Digam «adeus» aos Diesel. Os gasolina, híbridos e eletricos vão chegar em força...

Estamos em sintonia no que respeito a achar os plug-in melhor opção do que os convencionais...

Mas não concordo contigo, e recentes lançamentos e noticias tb não estão alinhados com a tua ideia, de que os hibridos não plug-in não fazem sentido...

Uma opção melhor não retira lugar a outra menos boa...
Voltamos ao mesmo então.
Sobre os lançamentos futuros não estás em condições de referir se serão melhores do que os plug in atuais. Podem até ser, mas neste momento não se sabe. E no contexto atual os plug in são de tal maneira superiores que os convencionais não fazem sentido. Os lançamentos que referes, sem serem os futuros, não contradizem o que eu disse, porque um deles tem versão plug in e é superior, o outro nem sei se tem, mas na Toyota a tecnologia plug in é superior e o outro efetivamente desconheço.
Também não concordo com essa ideia de tecnologia menos boa. As duas tecnologias são idênticas nos principios e funcionamento. A apostar, aposta-se na melhor. Isto no contexto atual evidentemente. A não ser que me digas que têm lugar por serem mais baratos!

Nada contra ti, acredito piamente nas tuas médias, tendo vaga noção dos trajectos que fazes.

Eu com o mesmo motor num carro mais leve não consigo baixar dos 6, mas também nunca faço a estrada mais favoráveis, e não gosto de andar a menos de 120 na ae [:D].

Eu não faço milagres nem conduzo melhor que os outros, só sei que em AE e Nacional faz essas médias .... e que em cidade ou a ter uma condução desportiva aumente e muito as médias ....

Voltamos ao mesmo então.
Sobre os lançamentos futuros não estás em condições de referir se serão melhores do que os plug in atuais. Podem até ser, mas neste momento não se sabe.
Nunca disse que os lancamentos futuros ( hibridos convencionais ) serao melhores do que os plug-in actuais...[;)]

E no contexto atual os plug in são de tal maneira superiores que os convencionais não fazem sentido.
Nao fazem sentido mas...umas marcas estão a lança-los e outras a anuncia-los...mas tu é que deves estar a ver bem...[:D]

Os lançamentos que referes, sem serem os futuros, não contradizem o que eu disse, porque um deles tem versão plug in e é superior
A hyundai tambem lançou o ionic hibrido convencional que, segundo a tua ideia nao faz sentido...mas a hyundai lançou-o...Queres ver que gostam de perder dinheiro...

Também não concordo com essa ideia de tecnologia menos boa. As duas tecnologias são idênticas nos principios e funcionamento. A apostar, aposta-se na melhor. Isto no contexto atual evidentemente. A não ser que me digas que têm lugar por serem mais baratos!
Eu nunca falei em tecnologia menos boa...Apenas disse que o plug-in, para quem puder, será melhor...[;)]

E qual é o feedback? Vale a pena ou não?
(não, não estou interessado em converter-me, até porque o meu carro não é o ideal para isso)

Acabei de atestar o deposito com 24€ e fiz 300km.
O meu outro carro diesel, nos mesmos percursos gasta o mesmo ou ligeiramente mais.
O carro a gpl é um clk 200k cabrio, pelo que os consumos até são bons (carro pesado+ motor gastador+ andar rapido sem capota).

Estás a desconversar :sh)

Que eu saiba: aquisição, retoma, IUC, seguro, combustíveis, pneus, manutenção, avarias, acidentes...faz tudo parte do "pacote" de despesas que tenho com um carro, e como tal tenho de avaliar os custos com todos estes valores juntos, não posso suprimir alguns só porque me dá mais jeito, entendes?

Além disso, 10 anos é muito tempo...nos dias que correm não se pode fazer planos de rentabilidade com esses prazos, porque tudo muda rapidamente. E no caso dos híbridos ainda mais, porque o avanço da tecnologia dos mesmos torna os anteriores mais arcaicos. Quem é que quer um prius ou um honda híbrido de 2007? [:D]
Então não podes calcular se o Diesel é mais econômico ou o Híbrido o que seja quando entras até em acidentes... Acho que isso é que é desconversa.

