Diário de viagem - camionista.

Tenho a mesma opinião e é o que ando para fazer, assim que tenha mais uns trocos no bolso, vou começar a disparar em busca de um contrato... que is to chega a Janeiro e o trabalho para motoristas de agências, começa a escassear um pouco e o ano passado notou-se bastante.

Sabe bem pagar tão pouco....

Motoristas Lusitanos

Gostaria de comentar estes dois aparatosos acidentes!

Estes acidentes relacionados com veículos pesados de mercadorias, são apenas da responsabilidade das autoridades do ACT e das forças policiais!
Motoristas dos camiões da foto e em especial ao do Florêncio e Silva! Estes motoristas entram dentro das instalações da Auchan, empresa que faz a logística dos supermercados Jumbo.

Os motoristas entram dentro das instalações cerca de 2 horas antes de iniciarem as suas viagens, têm de fazer muitas coisas antes de iniciar a sua jornadas de condução pelo país inteiro. Já que o Jumbo tem o seu pólo logístico em Vila Nova da Rainha, Azambuja de onde saem para todo país.

Começam por executar as cargas, operando máquinas eléctricas, desde porta paletes manuais, porta paletes eléctricos o os stacker eléctricos. Porque muito destes carros podem transportar 66 Europaletes, com o chamado duplo deck. Onde também levam um mini empilhador para efectuar as descargas!

Tudo feito pelo motorista e sozinho, fazendo descargas muitas das vezes nas lojas, completamente só, tem a obrigação de desligar alarmes da loja! Depois tem obrigação descarregar sozinho e arrumar as cargas nas câmaras de refrigeração, câmara de congelação, carregar vasilhames e devoluções e depois ainda tem de fazer guias de transporte. Ou seja, fazem todo o trabalho da responsabilidade das lojas! Que assim beneficiam com os rendimentos de 3 a 4 empregados que deveriam aguardar a chegada do camião. Seja um vigilante,3 recepcionistas, um do peixe e congelados, um das frutas e legumes e outros dos frescos e ambientes!

O Jumbo e Auchan metem ao bolso aproximadamente 2.200 euros só de ordenados se forem a 550 euros, fora as contribuições para segurança social, imposto, seguros destes funcionários, etc.

Tudo isto com o consentimento das autoridades da ACT, e policiais! Porque sabem que para poderem fazer estas viagens e para conseguirem ter horários, encostam aos cais e já estão em descanso! Entram na Auchan e só põem o disco ou cartão quando estiverem a iniciar as viagens, muitas das vezes já com duas horas de trabalho! Bastava as forças policiais fiscalizarem ao verem as horas das descargas e cargas, as horas de paragens para descansos! Não o fazem porque sabem que há viaturas que fazem transferências entre armazém de Vila Nova da Rainha, condução sem cartão, muitas das vezes durante o dia, mas a maior parte durante a noite e ninguém sem vê/faz nada?

Todos estes motoristas tem aproximadamente um rendimento de cerca de 1,250 euros mensais, e muitas das vezes apenas com uma folga semanal. As 45 horas semanais de descanso, são feitas a trabalhar com carros disco, ou vice versa. Claro que os ACT e o IMTT, IMT todos sabem bem disto! Mas ninguém faz nada, porquê? Será que a nossa economia não ganhava com isto? Motoristas a fazer trabalhos por 3 a 4 recepcionistas, a nossa economia não ganhava mais sobre mais estes posto de trabalho, que são feitos pelos motoristas?
Depois devido ao cansaço e ao stress dos profissionais e devido às sub cargas de horas de trabalho, claro que isto acaba por dar em alguma coisa!

Acho que se cada um e cada qual fizer o serviço para que esta formado, muitas coisas boas vão acontecer e muitos impostos e segurança social vão ser pagos, mais posto de trabalho, mais economia a render e a mexer!
Os motoristas conduzem mais sossegados e sem stress! Mas como estamos a falar de grandes superfícies comerciais, isto passa tudo em branco! Isto também acontece nos armazéns da Sonae e da Modis, nos armazéns dos MiniPreço, nos armazéns dos Lidl's, nos armazéns dos Aldis

Tudo isto com conhecimentos das forças policiais ACT IMTT IMT,os sindicatos também sabem, mas apenas querem receber cotas e depois não dão informações aos associados.

Portanto Senhor juiz, quando um camião passar por cima dos seus familiares, não venha dizer que não sabia que os motoristas andavam cansados!

