Direitos do consumidor

Obtuso

New member
Desculpem lá pessoal, mas ou a pesquisa do tapatalk é muito má ou então não existe um tópico genérico sobre direitos do consumidor.

Vou explicar a minha situação. Fiz uma compra online de uma loja portuguesa, que tinha um artigo em promoção. O artigo estava com indicação de stock existente, excelente preço e por isso fiz a compra que foi imediatamente paga. Passados uns dias recebo contacto da loja que simplesmente queria cancelar a compra porque diz que não tem o artigo para entrega e não sabe quando vai ter.

O problema é que eu quero mesmo o artigo e tenho a sensação que a loja me esta a dar tanga. Na lei não vejo nada que abranja esta situação. Compro um artigo online, pago na hora, a loja fica com o meu dinheiro e depois diz que não há e dá uma palmadinha nas costas?

Mas devolvem o dinheiro, certo?
Devolvem, mas não é do meu interesse.

Imagina que andas a ver carro novo para comprar. Num stand encontras o que procuras. Como saiu um modelo novo por 20k, estão a vender resto de stock anterior por 13k. Como é um excelente negócio pagas logo tudo adiantado e dizem-te que entregam dentro de uma semana, é só o tempo do transporte. Mas passado uma semana dizem-te que afinal já não arranjam mas devolvem o dinheiro. E como atenção fazem 5% de desconto no modelo novo que te fica a 19k, ou seja, 6k mais caro do que o modelo anterior.

Como é que se pode ficar passivo? Andam a brincar com os clientes?

Devolvem, mas não é do meu interesse.

Imagina que andas a ver carro novo para comprar. Num stand encontras o que procuras. Como saiu um modelo novo por 20k, estão a vender resto de stock anterior por 13k. Como é um excelente negócio pagas logo tudo adiantado e dizem-te que entregam dentro de uma semana, é só o tempo do transporte. Mas passado uma semana dizem-te que afinal já não arranjam mas devolvem o dinheiro. E como atenção fazem 5% de desconto no modelo novo que te fica a 19k, ou seja, 6k mais caro do que o modelo anterior.

Como é que se pode ficar passivo? Andam a brincar com os clientes?

É muito chato. Também acredito que os stocks não sejam em tempo real. Como dizes que estava a um excelente preço, deve ter havido mais compras do que eles realmente tinham. É chato... mas pode acontecer.
Lê lá as condições se não diz qualquer coisa sobre rotura de stock.

Nas condições não fala nada sobre ruptura de stock. A venda foi feita com indicação de existência de stock e paga na hora. Já fiz reclamação ao vendedor e aguardo resolução.

Desculpem lá pessoal, mas ou a pesquisa do tapatalk é muito má ou então não existe um tópico genérico sobre direitos do consumidor.

Vou explicar a minha situação. Fiz uma compra online de uma loja portuguesa, que tinha um artigo em promoção. O artigo estava com indicação de stock existente, excelente preço e por isso fiz a compra que foi imediatamente paga. Passados uns dias recebo contacto da loja que simplesmente queria cancelar a compra porque diz que não tem o artigo para entrega e não sabe quando vai ter.

O problema é que eu quero mesmo o artigo e tenho a sensação que a loja me esta a dar tanga. Na lei não vejo nada que abranja esta situação. Compro um artigo online, pago na hora, a loja fica com o meu dinheiro e depois diz que não há e dá uma palmadinha nas costas?

Não me digas que era uma loja chamada de Rádio que é Popular?

Ele tem razão, e estas brincadeiras das lojas são uma boa estratégia de fazer dinheiro em caixa para alguma coisa urgente e andarem uns dias a trabalhar com o dinheiro dos clientes enquanto estão atrapalhados. Não sei se existe alguma lei, mas deveria de existir, nem que seja não obrigar a pagar na hora no caso destas compras sem entrega na hora!

já me aconteceu o mesmo em lojas estrangeiras, o stock nem sempre corresponde á realidade, e sobretudo em dias de promoções, então é uma desgraça, e ser contactado um dia ou dois depois a dizer que o sistema ainda não tinha sido actualizado, e já não tinham o artigo em stock, e iria demorar bastante até voltar a ter stock novamente, logo eu não estava para esperar 2 a 3 meses até terem stock, simplesmente pedi para me restituírem o dinheiro e fiz a encomenda de outro lado e problema resolvido...

cá em portugal é frequente acontecer também, mas eu por norma cá se for de longe, telefono para a loja e faço logo tudo por telefone para não dar hipótese, ou então vou presencialmente há loja e trato de tudo lá...

encomendar hás cegas é que não, não estou para andar aqui como o Obtuso, que por mais que reclame aquilo não deve dar em nada, devolvem-lhe o dinheiro, ou se a teimosia for maior aguenta-se por tempo indeferido até terem stock do artigo...

