Diário de viagem - camionista.

Novidades, Rui?

Nunca mais vim cá.

Ora 3 viagens de formação feitas, a 3ª foi a melhor, por causa do motorista, todos eles foram excelentes, mas adaptei-me melhor ao 3º, talvez porque não fumava, mas não só.

2 viagens feitas a Inglaterra e a minha perceção no geral para com os Ingleses, mudaram, a maioria não vale um chaveco, mas continuarei a ir lá na boa, algumas pessoas muito boas, os mais jovens mehhh, alguma dúvida é manda-los para o crl em português.

Para sairmos de Inglaterra para a França, temos de ter o teste ao covid negativo, com um prazo de 3 dias, ao menos é de graça e são testes rápidos (30min) e também temos de ter a fatura comercial, onde só conseguimos na alfândega, mais tempo perdido (este desvio, com a emissão, leva umas 6 horas, obrigado brexit).

Torna-se fácil conduzir em Inglaterra, basta ter sempre no pensamento: esquerda, esquerda, esquerda, lol.

A 2ª viagem a Inglaterra durou 6 dias, mas as últimas 24h, foram feitas carregando e descarregando mercadorias locais, fiquei um pouco desiludido, pois pensei que vínhamos de viagem, descartavamos a carga, seja no cliente, na sede, mas não, ainda tivemos de fazer carga local, não gostei, preferia ir mais cedo para casa e vir trabalhar mais cedo, mas pelos vistos é a norma.

A 3ª viagem, também a Inglaterra, também durou 6 dias, mas com apenas mais 3 horas de amplitude, foi mesmo à rasca, por causa dos atrasos nas descargas (3/4 horas cada uma das 3), como os desvios para o teste e alfândega, já para não falar na tempestade de neve que houve em Espanha. Tínhamos chegado a Burgos, quando fecham Vitória e no mesmo dia Salamanca, como estavamos no meio, só tivemos uma solução, (após o descanso de 9 horas), continuar até Portugal, até que alguma patrulha nos obrigasse a entrar num parque, coisa que não aconteceu, com temperaturas a 0ºc, nunca se formou gelo e apesar de termos percorrido mais de 250 km´s com a estrada cheia de neve, em momento algum sentimos que estivesse perigosa.

ZI7GQ6k.jpg

kgEm8XI.jpg

8XYWEsL.jpg

Para a semana já terei o meu camião, a ver se começo a amealhar, os ganhos médios não serão muitos, comparado com alguns clientes que se fazem localmente, ainda estou à espera de uma chamada de outra grande empresa, os ganhos apenas são 300€ menos, do que a média dos ganhos internacional (para 10.000kms mês) e caso me liguem, nem penso duas vezes, não digo não ao trabalho, ele tem é de aparecer.

Se tiverem alguma dúvida ou curiosidade, terei prazer em responder.

Rui, que camiões conduziste?
Sempre o mesmo modelo ou deu para variar?

Boas viagens e ainda bem que tudo correu bem nas idas à ilha.

Pelos modelos, ainda não sei identificá-los.

Mas 1 Renault 480 de 2011, 1 Mercedes de 2017 e mais 1 Renault 480 de 2017.

O melhor foi o Mercedes, depois o Renault de 2017, o Mercedes só tinha 240 mil kms, o Renault de 2017 380 mil e o de 2011, + 1.700.000 KMS.

Devem de me entregar um Renault de 2012, aqueles com as escadas no exterior da porta, ou um Daf de 2012, são os carros mais velhos, que por lá andam.

Pelos modelos, ainda não sei identificá-los.

Mas 1 Renault 480 de 2011, 1 Mercedes de 2017 e mais 1 Renault 480 de 2017.

O melhor foi o Mercedes, depois o Renault de 2017, o Mercedes só tinha 240 mil kms, o Renault de 2017 380 mil e o de 2011, + 1.700.000 KMS.

