A questão aqui é que andamos todos preocupados com a questão ambiental, e andamo-nos nós a "lixar" com impostos, e filtros, e isto e aquilo, e a comprar híbridos e eléctricos para quê?
Para no Dubai haver uma monumental instância de Ski?! Para na Venezuela se circular com chassos dos anos 50 a beber no mínimo 30 ou 40 L\100km sem qualquer controlo, filtros e afins?
Estão meia dúzia de gatos pingados a poupar para milhares e milhares de dúzias esbanjarem.
O que eu quero dizer é que, nem tanto à terra, nem tanto ao mar, e é certo que devemos ter preocupações ambientais, mas, meus amigos, acho que agora também é um pouco tarde, e há tanto a fazer a mudar no mundo, que por muitas medidas que tomemos, as coisas estão numa situação tal, que dificilmente a roda vai andar para trás. Deve ser travada, é certo, mas não é apenas neste ponto que isso deve ser feito.
Depois colocam-se as questões dos veículos eléctricos, da rapidez de carga e descarga das baterias, a durabilidade destas (e esqueçam a teoria destas não se danificarem), da produção destas, da extracção do lítio, do peso dos veículos a performance, e conclui-se que… ainda é cedo. Ainda muito há que evoluir para que isto seja viável.
Já dizia o meu professor de Termodinâmica, "não será no nosso tempo que o veículo eléctrico terá a performance, flexibilidade, e versatilidade de um veículo a gasolina ou gasóleo" e é bem verdade!
Depois vêm as questões do petróleo estar a acabar, está mesmo? Há 40 ou 50 anos também esteve a acabar, quando eu andava na escola primaria estava a acabar… está sempre a acabar… o que é certo é que os motores continuam a evoluir sem haver fim à vista! E depois temos as fabricas, empresas, sistemas de produção de energia eléctrica que utiliza também derivados do petróleo.
Temos todo um interminável mundo de dependência do petróleo, que jamais será substituído por outros tipos de energia, e aqui a verdade é uma, o que o senhor da Audi disse, não é descabido!
Depois há quem compre híbridos e se espante com médias de 7L\100km, pois é… não se fazem omeletas sem ovos!