Diário de viagem - camionista.

Vtec, não sou eu que ando na estrada lol.
É o meu pai e os meus tios. O meu tio é que anda com a Scania. Por enquanto acho que está satisfeito.
Eu penso que tenho lá mais umas fotos no pc em casa, mas pouca coisa.
Quando me der vontade coloco mais qualquer coisa :D

O spot de publicidade da Volvo F12 Globettroter. A cabina apresentada em 1979 atirava o conforto para outro nivel:

YouTube - ‪1979 Volvo F1225 Globetrotter - Promo Video‬‎

Um outro camião de tecto elevado que foi apresentado na altura (1978) foi o Centaure da Renault Berliet. Um motor V8 de 356 cavalos. Não sei se existe algum exemplar destes hoje em dia:

Mais info em:
Berliet TR350 Le Centaure, 1978.

Encontrei este pequeno video: http://video.google.com/videoplay?docid=-953646865802788079#

Última edição:
Mais um video de condução de uma máquina antiga. Desde a posição de condução ao tamanho e possição do volante, do barulho à vibração da cabina, passando pelo trabalho de ombro e braço direito, tudo é fantástico:

YouTube - ‪BERLIET TRH 350 part.2‬‎

Um filme francês de 70/80 porreiro:

YouTube - ‪Camions anciens années 80‬‎

Aparece uma F89 portuguesa.

Um com filmagens ainda da década de 60:

YouTube - ‪Camions anciens‬‎

Impressionante a quantidade de marcas diferentes quando comparado com hoje em dia.

Também penso que era o overdrive. O engraçado é que grande parte das marcas tinham a sua própria caixa. O funcionamento era diferente de camião para camião.
Hoje é tudo igual. Entrámos, sentámo-nos, colocamos em D(rive) e acelarámos...

Estive a falar com o meu pai e esta caixa é assim: 8 velocidades, 4 baixas e 4 altas (nota-se a patilha na alavanca), e a manete lateral é a do overdrive, para cima sobe, para baixo desce. Sempre que se coloca o overdrive embraia-se.

Última edição:
O segundo motorista parece-me que não carrega. passa directo e a acelerar.

Nao ele passa mas se depois repararem ele carrega na embraiagem sempre passado um bocado quando acha que deve passar carrega na embraiagem.
Por exemplo nas scanias 113 quando se bem em altas e se reduz para baixas elas só entram quando chegam as rotações certas...

Vocês podem activar o Overdrive quando entenderem mas ele só engrena quando carregarem na embraiagem. [;)]

O mesmo acontece com a patilha das baixas/altas. Podem accionar as altas mesmo estando engrenados que ele só passa quando carregarem na embraiagem e levarem a caixa ao neutro, onde ele faz a passagem.

Boas parece que cheguei um bocado tarde a este topico mas adorei, acabei o secundario e ja desisti de uma licenciatura e agora estou sem trabalhar e sem estudar :S e esta é uma profissao que nao me importava nada de ter mas pronto nunca conduzi um pesado. Voces que estao dentro do assunto, como anda a vida de camionista? Arranja-se trabalho facilmente? A carta é dificil de tirar? E basta tirar a carta para poder concorrer a um emprego destes ou as empresas exigem experiencia a conduzir pesados?

Boas parece que cheguei um bocado tarde a este topico mas adorei, acabei o secundario e ja desisti de uma licenciatura e agora estou sem trabalhar e sem estudar :S e esta é uma profissao que nao me importava nada de ter mas pronto nunca conduzi um pesado. Voces que estao dentro do assunto, como anda a vida de camionista? Arranja-se trabalho facilmente? A carta é dificil de tirar? E basta tirar a carta para poder concorrer a um emprego destes ou as empresas exigem experiencia a conduzir pesados?

Só poderas tirar a carta após os 21 anos, quanto a dificuldade, tudo se torna façil com a pratica...
Arranjar trabalho facilmente nos dias que correm é complicado, mas, não custa nada tentar...
Quanto a vida de camionista tem o bom e o mau, o bom, conheces meio mundo e passas a vida a passear, as más, nunca tens tempo para ti mesmo...

Voltar
Superior