Dinamarca mundo à parte

citação:Originalmente colocada por Moinante

Nós temos o jornal do lidl...

[}:)] [}:)] [}:)]

mas a sério, olha que eu leio com grande vontade esse jornal! e o destak lia-o sempre que podia. ajuda a passar o tempo e pra quem nao liga muito às notícias, assim mantinha-me informado. ;)

Tambem esteve para ser lançado um jornal de classificados de automoveis com distribuiçao gratuita que era do Porto, nao sei se chegou a arrancar. Agora em Portugal e como alguem atras disse o funcionva se fosse um jornal desportivo... a maior parte da populaçao nao esta com "tempo" para ler. Quantos a alguns jornais diarios, nao se compreende o elevado preço.

Os jornais gratuitos têm uma enorme adesão em Portugal. A distribuição porta a porta já acontece cá em Portugal com a dica da semana, o tal "jornal do lidl".

Esta manhã passou na SIN Notícias uma pequena reportagem sobre a Dinamarca...

- Literacia 100%;
- Uso das tecnologias (por exemplo internet) a rondar os 94%;
- Desemprego quase sem expressão;
- Aposta clara na educação (sistema de ensino gratuíto, quase sem testes até ao 9º ano e aposta clara nos cursos técnicos - enfermeiros, engenheiros, arquitectos...), investindo-se no ensino do trabalho em equipa e na responsabilização indivídual;
- Inicío de qualquer carreira com vencimentos rondando os €3000;
- Salário mínimo inexistente, mas ninguém ganha menos de €2000;
- Quase não há contratos de trabalho mas a facilidade de mudar de emprego é deslumbrante:
- Quase não há marginais pois todos servem e todos têm algo a dar à Sociedade;
-Tempo para a família e maternidade..

Tudo parecido com as apostas feitas por Portugal nos últimos 32 anos...[8)]

Em Portugal é uma questão de tempo. Aliás, tenho a ideia que com as edições online dos jornais, as pessoas deixam de comprar tanto as edições em papel. O jornal mais antigo do mundo, o sueco post-och inrikes tidningar fundado em 1645, deixou recentemente o papel, sendo exclusivamente visto através da internet.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

- Literacia 100%;
- Aposta clara na educação (sistema de ensino gratuíto, quase sem testes até ao 9º ano e aposta clara nos cursos técnicos - enfermeiros, engenheiros, arquitectos...), investindo-se no ensino do trabalho em equipa e na responsabilização indivídual;
- Quase não há contratos de trabalho mas a facilidade de mudar de emprego é deslumbrante:

Os nossos governantes querem imitar os países nórdicos e os seus sistemas, mas não imitam o dever, a moral, o brio, a responsabilidade... Faz-se m**** e arranja-se outro tacho.

- Literacia 100%;

Na altura que deu essa reportagem falava uma dinamarquesa euro d e p u t a d a (salvo erro), onde dizia que os nossos professores estavam melhor preparados que os deles. Agora pergunto... Porque raio o nosso insucesso escolar está pelas horas da amargura? Porque será que os nossos alunos simplesmente não sabem a tabuada?

FGO,

Acho que os Pais portugueses não são exigentes com os seus filhos. É certo que temos cada vez menos tempo, mas... Isso não é desculpa.

Acho que o ensino premeia muito o facilitismo, não se chumba, passa-se sem saber...

Eu acho que os jornais pagos terão tendência a perder a sua influênncia a médio prazo.
Os próprios jornais têm grande parte do conteúdo disponiblizado gratuitamente nos seus sites.
Um jornal que custe 80cents por dia, ao fim do mês é dinheiro que dá pra pagar a net e ainda sobra ..
Quanto às diferenças de ensino entre Portugal e a Dinamarca, talvez eles adoptem um sistemas mais perto do modelo da escola Summerhill (http://www.summerhillschool.co.uk/pages/index.html, http://pt.wikipedia.org/wiki/Summerhill).
Há tempos ouvi falar de um caso de uma escola aqui no norte que estava a apostar num sistema semelhante mas nunca mais se voltou a falar disso nem dos resultados obtidos..

- Literacia 100%;
- Início de qualquer carreira com vencimentos rondando os €3000;

Por cá:
-Desautoriza-se os professores e incentiva-se o abandono escolar, ao mudar constantemente programas educativos e garantindo que o ensino é tudo menos gratuito.
-Cria-se barreiras no acesso a internet, tanto nos preços do acesso a net, nos limites de trafego ridículos bem como nos baixos vencimentos.
-Cria-se desemprego como forma de manter os vencimentos artificialmente baixos, temos um código de trabalho que permite quase tudo, mas ainda assim se clama por mais "flexibilidade".
- A educação é a desgraça que se vê, temos de tudo desde violência a descredibilização da carreira de ensino.
-Inicio de carreira a 403€ sem segurança no trabalho.
-Salário mínimo a 403€ com a promessa (mais um talvez) de chegar aos 500€ em 2011.
-Contratos de trabalho que mais parecem recibos de compra e venda de escravos, quem fica desempregado só pode contar com o estado para arranjar trabalho (algo que pode nunca acontecer).
-Há autenticas escolas de marginais, as forças de segurança são desautorizadas e mal geridas, mal formadas e sem meios.
-Não há tempo para nada, trabalha-se horas demais, quase todo o tempo disponível serve para aumentar a produtividade nacional, mas como as empresas pararam no Sec. XIX, as que não foram já a falência insistem que a culpa é dos estroinas dos trabalhadores Portugueses que trabalham pouco e são pouco produtivos.

citação:Originalmente colocada por mário silva

Eu acho que os jornais pagos terão tendência a perder a sua influênncia a médio prazo.
Os próprios jornais têm grande parte do conteúdo disponiblizado gratuitamente nos seus sites.
Um jornal que custe 80cents por dia, ao fim do mês é dinheiro que dá pra pagar a net e ainda sobra ..
Quanto às diferenças de ensino entre Portugal e a Dinamarca, talvez eles adoptem um sistemas mais perto do modelo da escola Summerhill (http://www.summerhillschool.co.uk/pages/index.html, http://pt.wikipedia.org/wiki/Summerhill).
Há tempos ouvi falar de um caso de uma escola aqui no norte que estava a apostar num sistema semelhante mas nunca mais se voltou a falar disso nem dos resultados obtidos..

Acho que liberdade a mais leva a maus resultados. Os alunos têm de ter regras e disciplina.

Eu creio que o modelo de que falei se baseia na responsabilidade individual.
Aliás, por muitas regras e disciplina que haja, se o aluno se estiver a borrifar para isso pouco se consegue fazer, apesar de eu também considerar que regras e disciplina são factores importantes na formação de uma pessoa.
Provavelmente, se essas regras e disciplina fossem incutidas em casa pelos pais já seria possível (e com bons resultados) um sistema de ensino como este que referi.

ò Jorge manda sempre

se precisares de qq coisa apita

abraço
MCunha

PS: conheço uma pessoa que tem um irmão aí para a Polónia, não me digas que és tu :-)

Voltar
Superior