Dolce vita tejo (Amadora), maior shopping do país
Da minha experiência sinto-me muito mais seguro no DVT que no Colombo.
O facto de haver metro linha azul não ajuda nada pois vem da Amadora, Pontinha etc.
Já o DVT é verdade que tem nas suas imediações bairros menos bons mas da minha experiência não me parece que isso traga assim tantos problemas. Há outros shoppings com bairros de má fama nas proximidades e também não há problemas.
Ao contrário do que já aqui foi dito o objetivo deles é o DVT atrair pessoas de mais longe, se for necessário do Alentejo e até mais longe.
A Kidzania já trás muita gente, nomeadamente miúdos de escolas de todo o país. O objetivo com a nova zona de lazer é trazer famílias da AML e até mesmo de longe para passarem um dia por lá. Claro que o objetivo é se divertirem na área nova mas claro que a restauração e restantes lojas acabam por beneficiar desta situação.
Posto isto o plano pode falhar à grande, mas o objetivo deles é este.
Sobre o andar por lá, também aprecio CCs mais pequenos estilo o Alegro de Alfragide e o Almada para o dia a dia, mas isso deve-se sobretudo a duas razões, proximidade (Almada...) e porque costumo lá ir durante a semana. Aos fim‑de‑semana (em alturas do Natal então...) tento ao máximo evitar porque detesto andar aos encontrões, confusões e falta de lugares no parque.
Nesse sentido um DVT faz todo o sentido porque há imenso espaço e mesmo ao fim‑de‑semana anda-se bem por lá.
Andar muito até faz bem à saúde
Conclusão, gosto do DVT mas mais numa perspectiva de lá ir 3 ou 4 vezes por ano. Para ir frequentemente já não aprecio tanto. Exceto para quem lá mora perto, para esses acaba por sempre opção, e percebe-se.
Não gosto destes CC's gigantes. É uma coisa muito portuguesa, infelizmente !
O nosso comércio de rua não se desenvolveu tento como o desejável e os CCs foram o motor do desenvolvimento do retalho.
Mesmo aqui ao lado na nossa vizinha Espanha as coisas são bem diferentes.
Somos um país pobre, e onde mora a maioria das pessoas? Nos arredores porque a diferença das rendas/prestações de CH é abismal, mais do que noutros países...
Mais: ir para o centro da cidade seja para um shopping (Amoreiras ou ECI por exemplo) ou lojas da rua na baixa fica fora de mão pra essa mesma gente que mora nos arredores, não raras vezes significa trânsito (os CC da periferia estão sempre ao lado de vias estilo CRIL, A5 etc., o que é mais pratico e rápido) e pior que isso e principal razão para afastar a maioria das pessoas do centro paga-se para estacionar o carro, e não é pouco. Quanto custa deixar o carro apenas uma hora no campo pequeno, baixa, Saldanha ou amoreiras ou ECI? Não me lembro de valores concretos mas já deixei o carro em todos estes sítios e nunca é nada simpático.
Se gostares de passar muito tempo em shoppings como muita gente gosta fica "impossível" pagar uma fortuna em parque frequentemente.
O português gosta de ir ao cinema, comprar roupa, ir ao supermercado, lojas de tecnologia e ainda comer fora. Tudo no shopping. E isso dificilmente vai mudar.
A somar a isto muita gente tem grande falta de tempo pelo que mesmo quem não gosta acaba por ser cliente dos shoppings pela sua vertente extremamente prática.
Ora contra factos não argumentos e os centros na periferia acabam por resultar muito bem por todos estes fatores.
EDIT: comércio de rua, nomeadamente na baixa é cada vez mais quase exclusivo para o turista. Felizmente o turismo anda em altas e isto tem sido muito bom para quem tem lojas/cafés/restaurantes por lá.
Tenho informação que chega a haver dias (nomeadamente os mais chuvosos) que mais de 90% dos clientes na baixa são estrangeiros...