A questão é que a promoção era tão boa que não terei qualquer hipótese de comprar algo por valor idêntico.

E isso dos stocks actualizados é treta. Se o sistema antes de fechar a compra consegue validar o stock do meu cartão de credito, não vejo porque não possa verificar o stock do artigo.

Meu conselho: aceita a devolução do dinheiro e pronto. Se tentares ir lá com associações de "defesa" do consumidor, esquece. Em Portugal pouco mais fazem que figuração. Ou a velha história do cão que ladra, ladra, ladra... mas não morde. Falo por experiência própria. :sh)

E lembra-te sempre desta regra: quando algo parece bom demais para ser verdade, é porque é mesmo bom demais para ser verdade! [;)]

A questão é que a promoção era tão boa que não terei qualquer hipótese de comprar algo por valor idêntico.

E isso dos stocks actualizados é treta. Se o sistema antes de fechar a compra consegue validar o stock do meu cartão de credito, não vejo porque não possa verificar o stock do artigo.

não é treta, o sistema não se actualiza ao segundo, demora actualizar, podes lá estar a ver no site stock disponível e não haver já nenhum o sistema enquanto não acusar falta de stock, deixa efectuar a compra e respectivo pagamento, quanto ao preço do artigo sendo promocional é assim tens de te sujeitar...

já dei por ai umas voltas na net e encontrei alguns casos iguais cá em lojas online, e por mais que reclamaram, ou apresentaram outra proposta de um artigo semelhante dando a diferença e com o desconto e não deu em nada, acabaram com o dinheiro restituído...

Meu conselho: aceita a devolução do dinheiro e pronto. Se tentares ir lá com associações de "defesa" do consumidor, esquece. Em Portugal pouco mais fazem que figuração. Ou a velha história do cão que ladra, ladra, ladra... mas não morde. Falo por experiência própria. :sh)

E lembra-te sempre desta regra: quando algo parece bom demais para ser verdade, é porque é mesmo bom demais para ser verdade! [;)]
Então é tranquilo eu fazer muitas vendas online, cobrar aos clientes, ficar com o dinheiro um tempo e no final dizer que afinal não há produto e dou uma palmadinha nas costas?

A minha questão é mesmo saber se isto é normal e legal.

não é treta, o sistema não se actualiza ao segundo, demora actualizar, podes lá estar a ver no site stock disponível e não haver já nenhum o sistema enquanto não acusar falta de stock, deixa efectuar a compra e respectivo pagamento, quanto ao preço do artigo sendo promocional é assim tens de te sujeitar...

já dei por ai umas voltas na net e encontrei alguns casos iguais cá em lojas online, e por mais que reclamaram, ou apresentaram outra proposta de um artigo semelhante dando a diferença e com o desconto e não deu em nada, acabaram com o dinheiro restituído...

Curioso é que o sistema de pagamento da loja não deixa fazer a compra sem validar efectivamente o stock do cartão de credito. Se a minha parte do contrato, que é o pagamento, foi cumprida, quem está em falta é o fornecedor. Se o sistema deles é lento ou obsoleto, não será minha culpa.

Então é tranquilo eu fazer muitas vendas online, cobrar aos clientes, ficar com o dinheiro um tempo e no final dizer que afinal não há produto e dou uma palmadinha nas costas?

A minha questão é mesmo saber se isto é normal e legal.

na lei não tens nada por onde pegar sobre esta situação, quanto a ser normal é e claro que é legal, pois para todos os efeitos eles assumem o erro e restituem o dinheiro, que mais queres...

isto é bastante frequente quando há artigos promocionais , e muitos é mesmo para escoar stock, pois já é artigos descontinuados ou artigos que levam muito tempo a ser fornecidos, lógico que sendo em artigo em promoção safa-se o que chegar 1º, não deves ter sido o único que ficou a ver navios...

já agora que artigo é esse e a que preço estava para dizer que nunca mais encontras nenhum igual a esse preço...

Restituir o dinheiro é o menos. A questão é o duplo prejuízo. Por um lado não me entregam o que comprei e por outro lado ao comprar naquela loja que confirmou a minha encomenda, fiquei impedido de aproveitar a promoção noutras lojas.

E demoraram três dias a informar que não tinham stock. Nunca vi sistema informático tão lento. Devem ter sido os mesmo tipos que instalaram o software de análise de transferências para offshores...😂

Voltar
Superior