Diário de viagem - camionista.

Aí pelo norte aindo podes ter sorte... mas eu estou desempregado desde Dezembro, andei durante uns 4 meses à procura e nada... já me telefonaram mas era só para fazer uns dias.

Quero tirar o CAM e fugir daqui...

Quanto à idade e experiência, 40 anos não é muito e sem experiência entrou à pouco tempo um membro de um fórum de motoristas na Pascoal como 2º motorista.[;)]

Desde Dezembro ??? dasseeeee :sh)
Então não é assim tão facil como me diziam...

Com o custo do CAM em cima da carta, a coisa fica bonita! Os euros já não são muitos, a ter que desembolsar assim para poder fazer da condução profissão mais complicado se torna.

Desde Dezembro ??? dasseeeee :sh)
Então não é assim tão facil como me diziam...

Com o custo do CAM em cima da carta, a coisa fica bonita! Os euros já não são muitos, a ter que desembolsar assim para poder fazer da condução profissão mais complicado se torna.
Aí no Norte deve ser mais fácil arranjar trabalho, eu procurei durante 4 meses, como me fartei de gastar gasóleo e tempo, estou numa de emigrar, por isso desisti de procurar.

Última edição:
Ja percebi [:p] Obrigado pelo esclarecimento [;)]

Por outras palavras....... foi mais uma forma de ir a carteira de quem precisa de uma carta de conducao para ganhar a vida [;)]
Foi mais uma ideia do franciús que virou norma europeia, segundo ouvi dizer, agora para andares/passares em França, tens que ter dois testes de álcool, se não levas multa... não tarda é mais uma despesa.

Foi mais uma ideia do franciús que virou norma europeia, segundo ouvi dizer, agora para andares/passares em França, tens que ter dois testes de álcool, se não levas multa... não tarda é mais uma despesa.

Essa lei acho que ja entrou em vigor... tens sempre que andar com os 2, e pelo que ouvi na radio, caso sejas controlado pela policia, podem te fazer usar um dos que tens dentro do carro [;)] Logo se for em sitio que nao possas comprar outro de imediato e venhas a ser controlado novamente passado poucos kms ja estas a roer [;)]

Ideias para meter dinheiro ao bolso [8b]

Essa lei acho que ja entrou em vigor... tens sempre que andar com os 2, e pelo que ouvi na radio, caso sejas controlado pela policia, podem te fazer usar um dos que tens dentro do carro [;)] Logo se for em sitio que nao possas comprar outro de imediato e venhas a ser controlado novamente passado poucos kms ja estas a roer [;)]

Ideias para meter dinheiro ao bolso [8b]
E o pessoal come e cala...:sh)

boas, eu tirei agora o CAM e tive 140 horas e não 175h. e fui a exame este ano em fevereiro no imtt 60 perguntas podes falhar 24.mas na formação aprendes coisas que nao lembra a ninguem ,eu tinha 11 livros para estudar parece que estava na universidade.

E foi cerca de 800 euros aqui na zona de santa iria de azoia,com formadores impecaveis para cada um dos modulos. ( contexto economico e organização empresarial ----- acesso a actividade de transportes rodoviarios de mercadorias vertente capacidade profissional ----------- mecanica e electronica ----------- condução defensiva,económica e ambiental --------- regulamentação social nos transportes ---------- situações de emergência e primeiros socorros ----------regulamentação laboral --------tecnologias de informação e comunicação --------------prevenção da criminalidade no transporte --------sinistralidade -------- saude segurança e higiene no trabalho--------- ) e estes são os assuntos que se tratam no CAM .

boas, eu tirei agora o CAM e tive 140 horas e não 175h. e fui a exame este ano em fevereiro no imtt 60 perguntas podes falhar 24.mas na formação aprendes coisas que nao lembra a ninguem ,eu tinha 11 livros para estudar parece que estava na universidade.
Julgava que eram 175... a formação pelo que sei é uma vergonha.

Para mim deveria ter por exemplo, teórica e prática de como carregar um camião, primeiros socorros e outras coisas do género.

Eu só tenho que tirar a formação de 35 horas e como tenho a capacidade profissional, estou dispensado de certas matérias, tanto na formação como no exame.

Ainda não sei é a que matérias...

E foi cerca de 800 euros aqui na zona de santa iria de azoia,com formadores impecaveis para cada um dos modulos. ( contexto economico e organização empresarial ----- acesso a actividade de transportes rodoviarios de mercadorias vertente capacidade profissional ----------- mecanica e electronica ----------- condução defensiva,económica e ambiental --------- regulamentação social nos transportes ---------- situações de emergência e primeiros socorros ----------regulamentação laboral --------tecnologias de informação e comunicação --------------prevenção da criminalidade no transporte --------sinistralidade -------- saude segurança e higiene no trabalho--------- ) e estes são os assuntos que se tratam no CAM .
Onde e que entidade???

É que andei-me a informar e o mais perto que encontrei foi em Odivelas e a 207€.

pois mas comigo estava um senhor que tinha capacidade profissional e teve as mesmas horas que eu e foi comigo a exame.
É a informação que tenho...

