Direcção assitida vai-se e volta...

Com motor desligado devia ter 12,5V para cima, com o motor a funcionar deves ter 13/14V que é sinal que o alternador está a carregar a bateria...
Mas como o eblase disse só isto não atesta a saúde da bateria, convém medir a potencia de arranque. Se não tiveres aparelho para medir isto podes tentar com o multímetro ligado na bateria ligar o carro e não deve cair abaixo de 10,5/10V...

Última edição:
Uns dias talvez acho eu...
Logo quando desligas o carro em que o alternador esteve a carregar a bateria e está tudo ok é normal teres valores como 12,7xV, com o passar do tempo/dias de o carro estar desligado é normal o valor baixar. Mas como disseste 1 dia e 12,3V indicam, de grosso modo, uma bateria a 50% e desde que não tenhas deixado nada ligado a consumir acho que descarregou muito rápido e pode indicar que já está fraca.

Mas como disseste 1 dia e 12,3V indicam, de grosso modo, uma bateria a 50% e desde que não tenhas deixado nada ligado a consumir acho que descarregou muito rápido e pode indicar que já está fraca.
Como já disseram aqui várias vezes, analisar apenas a tensão da bateria de pouco serve. Um teste a sério mede a potência que a bateria é capaz de fornecer, o que envolve não só a tensão mas também algo mais importante: a corrente que é capaz de fornecer.

A ver se passo na oficina que me trocaram a bateria e pedir para substituírem...

A questão é que o problema chegou a acontecer uma vez em pleno andamento, a haver problema de carga seria portanto no alternador ou algum problema intermitente na bateria (portanto não detectável nos testes). Mas dado isto aposto mais na bomba da direcção.

Ou estou a ver as coisas mal?

Cps

Última edição:
Voltar
Superior