DarthVader1933
New member
O disco do meu portatil foi a vida..como posso recuperar os dados?
Nao brinquei com nada...lolCd's de recuperação, system restore e coisas do género geralmente só fazem mais mistela em cima. Não digo que não funcionem bastantes mas...!
Sabes criar uma disquette/cd de arranque que te permita ir à linha de comandos efectuar um chkdsk?
Andaste a brincar com partições?
Ouves eventualmente as agulhas em algum tipo de actividade cíclica?
Como que a "bater" em algo/presas?
Compra uma caixa usb para discos, custa uns 15-20 € ou pede a alguem que tenha e poe lá o disco e pode ser que te safes.
Para isso acontecer, quase de certeza que foi o disco fisicamente que avariou. E isso é um GRANDE problema.
Faz assim:
1- Liga o PC e encosta o ouvido ao disco e repara se emite ruídos, parecidos com um grilo.
2 - Retira o disco do PC, mantendo-o ligado nos cabos de alimentação e sata/IDE.
3 - Coloca o disco lateralmente (tem que estar de lado) sobre uma superficie direita (a mesa por ex.).
4 - Liga o PC e certifica-te o disco fica ligado a emitir os ruídos.
Agora vem a parte mágica:
- Agarra numa chave de fendas e dá várias pancadas secas (mas devagar) sobre a lateral do disco até ouvires a cabeça de leitura desbloquear. Isto permite que a cabeça de leitura desbloqueie e volte a funcionar sobre a superficie dos discos magnéticos.
- Reinicia o PC (não o desligues) e espera que arranque.
- Faz um backup imeditato da informação (para pen, disco externo, dvd, etc).
- Manda o disco para a reciclagem (não a do Windows) e compra outro, pois esse já se reformou...
Este método não funciona sempre e depende do estado do disco. Mas vale sempre a pena tentar.
Por cá já salvou mais de 10 utilizadores... []