Dispensas parcial de formação e de exame

1. Motoristas de veículos de mercadorias que pretendam conduzir veículos de passageiros, ou inversamente, e que sejam titulares do CAM:

Apenas são obrigados a formação e exame sobre as matérias específicas de cada formação.

2. Motoristas que possuam capacidade profissional para o transporte rodoviário de mercadorias ou para o transporte rodoviário de passageiros em autocarro:

Ficam dispensados da formação e exame das matérias comuns às duas formações.

A vida de camionista é difícil

Divorciou-se há quatro anos. Tudo por culpa da profissão que o obriga a longas ausências. "Quando fazia transportes para a Itália, chegava a estar 10, 12 dias fora de casa. Uma vez levei o filho do patrão comigo, para ele saber o que custa estar longe e separado do ambiente familiar", lembra José António Costa Simões, 43 anos, 18 a conduzir camiões TIR. "A vida de camionista é difícil, muito dura. Andamos sempre na estrada. Às vezes chegamos ao sábado e saímos logo ao domingo", conta José António. Sem papas na língua, o condutor de longo curso reconhece que a profissão não é paga à altura dos sacrifícios que exige. "Os patrões querem sempre mais, nunca estão satisfeitos. Mas puxar os cordões à bolsa, não é com eles", afirma com desassombro. "Não tenho medo de falar. As pessoas dedicadas ao trabalho, como eu, estão sempre empregadas. Por isso acho que os colegas da profissão deviam estar unidos. Só assim teremos força para reclamar melhores salários e condições de trabalho". Horas a fio ao volante aguçam o engenho e a capacidade de antecipar situações. "Vou sempre atento. Como não tenho mais nada que fazer senão olhar para a frente, sou induzido a avaliar a condução de muitos veículos que se cruzam comigo. Às vezes até parece que adivinho as coisas. Este sexto sentido ajuda-me a evitar acidentes e a melhorar a minha performance na estrada", explica.

A fotografia dos filhos - dois rapazes de 8 e 11 anos - ajudam-no a encarar as dificuldades com optimismo. "São as minhas jóias. Trago-as na carteira, perto do coração. Estou sempre à espera que chegue o dia de regressar a casa para os ver. No próximo fim-de-semana, se Deus quiser, isso vai acontecer".

Enquanto espera que o gelo derreta para prosseguir viagem até Barcelona, José António partilha sonhos passados. "Nem sempre fui camionista. Comecei desenhador de construção civil, andei por França - onde só não fiquei devido à dificuldade em conseguir os papéis para a legalização - e acabei aqui. Gosto do que faço. É uma profissão como qualquer outra. Tenho amigos, conheço outros países, e sei que tenho em Portugal, sempre, os filhos à minha espera", recorda.

Nos tempos livres, que são poucos, a condução é outra. "Sou motard. Tenho uma paixão pelas duas rodas. E pelos convívios e amizades que se geram entre pessoas que partilham o mesmo gosto. É uma distracção", conclui. R.B.

Custa-lhe sair para a estrada. Aquele sentimento nostálgico de deixar para trás a família (mulher e um filho) é sempre intenso e acompanha-o toda a viagem. Mas Hermínio Simões, 42 anos, 21 dos quais a conduzir camiões de transportes internacionais, não tem alternativa. É assim que ganha vida. "É uma profissão de risco, dura e de muito trabalho, mas muito mal paga. Os espanhóis ganham o dobro, os franceses o triplo e os noruegueses quatro vezes mais", queixa-se.

Hermínio nasceu em Soure, mas vive em Montemor-o-Velho. Tirou a carta de condução de ligeiros aos 18 anos e de pesados aos 21. Quando deu conta, tinha nas mãos um daqueles camiões enormes para conduzir. Não se amedrontou. "Não sou desses. A gente sabe sempre como desenrascar-se", refere. Com 21 anos de profissão, diz que já não sabe ao certo quantos quilómetros terá percorrido ao volante de camiões que conduziu em Portugal e no estrangeiro. Mas retém um número nos últimos oito anos, assegura que passou a barreira do milhão. "Faço, em média, 130 mil quilómetros por ano", explica.

Hermínio diz que se mata a trabalhar 12 a 15 horas por dia, nunca menos. "É uma vida dura. Ou estamos agarrados ao volante ou a ajudar nas cargas e descargas. Não se pára um minuto", refere.

E nas horas livres, acrescenta, aproveita para descansar. "Temos que estar sempre em forma. O descanso, mesmo pouco, é indispensável para combatermos o desgaste, o sono e a solidão. "A solidão custa muito. Vamos ali sozinhos, sozinhos por essas estradas fora. Às vezes é muito penoso ", conta.

Por quatro ou cinco ocasiões, já levou a mulher para lhe fazer companhia. "Foi muito cansativo para ela e deixei-me disso. Achei que não a devia obrigar a mais sacrifícios. Já basta eu", conta Hermínio Simões. R.B.

A vida de camionista é difícil - JN

Voltar
Superior