Ao contrário do que muita gente pensa, a energia eléctrica precisa de ser produzida, e para isso é preciso infraestruturas que custam muito caro e envolvem faturas de poluição imesuraveis.
Sem duvida, mas a questão é que sai ainda mais caro extrair, transportar, refinar, armazenar, etc, os combustiveis fosseis.
Outra questão é que a eletricidade pode ser produzida em Portugal e de forma mais limpa. Já os combustiveis fosseis? Tens plataformas no meio do oceano com tecnologias complexas e caras, com riscos ambientais associados, depois tens o transporte (também com riscos), depois tens a refinação que por si só é um processo onde se gasta bastante energia e que também tem poluição associada. Depois é preciso transportar os combustiveis para as bombas (mais poluição e energia gasta); para no final alimentares uma frota de veículos que no regime mais eficiente têm uma eficiência energetica de 40% e poluem o ar à sua volta (especialmente problematico nas cidades).
Se passa pelos híbridos? Para já sim, é um caminho de fuga, mas rapidamente alguém desenvolve um sistema de combustão ou periférico mais eficiente.
Se houver um sistema de combustão mais eficiente este pode ser usado pelos hibridos.
Enquanto isso os hibridos continuam a ter a vantagem de conseguirem armazenar a energia das travagens e que um veiculo com apenas motor de combustão não consegue aproveitar; além de resolverem o problema das perdas na transmissão a baixas velocidades (os veículos com motor de combustão só atingem o pico de eficiência a partir de certa velocidade devido às perdas na transmissão).
Já os eléctricos, além do desenvolvimento que é necessário para tornar viável o próprio sistema de propulsão, será preciso investir na rede de suporte dessa tecnologia, e é por aí que o processo poderá atrasar.
Os eletricos já não precisam de grandes desenvolvimentos para serem viáveis. Neste momento resume-se à evolução do preço das baterias, que deverá continuar a tendencia atual de baixar, nem que seja pela sua massificação.
Quanto à infraestrutura não é preciso andar a construir edificios de raiz, basta colocar postos de carga nos que já existem.
O que é que os híbridos têm de especial?
Não são carne nem peixe.
Não têm só um motor elétrico.
Não têm só um motor de combustão.
Têm os dois, com todas as desvantagens e vantagens das duas tecnologias.
Quanto a mim os híbridos são uma solução transitória; pois o futuro será dos veículos totalmente elétricos.
Os hibridos são erradamente associados aos veiculos eletricos.
Os hibridos são apenas veiculos de combustão com auxiliar eletrico; já os 100% eletricos são um paradigma completamente diferente.
Os hibridos têm a vantagem de aproveitar a energia das travagens, além de terem o auxiliar eletrico nos arranques e a baixas velocidades, que é quando os veículos convencionais são pouco eficientes devido às perdas da transmissão.
Por outro lado não requerem uma bateria com tanta capacidade (e cara) como a de um veiculo 100% eletrico; e como conseguem melhores consumos com o auxilio do sistema eletricos, também não requerem grandes tecnologias que alguns motores de combustão necessitam para fazer menos emissões.
Mas sim, são uma tecnologia de transição, especialmente porque no fundo são apenas veiculos de combustão, logo vão acabar por ser substituidos pelos eletricos.
Voltas a cair no erro de achar que eu quero ou preciso de fundamentar a minha opinião...
E tu cais no erro de achar que alguém quer saber da opinião de um anonimo num forum da Internet.
Aliás, faz uma pesquisa no Google Images por "your opinion" e ficas a saber o que a Internet acha que deves fazer com a "tua opinião".
Já viste... mais de 1.000.000 de km feitos e só nos meus carros. Todos, à excepção de um, diesel. Todos vendidos/trocados com mais de 300.000 km... (um deles, Golf Tdi com 450.000 km) e nenhum com problema de bimassa, turbo ou FAP... devo ser eu que sei conduzir ou os outros que não sabem conduzir. Ou então é magia do Natal [

][

]
A tua amostra pessoal num mercado de milhares de milhões de carros é irrelevante.