes faze-lo pa A1 porque não deixarem fazer o exame de código antes dos 18 pa categoria B. O código e o mesmo!

O exame de conduçao ainda compreendo, mas o de código? Podia ja faze-lo e assim que fizesse os 18 fazer o exame de conduçao! Mas como este país não anda tenho de esperar que faça os 18 pra fazer um simples teste de código, que se fores pra tirar a categoria A1 podes faze-lo!

Lógico que não! qual e o problema de fazeres antes o exame de código? Se com 16 podes faze-lo pa A1 porque não deixarem fazer o exame de código antes dos 18 pa categoria B. O código e o mesmo!

O exame de conduçao ainda compreendo, mas o de código? Podia ja faze-lo e assim que fizesse os 18 fazer o exame de conduçao! Mas como este país não anda tenho de esperar que faça os 18 pra fazer um simples teste de código, que se fores pra tirar a categoria A1 podes faze-lo!

mas isso foi o k eu disse xD

yap, keria dizer código! : X

A quem fez exame de condução, demorou quanto tempo a vir?

Isso também pode ser o instrutor que, progressivamente, vai deixando de te ajudar nos pedais. [;)] Mas não penses que és um azelha por causa disso. Tens aí pessoal com 30 anos de carta e 1 milhão de km feitos que deixam o carro ir abaixo uma vez por outra. [;)]

Ainda hoje o meu pai deixou [:D]...e tem 30 anos de carta e umas boas kilometradas no bucho.

Às vezes basta o carro estar estacionado num buraco ou com uma rampinha à frente de uma das rodas e se der na telha só pra usar a embraiagem, ele vai-se logo. Ainda ontem fiz isso, mas fora isso já nem o mando abaixo. Muitas vezes (então com arranques em 2ª é melhor nem falar) mal sinto o carro a trepidar demais volto a embraiar um pouco e desembraiar um pouco (em conjunto co "cheirinho" no acelerador) até que fique estável.

O que interessa é chegar ao dia do exame e não cair no erro de fazer isso.

kdo n tou mt concentrado acontece.m smp a mesma cena a reduzir de 3º meto a 4º [8b][8b][8b][8b][8b] e ja na 8º aula deixei ir o carro a baixo, k vergonha :XX

Isso é chato, mas tens de ter calma a mexeres na caixa.
A mim também me custa de vez em quando meter 3ª (e já meti 1ª à conta disso por engano), e o que acontece é que se deve à maneira como agarro a manete.
No teu caso, lembra-te que a reduzires de 3ª pra 2ª o que interessa é que puxes a manete pró teu lado e que "aterra" em baixo. E olha que agora costumo fazer bastantes reduções (pra não abusar do travão e controlar melhor o carro), com vezes em que vou em 4ª.

Última edição:
As minhas 5 primeiras aulas foram num simulador... onde aprendemos a meter as mudanças e tudo o que se aprende no carro, sem correr o risco de atropelar ninguém... [:D] Só depois das 5 aulas dadas... é que peguei num toyota corolla D4D de Agosto de 2005... e já fiz uso de tudo... claro que o meu instrutor por segurança dava uma ajuda com os pedais... mas já era eu que conduzia, etc... Numa certa aula, o corolla devia ter ido para a oficina, conduzi um opel corsa B, sinceramente não gostei nada... Depois mais tarde... acabei por mudar-me de malas e bagagens para o novo carrito da escola... o Auris 1.4 D4D... escusado será dizer que fiquei simplesmente encantada com os toyotas...

Tirei a carta dia 12 de Setembro... fiz o percurso da Encarnação... fiz asneiras estúpidas por nervos... e por querer despachar logo aquilo... ou melhor... fiz duas asneiras estúpidas e fui super querida ao não ter facilitado a manobra duma colega que também estava a fazer um exame... ela ia fazer marcha-atrás para estacionar... mas como eu vi que tinha espaço comecei a ultrapassar... e atrapalhei-a um pouco... infelizmente soube que a rapariga chumbou... mas felizmente para a minha consciência não chumbou por causa daquela atrapalhação... mas sim porque não estava preparada o suficiente para passar... parece que cometeu vários erros... e apanhei um instrutor que adora pôr os instruendos numa pilha de nervos... de simpático não tinha nada... eu fui a primeira a fazer o exame porque queria despachar-me tal eram os nervos e por isso é que cometi erros que na última aula não tinha cometido, no mesmo percurso, e na hora antes... foram mesmo os nervos...

O meu instrutor... apesar de durante quase todas as aulas pôr-me também nervosa, já que só abria a boca quando eu cometia um erro... e fazia do erro mais insignificante uma coisa que a mim parecia abismal... por isso até já tinha receio que abrisse a boca... mas nas últimas aulas, de preparação para o exame... surpreendeu-me bastante... adorei as últimas aulas... e não é desses instrutores de adormecerem... ou de mandar piropos às mulheres que passavam... [:D] Até nos pagou, a mim e ao rapaz que fez o exame comigo, um cafézito... antes do exame... nesse dia acho que dos que foram da minha escola só chumbou aquela rapariga... Mas houve outros colegas nossos que apanharam um belo dum instrutor... para aí uns 5 ou 10 minutitos de exame... e parar num cafezito para beber um copozito... ou qualquer coisa do género...