Devem de me entregar um Renault de 2012, aqueles com as escadas no exterior da porta, ou um Daf de 2012, são os carros mais velhos, que por lá andam.

O de 2012 é um Renault Magnum?

Sim, é isso, o pessoal novo tem os camiões antigos, depois ao fim de um tempo, se virem que há estima, dão um camião novo, o pessoal mais velho a cada 5 anos tem um novo, pelo menos nesta empresa.

Hoje nevou na zona de Paris, deu para repensar onde fazer o comer, por acaso tinha espaço no reboque (vazio) e montei a barraca lá dentro ( já não é primeira vez)

O pessoal no tópico da greve devia era de andar uma semana cá fora connosco para dar valor e não falar daquilo que não sabem
628bf7af54f8f433300e43c92180cb03.jpg
65599f7427450a24d8f2c1d833fbc282.jpg

e055be6e198c9376c32f75af35993be7.jpg

Atenção a essas dafs com milhão para cima, sao propricias a partir caixas ( deixei uma 1 milhão e qualquer coisa, a pouco tempo com esse problema, ali na zona de Navarra)

Sim, é isso, o pessoal novo tem os camiões antigos, depois ao fim de um tempo, se virem que há estima, dão um camião novo, o pessoal mais velho a cada 5 anos tem um novo, pelo menos nesta empresa.

Adoro os Renault Magnum. Foi uma pena a Renault não ter renovado o modelo. Reconhecia-se à distância. Assim os Renault actuais não se distinguem dos outros. Criou-se uma imagem e desperdiçou-se a seguir.

Adoro os Renault Magnum. Foi uma pena a Renault não ter renovado o modelo. Reconhecia-se à distância. Assim os Renault actuais não se distinguem dos outros. Criou-se uma imagem e desperdiçou-se a seguir.

Custos de produção ditaram o seu fim. O Magnum agora pouco mais é que um Volvo FH.

O Magnum para guardar o calçado nos degraus não dá, mas se me derem um, antes de fechar a porta, é tirar o calçado e colocar numa caixa, primo muito pela limpeza e rolar + 8/9 dias fora, a higiene será crucial.

A empresa tem uma logística para a manutenção e cuidado dos veículos brutal, tem tudo, mas tudo mesmo o que é preciso e na hora, desde pneus, para brisas, pintura, chapeiro, mecânico, eletricista. É chegar de viagem e fazer o papel para o carro ir para a fossa, seja o que for, eles arranjam, sem custo, claro. O atrelado tem é de ir a cada 15 dias para a fossa e o que quisermos colocar no camião, transformador, etc, a instalação é feita lá, sem custo.

Custos de produção ditaram o seu fim. O Magnum agora pouco mais é que um Volvo FH.

A partir do momento em que a Renault Trucks é detida pela Volvo, faz sentido esta partilha de plataformas. A componente mecânica dos Magnum mais recentes já era Volvo.

Muita gente critica o design, eu pessoalmente gosto. Era diferente de tudo o resto que andava por aí.

Pois bem, entregaram-me um Renault (não me consigo ver livre deles) T480 de 12/2016, com 465mil km, revisão, pneus novos, é o de cabine baixa.

Já rolo sozinho por esta Europa, até agora tenho cumprido com as normas da empresa, rotas, gasóleo, locais para descanso, tem muito que se lhe diga, muito trabalho e responsabilidade e ao mais não parece.

Muito investimento, seja no GPS, frigorífico e variados.

Comprei um frigorífico na Norauto, 40L para 12v, e o caraças já deu o berro, já nem liga, foi na tomada de 12v.

Estou preso em França pela A63, "reta de Bourdeus", tinham-me dito que a interdição de pesados, era das 21h de sábado às 24h de domingo. Mas pela net, vejo que é das 22h sábado às 22h domingo, alguém confirma? Assim saia amanhã já às 22h.

Quando estiver por casa, coloco uma foto do bixo.

Voltar
Superior