Compreendo o IUC, mas não é caso, mesmo em combustível dava para pagar a diferença e ainda sobrar dinheiro. Não é um real problemas.

Quanto aos 10 anos, a idade do nosso parque automóvel está nos 12 anos, até fui bastante optimista. É o normal de um particular quando troca de carro.

Sim, um sistema de 2007 é antiquado, como em tudo.

Então não podes calcular se o Diesel é mais econômico ou o Híbrido o que seja quando entras até em acidentes... Acho que isso é que é desconversa.

Compreendo o IUC, mas não é caso, mesmo em combustível dava para pagar a diferença e ainda sobrar dinheiro. Não é um real problemas.

Quanto aos 10 anos, a idade do nosso parque automóvel está nos 12 anos, até fui bastante optimista. É o normal de um particular quando troca de carro.

Sim, um sistema de 2007 é antiquado, como em tudo.

Em algumas coisas tens razão, exagerei [:D], como nas avarias e os acidentes.

É verdade que o parque automóvel português anda pelos 12 anos, mas quantas pessoas em média mantêm um carro todo esse tempo? Gostava de ver um estudo sobre isso. Existem, e eu conheço alguns, mas são excepção à regra.

Relativamente ao sistema híbrido é perfeitamente normal que com 10 anos esteja completamente datado, tal como um elétrico actual com 2 ou 3 anos vai estar datado. Mas no que toca aos motores convencionais, nos diesel de 2007 para agora continuam muito iguais (por essa altura já tudo, ou praticamente tudo, tinha turbo e comon rail, mesmo os FAP's já estavam a aparecer), e até agora não sofreram alterações drásticas. Na gasolina, com os atmosféricos é um pouco igual, apesar de esses já começarem a ser substituídos pelos turbo.

Como vês, há carros que se tornam mais antiquados que outros, e eu nem quero imaginar o que será um prius com um motor 1.8 de 100cv com baterias às costas daqui a 10 anos (brincadeira [:p])

E um Corolla 1.4.

O Clio não é meu, é da empresa, não fosse isso não o tinha.

Eu os meus carros tem mais de 12.

EDIT: Lendo novamente, falo do Clio DCI. O RS é para manter.

Última edição:
Ora nem mais. Um valor completamente absurdo pelas baterias também fez-me despachar o meu. Para mim é inconcebível comprar um carro, e que caso eu o queira manter vários anos, saber que mais à frente vai-me dar um gasto extremamente alto. Já não basta as questões mecânicas adjacentes a um carro e ainda contar com um gasto altíssimo...:sh)

É curioso que é precisamente por esse motivo que eu nunca compraria um carro a diesel moderno para manter varios anos.

Imagina a despesa de quando o turbo, injetores, FAP e todas aquelas porcarias começarem a avariar.

Eu espero daqui a 5 anos já poder comprar um veiculo totalmente eletrico.

Um 100% eletrico sim, mecanica estupidamente mais simples e consequentemente mais fiavel e barata de manter.

As estimativas mais optimistas dos construtores é de que lá para 2030 cerca de 30% dos veículos vendidos sejam eléctricos...mas isto é se existir da parte do mercado uma mudança de mentalidades

Isso da mentalidade tem impacto para pessoal como nós aqui do forum que temos preferencias mais vincadas; mas a maior parte das pessoas compra aquilo que for mais competitivo economicamente.

Última edição:
Os motores diesel não vão deixar de ser produzidos por serem mais ou menos económicos, nem por dar menos ou mais problemas, mas sim devidos a leis ambientais mais apertadas e os mesmos deixarão de ser economicamente viáveis para as marcas, o principal interesse das marcas vai ser sempre o lucro.

Eu estava a falar de motores a gasolina turbo.

