A vida de camionista - falando pelos muitos que conheço porque tenho família chegada nesse ramo, quer como camionista quer como patrão - é muito gira na teoria, mas nada fácil na realidade.
As partes boas: ganha-se bem, diria mesmo muito bem, tendo em vista que ganham mais do que eu, que exerço uma profissão qualificada; e conhece-se a Europa toda.
As partes más... são tudo o resto. Passas horas e horas a conduzir, mesmo que não te apeteça. Com um camião, mesmo em AE, não podes passar os 90 mesmo que o motor ainda dê bem mais e, quando fores bem carregado a subir podes nem conseguir passar dos 30!
Estás constantemente a ser fiscalizado pela polícia. Da mesma forma tens de "fiscalizar" o camião porque, ao contrário dos ligeiros, mesmo que se trate de veículos novos e bem mantidos, é comum teres problemas mecânicos... que, segundo as leis de Murphy, acontecem sempre nas piores alturas.
Vais ter problemas com uns clientes porque acham que devias ter chegado mais cedo e vais ter problemas com outros porque não te vão carregar o camião como tu queres e vão-no deixar todo desequilibrado.
Vais querer estar com a família e amigos e não vais poder porque a maior parte do serviço é para chegar à Espanha e voltar outra vez para a Europa (a rentabilidade das cargas de e para Portugal tem baixado bastante) e, associado a isto, vais ver que afinal o bom salário de pouco te serve porque não tens grande tempo para o gastar a não ser, claro, que a tua onda seja mais as ditas instituições de neons vermelhos à porta [

]
Posto isto, tenho a dizer que já me ofereceram trabalho como camionista, não faço ideia do que será o futuro mas, principalmente por este último argumento, enquanto houver trabalhinho em Portugal dispenso bem os pesados de mercadorias [

]