Dolce vita tejo (Amadora), maior shopping do país

Não gosto destes CC's gigantes. É uma coisa muito portuguesa, infelizmente !

O nosso comércio de rua não se desenvolveu tento como o desejável e os CCs foram o motor do desenvolvimento do retalho.

Mesmo aqui ao lado na nossa vizinha Espanha as coisas são bem diferentes.

Eu percebo que se goste de uma determinada zona para andar a passear, mas um CC é um espaço fechado com lojas. Ora estar num espaço fechado com lojas, seja no meio da serra da Arrábida ou no meio de um aglomerado de prédios não é exatamente a mesma coisa ?

Eu percebo que se goste de uma determinada zona para andar a passear, mas um CC é um espaço fechado com lojas. Ora estar num espaço fechado com lojas, seja no meio da serra da Arrábida ou no meio de um aglomerado de prédios não é exatamente a mesma coisa ?

Atenção - repara numa coisa - essa é a noção que tu tens desse tipo de espaço arquitectónico. No entanto não é a única: Há centros comerciais com características completamente diferentes: Muito mais permeáveis urbanisticamente. E que, no meu caso pessoal, são os meus preferidos. Falei do Vasco da Gama, e em Aveiro também existe outro, o Fórum, que é fantástico - trabalha, completamente integrado com a envolvente urbana. É uma experiência completamente diferente do "espaço fechado" que referes.

Não é não !

Para já podes ir de carro de transportes ou a pé.

É melhor um sitio no meio da cidade que nos arredores para ires de transportes ou a pé e eventualmente pior para ir de carro.

Depois os CC não são meros locais de compras, são locais de lazer e a zona circundante influencia muito o tipo de pessoas que predominam lá, com tudo o que isso significa.

Atenção - repara numa coisa - essa é a noção que tu tens desse tipo de espaço arquitectónico. No entanto não é a única: Há centros comerciais com características completamente diferentes: Muito mais permeáveis urbanisticamente. E que, no meu caso pessoal, são os meus preferidos. Falei do Vasco da Gama, e em Aveiro também existe outro, o Fórum, que é fantástico - trabalha, completamente integrado com a envolvente urbana. É uma experiência completamente diferente do "espaço fechado" que referes.

O Alegro de de Setúbal também está bem enquadrado face à Arrábida e ao mar

Dolce vita tejo (Amadora), maior shopping do país

Da minha experiência sinto-me muito mais seguro no DVT que no Colombo.

O facto de haver metro linha azul não ajuda nada pois vem da Amadora, Pontinha etc.

Já o DVT é verdade que tem nas suas imediações bairros menos bons mas da minha experiência não me parece que isso traga assim tantos problemas. Há outros shoppings com bairros de má fama nas proximidades e também não há problemas.

Ao contrário do que já aqui foi dito o objetivo deles é o DVT atrair pessoas de mais longe, se for necessário do Alentejo e até mais longe.

A Kidzania já trás muita gente, nomeadamente miúdos de escolas de todo o país. O objetivo com a nova zona de lazer é trazer famílias da AML e até mesmo de longe para passarem um dia por lá. Claro que o objetivo é se divertirem na área nova mas claro que a restauração e restantes lojas acabam por beneficiar desta situação.

Posto isto o plano pode falhar à grande, mas o objetivo deles é este.

Sobre o andar por lá, também aprecio CCs mais pequenos estilo o Alegro de Alfragide e o Almada para o dia a dia, mas isso deve-se sobretudo a duas razões, proximidade (Almada...) e porque costumo lá ir durante a semana. Aos fim‑de‑semana (em alturas do Natal então...) tento ao máximo evitar porque detesto andar aos encontrões, confusões e falta de lugares no parque.

Nesse sentido um DVT faz todo o sentido porque há imenso espaço e mesmo ao fim‑de‑semana anda-se bem por lá.

Andar muito até faz bem à saúde :)

Conclusão, gosto do DVT mas mais numa perspectiva de lá ir 3 ou 4 vezes por ano. Para ir frequentemente já não aprecio tanto. Exceto para quem lá mora perto, para esses acaba por sempre opção, e percebe-se.

Não gosto destes CC's gigantes. É uma coisa muito portuguesa, infelizmente !

O nosso comércio de rua não se desenvolveu tento como o desejável e os CCs foram o motor do desenvolvimento do retalho.

Mesmo aqui ao lado na nossa vizinha Espanha as coisas são bem diferentes.

Somos um país pobre, e onde mora a maioria das pessoas? Nos arredores porque a diferença das rendas/prestações de CH é abismal, mais do que noutros países...