Por acaso tenho andado com a ideia parva de futuramente (3/4 anos tlvz) ir para um hibrido. Alias, estava interessado no Lexus CT200h pós 2014/2015 e em principio iria busca-lo a Alemanha a stand Toyota oficial. Legalização fica por uns 2000€ dependendo do ano e mesmo assim poupa-se mais uns milhares em relação a comprar nacional. Receio é sempre a questão das baterias claro está...

Eu também acho que a indústria automovel está a mudar. Há claramente uma busca para alternativas não-fósseis e ainda bem.
Pena mesmo que os preços dos carros híbridos sejam muito elevados.

Por acaso tenho andado com a ideia parva de futuramente (3/4 anos tlvz) ir para um hibrido. Alias, estava interessado no Lexus CT200h pós 2014/2015 e em principio iria busca-lo a Alemanha a stand Toyota oficial. Legalização fica por uns 2000€ dependendo do ano e mesmo assim poupa-se mais uns milhares em relação a comprar nacional. Receio é sempre a questão das baterias claro está...

Receio de quê? 10 anos de garantia e um improvável custo de substituição de 1.500€, sabendo por outro lado que o carro nunca vai precisar de turbo, maf, fap, egr, injetores, embraiagem, caixa, alternador...

Boas

Vou dar os meu contributo para a discussão.

A discussao do suposto "fim" dos motores a diesel pode ser muito mais do que poderemos pensar ?
-No espaco de 10 anos tivemos pelo menos 2 alterações na legislação referente a poluição de motores diesel.
-introdução do FAP
-motores com o Adblue

-Em 2009 era difícil encontrar modelos com motores a Gasolina. Aliás, quando comprei o C4 era mais barato o 1.6hdi do que o 1.4i. Actualmente existem motores pequenos atmosféricos ou turbinados a darem uma solução para as gamas A e B.

-Sera que a Lexus anda "maluca" pelo facto de abdicar de modelos a diesel?
- porque razao a mercedes, BMW e Vag estao a apostar em modelos hibridos e plug in? Sera somente evolução ou mais qualquer coisa?
-o problema estara nas emissões de gases ou no facto dos paises emergentes estarem a aumentar o consumo de gasóleo e a europa quer estar preparada?

Enviado do meu GT-P5210 através de Tapatalk

Um Lexus CT200h. Grande máquina. Por acaso conheço um que está à venda em um fórum especializado e com muito boa reputação. Se interessar passo o link por PM.

Edit : na verdade é um Lexus IS-300h.

Última edição:
Ao contrário do que muita gente pensa, a energia eléctrica precisa de ser produzida, e para isso é preciso infraestruturas que custam muito caro e envolvem faturas de poluição imesuraveis.

Sem duvida, mas a questão é que sai ainda mais caro extrair, transportar, refinar, armazenar, etc, os combustiveis fosseis.

Outra questão é que a eletricidade pode ser produzida em Portugal e de forma mais limpa. Já os combustiveis fosseis? Tens plataformas no meio do oceano com tecnologias complexas e caras, com riscos ambientais associados, depois tens o transporte (também com riscos), depois tens a refinação que por si só é um processo onde se gasta bastante energia e que também tem poluição associada. Depois é preciso transportar os combustiveis para as bombas (mais poluição e energia gasta); para no final alimentares uma frota de veículos que no regime mais eficiente têm uma eficiência energetica de 40% e poluem o ar à sua volta (especialmente problematico nas cidades).

Se passa pelos híbridos? Para já sim, é um caminho de fuga, mas rapidamente alguém desenvolve um sistema de combustão ou periférico mais eficiente.

Se houver um sistema de combustão mais eficiente este pode ser usado pelos hibridos.

Enquanto isso os hibridos continuam a ter a vantagem de conseguirem armazenar a energia das travagens e que um veiculo com apenas motor de combustão não consegue aproveitar; além de resolverem o problema das perdas na transmissão a baixas velocidades (os veículos com motor de combustão só atingem o pico de eficiência a partir de certa velocidade devido às perdas na transmissão).

