Diário de viagem - camionista.

Pois, Primafrio.
Pelo que ouço sobre eles, legislação laboral é para o tecto.
O que me faz mais confusão é o nº de veículos que têm ao serviço, e a transgressão das leis ser o prato do meio.
Leva-me a pensar que pelo menos em Espanha alguém deve ter as mãos muito bem lavadas...
Não precisas ir muito longe, cá passa-se o mesmo, não só nos camiões mas também autocarros....
Por exemplo no serviço de carreiras, onde não é obrigatório o uso de tacografo... Imenso pessoal que faz o dobro das horas permitidas de condução...

Não precisas ir muito longe, cá passa-se o mesmo, não só nos camiões mas também autocarros....
Por exemplo no serviço de carreiras, onde não é obrigatório o uso de tacografo... Imenso pessoal que faz o dobro das horas permitidas de condução...
Mas fazem poucos kms.
É diferente de fazeres por exemplo 1.000kms por dia vários dias seguidos...

Mas fazem poucos kms.
É diferente de fazeres por exemplo 1.000kms por dia vários dias seguidos...
Sim é diferente, falando por mim... É mais desgastante fazer 100kms de carreira num dia com trânsito, pára arranca e afins que fazer Lisboa - Porto - Lisboa, eu prefiro mil vezes fazer expresso. Depois ainda tens aquelas carreiras de zonas de mitras e afins, pessoas a chatear, etc... Isto desgasta...

Mas sendo mais ou menos desgastante, as regras de tempo de condução são iguais e a realidade é que não são cumpridas...

15 anos desde a última viagem, voltei para ver as coisas, e desta vez não apenas como pendura :)

Algumas fotos da última semana...

N1, S. João da Madeira

Araia, Espanha para atestar de gasóleo (actualmente se não fosse Espanha não sei o que seria do sector)

Manhã do 2º dia em França:

Numa Autoroute do sul:

Já em Itália à noite num parque:

Onde descarregamos a 1ª carga, zona de Milão:

Um raro canhão d'época. Terei visto talvez meia dúzia destas ao longo de toda a viagem.

Oldschool, Cobra 148 GTL:

Uma irmã mais nova:

Gostava de ver esta reportagem traduzida, pois o francês não é o meu forte.
Em todo o caso e 15 anos depois de ter feito a última viagem, há uma coisa que salta à vista: da Europa ocidental somos praticamente os únicos que fazemos transporte rodoviário internacional. Espanha, França, Itália e o UK, substituiram os nativos por romenos, polacos, bulgaros, hungaros, sul americanos e por aí fora.
E ao contrário do que nós fazemos, estes vivem literalmente no camião. Lavam roupa e colocam o estendal ao pé do camião.
Trabalham por metade do valor que os restantes.
Por causa disto está a haver um grande debate em França. Neste momento estão a exigir um salário minimo europeu, e em caso de fins de semana parados, a policia exige um recibo de hotel, pois não podem fazer o descanso semanal no camião.
A europa mudou muito e vamos ter de aprender a viver com menos que no passado. Nós não notamos tanto esta concorrência porque ironicamente os baixos salários face ao centro da Europa nos ajudam. Mas isto são outras questões...

Última edição:
Voltar
Superior