14238192_526445434210309_2070042828839513312_n.jpg

Porra esse não foi um acidente pequeno!! [s)] Espero que o camionista esteja bem..

Mas não há ninguém que defenda as normas e os direitos? É tudo uma bandalheira qualquer? [8b]

Porra esse não foi um acidente pequeno!! [s)] Espero que o camionista esteja bem..

Mas não há ninguém que defenda as normas e os direitos? É tudo uma bandalheira qualquer? [8b]
Isto é como o povo vs estado... se o povo não se junta, fica tudo na mesma ou pior.

Se os motoristas não se juntam... acontece o mesmo., mas quando há colegas que se recusam a fazer algo e vem alguém a correr com a língua de fora a dizer que faz... ou que se queixa juntamente com os colegas, mas por trás vai fazer queixa dos mesmos.... não há muito a fazer.

Sabe bem pagar tão pouco....

Motoristas Lusitanos

Gostaria de comentar estes dois aparatosos acidentes!

Estes acidentes relacionados com veículos pesados de mercadorias, são apenas da responsabilidade das autoridades do ACT e das forças policiais!
Motoristas dos camiões da foto e em especial ao do Florêncio e Silva! Estes motoristas entram dentro das instalações da Auchan, empresa que faz a logística dos supermercados Jumbo.

Os motoristas entram dentro das instalações cerca de 2 horas antes de iniciarem as suas viagens, têm de fazer muitas coisas antes de iniciar a sua jornadas de condução pelo país inteiro. Já que o Jumbo tem o seu pólo logístico em Vila Nova da Rainha, Azambuja de onde saem para todo país.

Começam por executar as cargas, operando máquinas eléctricas, desde porta paletes manuais, porta paletes eléctricos o os stacker eléctricos. Porque muito destes carros podem transportar 66 Europaletes, com o chamado duplo deck. Onde também levam um mini empilhador para efectuar as descargas!

Tudo feito pelo motorista e sozinho, fazendo descargas muitas das vezes nas lojas, completamente só, tem a obrigação de desligar alarmes da loja! Depois tem obrigação descarregar sozinho e arrumar as cargas nas câmaras de refrigeração, câmara de congelação, carregar vasilhames e devoluções e depois ainda tem de fazer guias de transporte. Ou seja, fazem todo o trabalho da responsabilidade das lojas! Que assim beneficiam com os rendimentos de 3 a 4 empregados que deveriam aguardar a chegada do camião. Seja um vigilante,3 recepcionistas, um do peixe e congelados, um das frutas e legumes e outros dos frescos e ambientes!

O Jumbo e Auchan metem ao bolso aproximadamente 2.200 euros só de ordenados se forem a 550 euros, fora as contribuições para segurança social, imposto, seguros destes funcionários, etc.

Tudo isto com o consentimento das autoridades da ACT, e policiais! Porque sabem que para poderem fazer estas viagens e para conseguirem ter horários, encostam aos cais e já estão em descanso! Entram na Auchan e só põem o disco ou cartão quando estiverem a iniciar as viagens, muitas das vezes já com duas horas de trabalho! Bastava as forças policiais fiscalizarem ao verem as horas das descargas e cargas, as horas de paragens para descansos! Não o fazem porque sabem que há viaturas que fazem transferências entre armazém de Vila Nova da Rainha, condução sem cartão, muitas das vezes durante o dia, mas a maior parte durante a noite e ninguém sem vê/faz nada?

Todos estes motoristas tem aproximadamente um rendimento de cerca de 1,250 euros mensais, e muitas das vezes apenas com uma folga semanal. As 45 horas semanais de descanso, são feitas a trabalhar com carros disco, ou vice versa. Claro que os ACT e o IMTT, IMT todos sabem bem disto! Mas ninguém faz nada, porquê? Será que a nossa economia não ganhava com isto? Motoristas a fazer trabalhos por 3 a 4 recepcionistas, a nossa economia não ganhava mais sobre mais estes posto de trabalho, que são feitos pelos motoristas?
Depois devido ao cansaço e ao stress dos profissionais e devido às sub cargas de horas de trabalho, claro que isto acaba por dar em alguma coisa!

Acho que se cada um e cada qual fizer o serviço para que esta formado, muitas coisas boas vão acontecer e muitos impostos e segurança social vão ser pagos, mais posto de trabalho, mais economia a render e a mexer!
Os motoristas conduzem mais sossegados e sem stress! Mas como estamos a falar de grandes superfícies comerciais, isto passa tudo em branco! Isto também acontece nos armazéns da Sonae e da Modis, nos armazéns dos MiniPreço, nos armazéns dos Lidl's, nos armazéns dos Aldis

Tudo isto com conhecimentos das forças policiais ACT IMTT IMT,os sindicatos também sabem, mas apenas querem receber cotas e depois não dão informações aos associados.

