+/- dos 2000cc de 4 ou 6 cilindros?

fililipe

New member
Boas,

Hoje surgiu-me esta duvida.

Em carros da mesma cilindrada, por exemplo 2000cc, quais as vantagens e desvantagens de optar por um 6 cilindros em vez de um 4 cilindros.

Existem vantagens a nivel de potencia? Binário? As curvas (de potencia e binário) dos mesmos?

Assim de repente lembro-me dos BMW e36 2000cc (6 cilindros) com 150cv, os actuais e90 2000cc (4 cilindros) com os mesmo 150Cv.

No meio é que está a virtude.

5 cilindros :D

Um 4 cilindros deve ser um motor mais rotativo, um 6 cilindros aguenta-se melhor mas é menos rotativo.

Mas isto sou eu que digo, e não percebo nada disso.

não sei se um motor mais rotativo será o de 4 cilindros nessa cilindrada.
Normalmente, cilindradas unitárias mais baixas permitem maior rotatividade.
2000cc 4 cil = 500cc unitários
2000cc 6 cil = 333cc unitarios

Já agora, a escolha recai sobretudo em 4 cilindros, por ser um motor mais simples e barato de se fazer. Sempre são menos peças... :D

Mas, se fores pensar por outro lado, os blocos de 4 cilindros tem menos componentes, logo são mais leves, e isso ajuda também na rotatividade, pois o virabrequim tem que girar apenas 4 pistões ao invés de 6.

prefiro um carro com 150 cvs e 6 cilindros que um de 170 e 4 cilindros,sei que não tem mt a ver com o tópico mas era só para deixar opinião.

Numa generalidade, para a mesma capacidade cilíndrica, mais cilindros significa maior rotatividade.
Lembro-me há uns anos andar num V6 de 2.0L 143cv e as rotações faziam-se muito depressa e bem.

6 cilindros nem que seja só por ser um motor naturalmente equilibrado e por ter um som muito mais agradável

citação:Originalmente colocada por Levi

No meio é que está a virtude.

5 cilindros :D

Um 4 cilindros deve ser um motor mais rotativo, um 6 cilindros aguenta-se melhor mas é menos rotativo.

Mas isto sou eu que digo, e não percebo nada disso.

Por acaso, se nao fosse um motor meio complicado de equilibrar acho que mais marcas optariam por ele..

Da experiencia que tove com um 5 em linha ( tu sabes qual Levi ) acho que consegue a souplesse do 6 cilindros com a agressividade dum 4 cilindros..

Basta ver que a maioria dos desportivos de 2000 cc usam motores de 4 ou 5 cilindros.. so os mais " estradistas " usam os de 6 ( ha casos e casos mas.. )

Exemplo crasso voltando aos tempos dos BMW E30.. comparar um 320i E30 de 6 em linha com um 320 is E30 de 4 em linha [B)][B)][B)]

Por mim a minha "citaçao" favorita é "DOHC 20 Valve Turbo" ;)

Prefiro, de longe, um motor de 5 ou mais cilindros atmosférico a um qualquer 4 cilindros turbinado.

Tanto quanto sei, várias marcas optaram ou optam por 5 cilindros:

Volvo
Ford
Fiat
VW

citação:Originalmente colocada por Iuri

Prefiro, de longe, um motor de 5 ou mais cilindros atmosférico a um qualquer 4 cilindros turbinado.

Tanto quanto sei, várias marcas optaram ou optam por 5 cilindros:

Volvo
Ford
Fiat
VW
Audi com o famoso 2.2 do GT 5E com 130cv, Quattro, Audi 200 quattro (type 44), Audi 80 S2 e terminou a debitar 315cv do Audi 80 RS2 Avant!
Bow.gif

Sim, que os motores de 6 cilindros são mais "nobres" para além de fazer um ruido divinal!

Mas voltando á vaca fria, com cilindradas iguais, que caracteristicas distinguem um 4 cilindros de um 6 cilindros?

(Para além da obvia que é mais material)

Troco a suavidade de um 6 cilindros por um 4 cilindros super quadratico [B)]
Mas como tudo na vida, depende da finalidade [:p]

citação:Originalmente colocada por reiszink

Eu prefiro um 6 cilindros, é um motor mais equilibrado...mas isto é só a minha opinião. :D :D

Isso não é opinião, é facto...O motor 6 cilindros e as suas derivações (V12 p.ex) são naturalmente equilibrados.

Um motor de 4 cilindros em linha não tem um balanço perfeito, sendo pior até que um motor de 3 cilindros.
Por conta disso, geralmente não há motores de 4 em linha acima de 2.4 litros, pois os pistões grandes aumentam muito a vibração.

Para equilibrar um motor de 4 em linha, é necessário usar 2 eixos de contrapesos, ambos a rodar com o dobro da rotação do virabrequim, isso consome potência, adicionam peso e preço ao motor, sendo mais fácil partir para outra disposição (5 cilindros ou mais).

Back