Já os eléctricos, além do desenvolvimento que é necessário para tornar viável o próprio sistema de propulsão, será preciso investir na rede de suporte dessa tecnologia, e é por aí que o processo poderá atrasar.

Os eletricos já não precisam de grandes desenvolvimentos para serem viáveis. Neste momento resume-se à evolução do preço das baterias, que deverá continuar a tendencia atual de baixar, nem que seja pela sua massificação.

Quanto à infraestrutura não é preciso andar a construir edificios de raiz, basta colocar postos de carga nos que já existem.

O que é que os híbridos têm de especial?
Não são carne nem peixe.
Não têm só um motor elétrico.
Não têm só um motor de combustão.
Têm os dois, com todas as desvantagens e vantagens das duas tecnologias.

Quanto a mim os híbridos são uma solução transitória; pois o futuro será dos veículos totalmente elétricos.

Os hibridos são erradamente associados aos veiculos eletricos.

Os hibridos são apenas veiculos de combustão com auxiliar eletrico; já os 100% eletricos são um paradigma completamente diferente.

Os hibridos têm a vantagem de aproveitar a energia das travagens, além de terem o auxiliar eletrico nos arranques e a baixas velocidades, que é quando os veículos convencionais são pouco eficientes devido às perdas da transmissão.

Por outro lado não requerem uma bateria com tanta capacidade (e cara) como a de um veiculo 100% eletrico; e como conseguem melhores consumos com o auxilio do sistema eletricos, também não requerem grandes tecnologias que alguns motores de combustão necessitam para fazer menos emissões.

Mas sim, são uma tecnologia de transição, especialmente porque no fundo são apenas veiculos de combustão, logo vão acabar por ser substituidos pelos eletricos.

Voltas a cair no erro de achar que eu quero ou preciso de fundamentar a minha opinião...

E tu cais no erro de achar que alguém quer saber da opinião de um anonimo num forum da Internet.

Aliás, faz uma pesquisa no Google Images por "your opinion" e ficas a saber o que a Internet acha que deves fazer com a "tua opinião".

Já viste... mais de 1.000.000 de km feitos e só nos meus carros. Todos, à excepção de um, diesel. Todos vendidos/trocados com mais de 300.000 km... (um deles, Golf Tdi com 450.000 km) e nenhum com problema de bimassa, turbo ou FAP... devo ser eu que sei conduzir ou os outros que não sabem conduzir. Ou então é magia do Natal [:D][:D]

A tua amostra pessoal num mercado de milhares de milhões de carros é irrelevante.

Última edição:
Já existem carros com travagem regenerativa sem serem hibridos há alguns anos.
Aproveitam a energia das travagens para carregar a bateria e usar menos o alternador.

Receio de quê? 10 anos de garantia e um improvável custo de substituição de 1.500€, sabendo por outro lado que o carro nunca vai precisar de turbo, maf, fap, egr, injetores, embraiagem, caixa, alternador...

As baterias custam agora 1500€? pensei que andassem 3x esse preço. Assim já cai no meu radar de novo. É que gosto mesmo do carro e arranja-se a preços interessantes face a qualidade do mesmo.

[:D][:D][:D] acho um piadão desgraçado...

os híbridos não usam combustíveis fósseis?

os 100% elétricos sim, vão ser outra coisa, mas desembolsar 30 e tal mil € por um carro como um Leaf que deveria ser vendido a metade do preço e que tem o quê, 200km de utilização? Por isso acho que ainda não é viável, e não é só a questão da autonomia, é mesmo o que é preciso ter/fazer para o atestar. Nem toda a gente tem garagem própria, nem toda a gente tem acesso a um ponto de carregamento próximo.

E acho piada ao facto de "um diesel tem de mudar fap, bimassa, turbo e mais alguma coisa, mas para um híbrido 1500€ por umas baterias já é normal [:D]

Voltar
Superior