Portanto Senhor juiz, quando um camião passar por cima dos seus familiares, não venha dizer que não sabia que os motoristas andavam cansados!

14238192_526445434210309_2070042828839513312_n.jpg

Na modis eles sabem que nao fazem de mim farinha, ontem na A24 vinha de castro daire e a BT tambem mandou parar, o reboque, um bitrem nao tinha inspecao, 250e para Reta ou modis, do nosso lado (transportador e eu) estava limpo. Estas grandes superficies julgam-se as maiores, mas como ja trabalhei nos armazens (la dentro) apenas subi de posto, ja os cunheco de jingeira, e eles a mim.

Uma vez estava descanso 45 horas, e fui chamado pelo chefe trafego ao 2 dia a noite, fiz 24h, mas depois fiz compensacao, cheguei a modis e disse "Se falta o motorista designado, um ta de descanso, o carro fica parado ou peguem voces nele, em vez de estarem ai sentados, porque quando era picker e se faltasse alguem o trabalho aparecia feito"

Motoristas do Asfalto

Vale a pena refletir e ler o desabafo deste colega de estrada

Não sei se já aqui escrevi qual a coisa mais parecida com um cão, para mim é um camionista da TIR, se não vejam: come na lata, dorme na lata, mija para o pneu e está toda a noite de guarda ao camião.

Estas quadras que se seguem escrevi-as em Mediglia (Itália) no dia 22 / 4 / 1993, dedico-as a todos os colegas da roda e os que quiserem partilhar estão à vontade.

Meus restaurantes são os parques
Minha cozinha um cartão
O meu quarto uma cabine
Minha casa um camião.

Meu fogão é pequenino
A cozinha tem pouco espaço
Mas uma coisa é bem certa
Boa comida lá faço.

Batatas com bacalhau
Ou vai bacalhau com grão
Um atunzinho não é mau
Umas sandes também não.

Vai um arroz de vitela
Um arrozinho de ervilhas
Uma sopa na tigela
Sabe-me ás mil maravilhas.

Pior vida que um cigano
Cá por este mundo além
O cigano traz os filhos
E eu...não trago ninguém.

Continuação de boas viagens, um abraço do Manuel Baptista.

14333188_747195382154662_8826953689661125871_n.jpg

Última edição:
Essas quadras têm tanto de bonito como de triste. O pessoal dos camiões ainda t em os discos para controlar as horas e bem ou mal ainda têm que respeitar os períodos de descanso. Agora com as carrinhas não há controle, é guiar até cair para o lado, neste momento estou parado há uma hora numa fila com umas 20 carrinhas para descarregar , carreguei a primeira carga á uma da manhã e agora depois de descarregar vou voltar a carregar e com sorte tou despachado por volta das 19h para voltar a carregar á uma da matina 😞 e depois acontecem os acidentes...

Essas quadras têm tanto de bonito como de triste. O pessoal dos camiões ainda t em os discos para controlar as horas e bem ou mal ainda têm que respeitar os períodos de descanso. Agora com as carrinhas não há controle, é guiar até cair para o lado, neste momento estou parado há uma hora numa fila com umas 20 carrinhas para descarregar , carreguei a primeira carga á uma da manhã e agora depois de descarregar vou voltar a carregar e com sorte tou despachado por volta das 19h para voltar a carregar á uma da matina  e depois acontecem os acidentes...
Mas legalmente, terão que usar caderneta.... as autoridades que fiscalizam é que não devem passar cartucho.

Mas legalmente, terão que usar caderneta.... as autoridades que fiscalizam é que não devem passar cartucho.
Exactamente , a minha por exemplo nunca a usei, está imaculada, pedem para ver guias, documentação da carrinha, estado dos pneus mas o horário de trabalho e a cópia do alvará nunca me pediram.

Bem ontem (terça feira de manhã) lá tive a infelicidade de ter um sinistro, tinha vindo de descanso de 3 dias, mas ás 18h de segunda fui buscar uma scania que tinha ido para revisão a pedido do chefe de tráfego, ora o meu serviço só começaria ás 20.30 noutro carro, serviço esse sonae/modis/ continente.