Quanto à guia... eu recebi logo no próprio dia um papel passado pela APEC, onde tirei o exame, a dizer que tinha ido a exame e tinha sido aprovada, mas aconselharam-me a não ir conduzir logo sem a licença de condução já carimbada pela DGV... pois poderia ser multada por falta de documentos... A dita licença veio em menos duma semana... e passadas 2 semanas exactas, depois do exame, recebi a minha carta de condução... que por acaso, coincidência das coincidências, tem como data de emissão o dia do meu aniversário... bela prendita esta, não acham?! [;)]

O triste disto tudo é ainda não ter carrito... já começo a desesperar... mas quero pensar bem... mas quando o tiver... vai ser a minha 2ª casa... Lol.

lol jovens! a conduçao e uma coisa tão simples!

Até agora nunca deixei o carro da escola de conduçao ir a baixo! O carro que a minha mãe tinha era a gasolina... os a gasóleo agora parecem uma papa!

também já tinha conduzido alguns carros antes, todos a gasolina!

Vocês tem de se concentrar mais no que fazem!

A condução não é nenhum bicho de 7 cabeças!

eu axo k isso das aulas no simulador e injusto!
perdeste 5 aulas por isso :sh)

Não concordo, sabes porquê?!
Porque eu nas 5 aulas de simulador, fiz vários percursos... e testei o meu tempo de reacção... estava a circular e aparecia de repente obstáculos e aquilo media o nosso tempo de reacção... E nas aulas de simulador já punha mudanças... e por isso quando fui para a estrada já não estava tão à toa ao pôr as mudanças... enquanto se fosse para a estrada à primeira... não sei como seria... pôr mudanças, usar os pedais... se calhar teria corrido pior... eu por acaso até gostei de ter as aulas de simulador para os nervos não serem tão grandes da primeira vez e estar mais à vontade com a condução...

Mas poderá haver quem não concorde comigo... mas eu, como nunca tinha conduzido... não dei por perdidas essas 5 aulas...

Hoje pela primiera vez, andei de carro ... com a familia lá dentro, então fomos comer até espinho, o que custou mais foi memso a parte da embraiagem, porque era um Honda Civic 1.4 5p 2001 e é muito diferença para um a gasoleo. Mas lá me safei, o pior foi quando fomos para o porto, dentro do Porto há muitos paras e arracas, e ai é que foi lixado, deixava ir quase sempre o carro abaixo ... e então quando o meu irmão decidiu ajudar com o travão de mão para o carro descair é que foi o descalabro, ela eu acelarar e ele com o travão de mão em cima, ... e disse-lhe "*******, NÃO ME AJUDES!" e prontos, depois de uma businadelas, mais a frente mudalos de lugar ... resultado, tenho que praticar mais aqui por volta :P

speed dragon isso com o hábito passa.te :P

tens k pegar no carro sozinho pa poderes treinar p.e. a vontade xD

hj foi a mnh primeira aula a chover, e tava a xover bem, correu bem, tirando que a fazer contorno do passeio bati pk n se via bem o retrovisor, mas dpx xeguei a frente e fix de novo ja correu bem : )

ate gostei de conduzir a xuva

speed dragon isso com o hábito passa.te :P

tens k pegar no carro sozinho pa poderes treinar p.e. a vontade xD

hj foi a mnh primeira aula a chover, e tava a xover bem, correu bem, tirando que a fazer contorno do passeio bati pk n se via bem o retrovisor, mas dpx xeguei a frente e fix de novo ja correu bem : )

ate gostei de conduzir a xuva

Por acaso, hoje também foi a minha primeira aula de condução à chuva.
Dadas as condições climatéricas, andei entre 30 a 40 km/h (indo aos 50 uma vez ou outra).

Hoje estive duas horas a conduzir.

Tive foi quase a bater num retrovisor de um carro estacionado numa rua estreita, quando numa rua estreita estava parado atrás do autocarro (que tinha parado na paragem). Não ultrapassei antes porque pensei que não tivesse visibilidade.

De resto, correu bem e foi da maneira que aprendi a usar os faróis daquele carro e também os limpa pára-brisas (nos Mazdas as hastes têm um modo de manipular esquesito...também estou habituado a manipulos rotativos dos Renaults por exemplo).

Hoje pela primiera vez, andei de carro ... com a familia lá dentro, então fomos comer até espinho, o que custou mais foi memso a parte da embraiagem, porque era um Honda Civic 1.4 5p 2001 e é muito diferença para um a gasoleo. Mas lá me safei, o pior foi quando fomos para o porto, dentro do Porto há muitos paras e arracas, e ai é que foi lixado, deixava ir quase sempre o carro abaixo ... e então quando o meu irmão decidiu ajudar com o travão de mão para o carro descair é que foi o descalabro, ela eu acelarar e ele com o travão de mão em cima, ... e disse-lhe "*******, NÃO ME AJUDES!" e prontos, depois de uma businadelas, mais a frente mudalos de lugar ... resultado, tenho que praticar mais aqui por volta :P

É mesmo pratica pratica pratica, ah e deixa os apitar, todos passaram pelo mesmo por isso que se aguentem ninguem nasce ensinado. Axo que a chave é permaneceres calmo e tentares que as coisas saiam de maneira natural.

Voltar
Superior