Mais: ir para o centro da cidade seja para um shopping (Amoreiras ou ECI por exemplo) ou lojas da rua na baixa fica fora de mão pra essa mesma gente que mora nos arredores, não raras vezes significa trânsito (os CC da periferia estão sempre ao lado de vias estilo CRIL, A5 etc., o que é mais pratico e rápido) e pior que isso e principal razão para afastar a maioria das pessoas do centro paga-se para estacionar o carro, e não é pouco. Quanto custa deixar o carro apenas uma hora no campo pequeno, baixa, Saldanha ou amoreiras ou ECI? Não me lembro de valores concretos mas já deixei o carro em todos estes sítios e nunca é nada simpático.

Se gostares de passar muito tempo em shoppings como muita gente gosta fica "impossível" pagar uma fortuna em parque frequentemente.

O português gosta de ir ao cinema, comprar roupa, ir ao supermercado, lojas de tecnologia e ainda comer fora. Tudo no shopping. E isso dificilmente vai mudar.

A somar a isto muita gente tem grande falta de tempo pelo que mesmo quem não gosta acaba por ser cliente dos shoppings pela sua vertente extremamente prática.

Ora contra factos não argumentos e os centros na periferia acabam por resultar muito bem por todos estes fatores.

EDIT: comércio de rua, nomeadamente na baixa é cada vez mais quase exclusivo para o turista. Felizmente o turismo anda em altas e isto tem sido muito bom para quem tem lojas/cafés/restaurantes por lá.

Tenho informação que chega a haver dias (nomeadamente os mais chuvosos) que mais de 90% dos clientes na baixa são estrangeiros...

Última edição:
O Dolce Vita Tejo é mesmo isso: Tranquilo como sempre! [:D] Está sempre vazio!
Aqui no Porto também há um assim, e dos mesmos promotores: O Dolce Vita Antas. Acho que só enche quando há jogos no Dragão. Fora isso "Tranquilo como sempre!" [:D]
Mas no DV do Porto faltam aquelas lojas mais apelativas. Falta Fnac, MM, Primary, Mac, etc. Em Lisboa também é assim?

Dizer que o DV Tejo está sempre vazio...

Vazio, estava o Strada, ex-Odivelas Parque, se não fosse a Loja do Cidadão.

Na região de Lisboa, CC quase ao abandono, e só se safa por ter lá o Supercor, é o BelouraShopping, esse sim está completamente vazio, sobram meia-dúzzia de lojas.

Tem uma coisa boa. As casas de banho. Cheirosas e limpinhas, pois não há lá ninguém.[:D]apr:)

Sobre o tópico...à quanto tempo abriu o DVT? Ainda nunca lá fui![:D]

Aquela construção junto ao DVT, como já disseram atrás.é mesmo para as bombas do Jumbo. Digo isto, porque pesquisei na net, o nome da empresa que está a construir aquilo e dedica-se exclusivamente à construção de postos de combustiveis. Ainda me passou pela cabeça que fosse uma Decathlon,mas parece que vai ser mesmo umas bombas!

Aquela construção junto ao DVT, como já disseram atrás.é mesmo para as bombas do Jumbo. Digo isto, porque pesquisei na net, o nome da empresa que está a construir aquilo e dedica-se exclusivamente à construção de postos de combustiveis. Ainda me passou pela cabeça que fosse uma Decathlon,mas parece que vai ser mesmo umas bombas!

Há muitas Decathlons ali ao lado, nao fazia sentido ter mais outra.

Uma área tão grande para um posto de combustível?

Tem uma coisa boa. As casas de banho. Cheirosas e limpinhas, pois não há lá ninguém.[:D]apr:)

Sobre o tópico...à quanto tempo abriu o DVT? Ainda nunca lá fui![:D]

Não perdeste grande coisa, quanto a mim :)

Não sou fã, nem do tamanho (corredores demasiadamente largos, passado a ideia de estarem vazios) nem da decoração, pouco conseguida na minha opinião, passando uma ideia algo modesta.

CC's em Lisboa, Colombo muito acima de qualquer outro, seguido do Vasco da Gama e do Allegro de Alfragide, este último mais pequeno e um pouco mais exclusivo. Tem ainda assim boas lojas (FNAC, Massimo Dutti, Zara) e com a vantagem de muitas vezes ser mais fácil encontrar tamanhos certos em artigos de pronto-a-vestir, por exemplo, por não ser tão massivamente frequentado como os da Sonae.

De referir, no que toca a Dolce Vita's, que gostei muito do Dolce Vita Porto junto ao Estádio do Dragão, na minha opinião muitíssimo acima do DVT. Um estilo totalmente diferente, não parecendo sequer do mesmo grupo.

É mesmo um posto de combustivel, e provavelmente do Jumbo... Parece-me também que irá ter uma empresa de oficina junto a essa bomba, Pois ao lado das bombas existe um pavilhão, razoavelmente grande e com portões de forma a entrarem lá carros...

Voltar
Superior