Logo ás 20h chego com a scania, a tal que tinha ido para revisão, a pedido de um colega, atrelo o reboque para o colega da noite, quando vou a sair do cais, o reboque não ficou bem engatado lembrou-se de soltar.

Às 8.30h da manhã de ontem, fui a uma loja nova (Canidelo) e ao vir embora passei a saida para A29 (Arrábida) e segui em frente para apanhar uma rotunda, já não apanhei rotunda, até porque circulava no meio da via (não era transito proibido a pesados nem X metros de altura) e "limpei" a lateral direita do reboque numa arvore mais saliente.

Pedi informações aos moradores, e pelo que disseram aquela rua é critica nesse aspecto, á 2 anos um autocarro com crianças também lá ficou. Mas neste caso chamei a policia (até a policia já sabe para o que vai) e fiz a participação.

Tudo bem enganei-me (enganar é humano) agora o fundo da questão é que Sonae/Modis querem me por andar de lá.

a rua é esta

https://www.google.pt/maps/@41.0817...4!1sLp6-DxZxTf8IoeP8pAGrCg!2e0!7i13312!8i6656

Concordo plenamente, ja desenrasquei algumas vezes, mas nisso ninguem se lembra, so se lembram quando se faz asneira, agora digo na brincadeira que tou suspenso

A falta de "calo" pode originar situações dessas. É algo que infelizmente pode acabar por fazer parte do progresso de aprendizagem, era bom um gajo nascer com toda a experiência do mundo.

Doomfillas, era esta aquela Magnum que coloquei uma foto algures por aqui há uns tempos atrás.
Coisas da vida... o meu pai estava por cá quando lhe pediram um transporte urgente de fim de ano. Optou por ir com o n/motorista para cima.
Não sabe bem como, por volta das 5 da manhã o camião vai à berma e quando o tenta sacar da vala onde correm as águas, nunca mais o segurou. Acabou por subir os rails do lado esquerdo da estrada e tombou quase parado... Nunca teve um acidente deste tipo mas há sempre uma 1ª vez.
Não sei se conheces a autoestrada entre o Mónaco e Génova. É uma estrada muito antiga e sem faixa de segurança, onde sais de um túnel e entras num viaduto e vice-versa. É uma estrada muito perigosa. Ele sabe disso pois conhece-a há mais de 30 anos, mas pronto, são coisas que acontecem.
O prejuízo é grande, mas ninguém se aleijou que é o que interessa.
Para teres uma ideia só para a desempanagem (reboque e gruas) e transbordo de carga, foram 15.000€.
Anda-se um ano inteiro a trabalhar e depois acontecem estas coisas :(

Doomfillas, era esta aquela Magnum que coloquei uma foto algures por aqui há uns tempos atrás.
Coisas da vida... o meu pai estava por cá quando lhe pediram um transporte urgente de fim de ano. Optou por ir com o n/motorista para cima.
Não sabe bem como, por volta das 5 da manhã o camião vai à berma e quando o tenta sacar da vala onde correm as águas, nunca mais o segurou. Acabou por subir os rails do lado esquerdo da estrada e tombou quase parado... Nunca teve um acidente deste tipo mas há sempre uma 1ª vez.
Não sei se conheces a autoestrada entre o Mónaco e Génova. É uma estrada muito antiga e sem faixa de segurança, onde sais de um túnel e entras num viaduto e vice-versa. É uma estrada muito perigosa. Ele sabe disso pois conhece-a há mais de 30 anos, mas pronto, são coisas que acontecem.
O prejuízo é grande, mas ninguém se aleijou que é o que interessa.
Para teres uma ideia só para a desempanagem (reboque e gruas) e transbordo de carga, foram 15.000€.
Anda-se um ano inteiro a trabalhar e depois acontecem estas coisas :(
Grande prejuízo... [s)]

Mas ao menos ninguém teve danos físicos e embora se olhe mais para a despesa, isso é mais importante.

Com algum atraso... mais uma actualização... tenho mais fotos para colocar, mas tenho de arranjar tempo.

DAF CF 330 / Cx Manual 4+4 & Overdrive - Travis Perkins

As últimas voltas nas Scania R450 Topline da Travis Perkins

​Não cheguei a conduzir a Renault T.

Oakwood Transports

Renault Premium 460 DXi

Volvo FH12 460 Globetrotter XL

Turners

DAF CF 85.410 Space Cab

Foto da Net

14587519871_a077ec919f_b.jpg

S. & R. Smith & Son

DAF XF 460 Manual 3+3 e Overdrive