Eliselotus
New member
o bolsonaro mostrou que funciona
A reação do Trump é que não estava à espera. Não me recordo de ver ou ouvir falar de um civil ser atingido a tiro em público e levantar-se a desafiar quem o atingiu ou a incentivar os seus apoiantes. Segundo consta, a vontade dele era continuar o discurso. Para um tipo que nem foi à tropa, ele reagiu muito bem.
Se calhar o fato de ele o ter tentado matar...onde estão os dados que sustentam isto?
A teoria de que o trump se desviou da bala é pouco credível.
Vamos só pensar nos factos. Sabemos que era uma AR-15. Qual modelo, para sabermos o comprimento do cano ou a munição (55gr ou 62gr), não foi revelado. Mas pensando num modelo "normal" a bala vai demorar entre 0.1 a 0.13s a percorrer os tais 120 metros. Isto é dentro do "point-blanck range" das espingardas. Ninguém se "desvia" destas balas a estas distâncias - saem do cano a mais de 900 metros por segundo (+ de 3000km/h). Se o alvo estiver a 600-800 metros, tudo bem, é possivel, e o sniper tem de compensar para isso (por exemplo, se o alvo estiver em movimento). Imaginem que alguém nos aponta, a curta distância, uma pistola á cabeça. Acham que é possivel nos "desviarmos" da bala?
Bom, então porque o sujeito falhou? Eu tenho a mania de olhar para os factos e validar os cenários mais possíveis.
Para começar o rapaz estava num estado mental confuso (no mínimo). Na página da wikipédia menciona que instantes antes do disparo um polícia (que subiu nas costas de outro policia) tentou chegar ao telhado mas teve de desistir porque o Crooks apontou-lhe a arma. Portanto, o Crooks já sabia que tinha sido descoberto (logo a seguir disparou). Além disso, o Crook via claramente os snipers do CAT a apontarem as armas contra ele. Ele sabia, certamente, que ia morrer em poucos segundos. Dá para imaginar o estado de stress e excitação do rapaz? Com certeza, devia estar a tremer por todos os lados e completamente stressado. Sem surpresas, falhou o tiro.
Tinha o precedente do Teddy Roosevelt, que até acabou o discurso e tudo: https://en.wikipedia.org/wiki/Attempted_assassination_of_Theodore_Roosevelt
Não nos EUA, onde tiroteios acontecem todos os dias. Já estão habituados.Ninguem comentou a calma do publico atrás do gajo. Ouve-se vários disparos, o gajo abaixa-se e o publico atrás dele mantém-se no lugar??? Não panica??? Não fogem todos aos gritos??? Os americanos são mesmo um caso de estudo :sh)
Acho que a malta aqui tem memória curta...[]
O problema maior de Trump foi essencialmente não ter -alegadamente- conseguido impedir os eventos do Capitólio depois de Biden ter sido eleito.
Há quem diga que os promoveu até. Eu prefiro manter neutralidade: não sou a americano nem estava lá mas reconheço a controvérsia e sensibilidade do assunto.
Penso que é esse o problema de base quando se aponta dedo ao déficit democrático de Trump.
e em que é que isso é diferente dos discursos de Macron (e outros políticos franceses) acerca de Le Pen?
discursos esses que são completamente catastrofistas e incendiários, e despoletam depois toda a violência e a destruição pelas ruas por parte da extrema-esquerda, por não aceitarem o resultado de eleições?
mas eu não vejo ninguém a dizer que o Macron é anti-democrático ou um perigo para a democracia.
Whatabout não contribui para este debate... Acho. Não quer dizer que não tenhas razão mas estás a mudar de assunto.
Caramba, eu nunca voltaria em Trump. Nem o defendo minimamente.
Mas os media e afins não aprenderam nada na sua primeira eleição?
mas eu não vejo ninguém a dizer que o Macron é anti-democrático ou um perigo para a democracia.