Diplomata agride polícia e é libertado

Não sei se é assim tão líquido quando detido em flagrante delito (...), mas vou admitir que a magistrada que ordenou a libertação imediata teria, forçosamente, outros pormenores que o artigo não tenha mencionado!...

não percebi aqui um ponto: se não podem ser detidos por cometerem um crime até 3 anos, e ele cometeu um que vai até 5 anos....podia então ser detido. ou não?

...se calhar não li bem.

Não sei se é assim tão líquido quando detido em flagrante delito

Penso que infelizmente é mesmo assim. Tem acontecido coisas bem piores, crimes bem mais graves e sem castigo.

Ainda na semana passada vinha um artigo no Expresso sobre o tráfico de droga na Guiné-Bissau, e parece que aqui há uns tempos um alto diplomata do páis foi apanhado num aeroporto europeu com uma mala cheia de droga. O assunto foi abafado por causa da diplomacia, mas o Expresso tem feito investigação sobre isso.

E por coincidência, um jornalista do Expresso que tem investigado estes assuntos foi arbitrariamente detido esta tarde na Guiné-Bissau.
http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=393941

quem me dera ter imunidade cada vez que me mandam parar.....

olha eu esta semana que passou a ir para o trabalho fui mandado parar 2 vezes... tive que perder ali um tempinho a mostrar a papelada ate me mandarem seguir, acho uma palhaçada á hora e ponta tarem a fazer estas partidas á malta, ainda para mais a 2ª vez era um policia chungoso a fumar e super arrogante vontade não me faltou de o mandar logo pa um sitio...[8b] mas pronto...é a tal estória ninguem me fala assim e um gajo tem que se calar...[:blush:] [8b]

não percebi aqui um ponto: se não podem ser detidos por cometerem um crime até 3 anos, e ele cometeu um que vai até 5 anos....podia então ser detido. ou não?

...se calhar não li bem.

Podia e foi, até ao momento em que foi mandado libertar por um juiz...[:vm)]

Vá-se lá saber porquê...[:vm)]

Podia e foi, até ao momento em que foi mandado libertar por um juiz...[:vm)]

Vá-se lá saber porquê...[:vm)]

ah, obrigado. Então a polícia agiu bem...mas o artigo dizia que não.

só considero triste o agente da PSP não ter treino (ou espírito) suficiente para, assim que percebia que ia ser agredido (com treino melhoraria tempo de reacção), ter-lhe deslocado um ombro ou assim...... foi pena.

.... se calhar foi um agente sensato.

Isso é válido em qq país.

Não é por ser Portugal que o diplomata é libertado...

ver:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diplomacia#Privil.C3.A9gios_e_imunidades

a imunidade serve para, em certas situacoes, e visto exercerem cargos de responsabilidade acrescida, poderem violar certas leis sem serem punidos.

optimo, percebe-se que eles tenham motoristas treinados e tenham que ir fazer qqr coisa de emergencia (e mais abrangente que o codigo da estrada, mas e pra simplificar)
o problema para mim comeca quando eles abusam desse seu direito, como alguns fazem. usam-no no seu dia a dia para nao terem que ser responsaveis pela mrd que fazem!

alguem que conduz bebado, ou aos esses sem razao, esta antes de mais a por em risco a vida de outros.
a imunidade e geral, nao e so em portugal. a grande diferenca e que nalguns outros paises os que abusam desse direito acabam numa situacao em que perdem a imunidade, sem emprego.
desconheco a lei portuguesa no que toca a estas situacoes (espero que seja mt parecida), mas noutros paises a lei esta feita exactamente para que este tipo de situacoes nao passem sem castigo.

se a lei portuguesa nao preve abusos, esta na hora de mudar, antes que um diplomata mate os VOSSOS filhos ou namorada/namorado e se va embora a rir.

A imunidade diplomática é histórica e recíproca...

Têm de compreender que historicamente sempre foi assim (ou vocês não vêm filmes). Desde que foi instituída os países respeitam-na, sob pena dos diplomatas portugueses sofrerem consquências no estrangeiro.

As embaixadas em portugal são consideradas território estrangeiro. Por exmplo se passarem o portão da embaixada dos EUA estão em território americano. Se um pedófilo fugir para lá, a polícia não pode ir lá buscá-lo...

A imunidade diplomática é histórica e recíproca...

Têm de compreender que historicamente sempre foi assim (ou vocês não vêm filmes). Desde que foi instituída os países respeitam-na, sob pena dos diplomatas portugueses sofrerem consquências no estrangeiro.

As embaixadas em portugal são consideradas território estrangeiro. Por exmplo se passarem o portão da embaixada dos EUA estão em território americano. Se um pedófilo fugir para lá, a polícia não pode ir lá buscá-lo...

Exacto!

Sim, mas eu como muitos, sabem de histórias de filhos de diplomatas que andam na noite com os seus carros da embaixada , bebem, fazem ***** e nunca lhes acontece nada!

Sim, mas eu como muitos, sabem de histórias de filhos de diplomatas que andam na noite com os seus carros da embaixada , bebem, fazem ***** e nunca lhes acontece nada!

pois não...os filhos do ministro da administração interna tb nao lhes acontece nada...[;)]

Alias nem é preciso chegar aí....um oficial militar (dos quadros) tambem a policia não o chateia... se o mandarem parar na estrada até lhe pedem desculpa pelo incomodo[;)]

Isto é como disse, quem pode pode...

Olha que agora há coisas que não é bem assim.

Com os novos radares e filmagens, quem aparece acaba por ter de pagar, conehço oficiais militares a quem isso aconteceu... Antes era verdade, viam a carta militar e seguiam viagem. Mas agora se forem filmados ou fotografados, alguém tem de pagar.

pois não...os filhos do ministro da administração interna tb nao lhes acontece nada...[;)]

Alias nem é preciso chegar aí....um oficial militar (dos quadros) tambem a policia não o chateia... se o mandarem parar na estrada até lhe pedem desculpa pelo incomodo[;)]

Isto é como disse, quem pode pode...

Nós somos os Morlocks...:(

Não pode ser punido, mas pode ser considerado "persona non grata" pelo facto de não ter respeitado as leis nacionais.

Olha que agora há coisas que não é bem assim.

Com os novos radares e filmagens, quem aparece acaba por ter de pagar, conehço oficiais militares a quem isso aconteceu... Antes era verdade, viam a carta militar e seguiam viagem. Mas agora se forem filmados ou fotografados, alguém tem de pagar.

Há tempos o meu pai foi a um almoço de antigos combatentes... e o almoço foi no porto, e andou de carro do porto a lisboa com um GNR(quase reformado) que se deu ao luxo de tapar a via verde com um maço de tabaco(eu nem sei o metodo ao pormenor) isto tudo para evitar pagar portagens...

Voltar
Superior