Doutoramento

Aenf2

New member
Boa noite a todos :)

Gostaria de vos colocar uma questão que no fundo também serve para ter uma ideia.

Face à conjuntura do país, investiriam num doutoramento?

Eu acabei o mestrado a pouco tempo e já algumas chefias (director e administrador hospit) me falam mais que uma vez no doutoramento. São muitos anos de estudo seguido, tenho 26 anos, nunca parei de estudar, começo a fazer contas a vida e doutoramento são 3000 euros/ano (arredondado) durante três anos.

Nao quero que me digam se devo ou não tirar. Quero apenas saber se vocês investiriam em tal grau académico face às dificuldades de emprego e de progressão na carreira que o país apresenta. [;)]

Face à conjuntura do país, investiriam num doutoramento?
O que fazes profissionalmente? O doutoramento vai trazer-te mais valias para o teu emprego?

Tens disponibilidade de tempo? Olha que um Doutoramento tem um grau de dificuldade muito elevado (não tem nada a ver com o Mestrado), que exige muito tempo para ler, investigar e publicar.

Claro que sim. Eu fi-lo e não me arrependi. Um bom doutoramento, de preferência com passagens por instituições internacionais de referência, são uma mais valia a vários níveis. Dá-te conhecimentos que te ajudarão a progredir na carreira, podem dar-te as ideias/know-how que te abrirão as portas do empreendedorismo (daquele a sério, não do que os Miguéis Gonçalves vendem em Ted talks), podem lançar-te numa carreira académica, etc etc.
Prepara-te para estudar/trabalhar a sério e é bom que assim seja, porque se estiver a ser fácil é porque não deve ser grande coisa.
Boa sorte.

Muito obrigado [;)]

Adoro estudar. E o sobretudo adoro aliar a minha prática clínica com a investigação. apr:)

Vê se na tua área há mercado suficiente para te trazer mais-valias inerentes a essa formação adicional.

Se não houver, tiras isso por realização pessoal, aí já depende de ti.

Eu sou enfermeira. Mas tenho mestrado em Gestão e Economia pela FEP.

Sweden e eu, apesar de Ter noção que um mestrado nada tem de parecido com um doutoramento e pior, enfermeiros doutorados são muitos poucos.
Deixar de trabalhar para ir ao estrangeiro é de todo impossível mas tinha bons conhecimentos na Suíça para fazer lá investigação. Caso o governo não impedisse as licenças sem vencimento.

Eu sou enfermeira. Mas tenho mestrado em Gestão e Economia pela FEP.

Sweden e eu, apesar de Ter noção que um mestrado nada tem de parecido com um doutoramento e pior, enfermeiros doutorados são muitos poucos.
Deixar de trabalhar para ir ao estrangeiro é de todo impossível mas tinha bons conhecimentos na Suíça para fazer lá investigação. Caso o governo não impedisse as licenças sem vencimento.

Tu melhor que ninguém saberás pesar os prós e os contras. Se a tua ideia é seguir a carreira de enfermagem na função pública, o PhD será talvez pouco relevante (digo eu! não tenho a certeza...). Se falas em investigação e tens interesse nessa área, então o PhD é fundamental, mas, pelo que sei, penso que é uma área MUITO competitiva onde se entra na carreira (não falo de bolsas) com bastante dificuldade.

Acho que isso depende sempre do que se quer fazer no futuro e também na área em que se está.

Tens que ver se o mercado de trabalho em PT absorve pessoas com a especialização que tencionas fazer. ( se é que queres ficar em PT)

Tu melhor que ninguém saberás pesar os prós e os contras. Se a tua ideia é seguir a carreira de enfermagem na função pública, o PhD será talvez pouco relevante (digo eu! não tenho a certeza...). Se falas em investigação e tens interesse nessa área, então o PhD é fundamental, mas, pelo que sei, penso que é uma área MUITO competitiva onde se entra na carreira (não falo de bolsas) com bastante dificuldade.

Certissimo. É indiferente se tenho ou nao doutoramento. Nao vou ganhar nem mais um cêntimo por isso. A questão prende-se que poderei ter outros "voos" tal como referiste no teu primeiro post por outras palavras. E a enfermagem nao precisa de ficar esquecida como muitos fazem [;)]

A investigação é de facto uma área extremamente competitiva mas posso e tenho sempre hipótese noutro país.

Vê se na tua área há mercado suficiente para te trazer mais-valias inerentes a essa formação adicional.

Se não houver, tiras isso por realização pessoal, aí já depende de ti.

Realização pessoal sem dúvida Homer [;)]
Muito obrigado :)

Apostar na formação é sempre uma mais valia. Para alem de todas as vantagens a nivel pessoal, permite a nivel profissional uma diferenciação de competencias , o que por sua vez permite atingir só por si uma diversidade de opções profissionais não acessíveis a outros.

A nivel de doutoramento faz ainda mais sentido se fôr no ambito de um percurso curricular coerente, que permita a aplicação dos conhecimentos que já se possui e os expanda criando o próprio conhecimento.
Sendo tu enfermeira e com mestrado em economia e gestão, apresentas à partida um currículo muito sui generis, que te pode dificultar bastante qualquer das areas de estudo.

A licenciatura em enfermagem, dada a sua natureza, fornece fracas bases para investigação cientifica. Os enfermeiros não são formados para investigar. A sua formação e competencias é outra, pelo que o background académico nessa area é um handicap.

Se ao menos o teu mestrado fosse de algum modo relacionado, ou complementar, ou vocacionado para a investigação cientifica, poderia de certa forma compensar a baixa formação base e permitir a quem analiza o currículo valorizar esse parametro.

Não te esqueças que mesmo tu não tendo bolsa, tendo por isso que pagar o teu doutoramento, para o frequentares, o tem curriculo, plano de trabalhos e equipa de orientadores tem na mesma que ser aprovado pela instituição que confere o grau e pelo respectivo conselho cientifico.

A combinação licenciatura em enfermagem e mestrado em economia/gestão, para o caso especifico da investigação cientifica, não é de todo a mais adequada nem recomendada, sobretudo dada a massa de outros candidatos com currículos mais capazes para essa função e que pretendem igualmente seguir essa via.

E depois há ainda o factor trabalho. A investigação cientifica ( a laboratorial) é incompatível com part-time. A investigação é um trabalho fulltime e mesmo assim não chega, pelo que terias que prescindir do teu trabalho para te dedicares a algo sem remuneração e tendo ainda que pagar para a fazer.

Poderás enveredar pela outra vertente da tua formação, numa sinergia de economia e gestão aplicada ao meio hospitalar, mas isso não é investigação cientifica.

De qualquer das formas boa sorte, que tudo corra pelo melhor.

Last edited:
Apostar na formação é sempre uma mais valia. Para alem de todas as vantagens a nivel pessoal, permite a nivel profissional uma diferenciação de competencias , o que por sua vez permite atingir só por si uma diversidade de opções profissionais não acessíveis a outros.

A nivel de doutoramento faz ainda mais sentido se fôr no ambito de um percurso curricular coerente, que permita a aplicação dos conhecimentos que já se possui e os expanda criando o próprio conhecimento.
Sendo tu enfermeira e com mestrado em economia e gestão, apresentas à partida um currículo muito sui generis, que te pode dificultar bastante qualquer das areas de estudo.

A licenciatura em enfermagem, dada a sua natureza, fornece fracas bases para investigação cientifica. Os enfermeiros não são formados para investigar. A sua formação e competencias é outra, pelo que o background académico nessa area é um handicap.

Se ao menos o teu mestrado fosse de algum modo relacionado, ou complementar, ou vocacionado para a investigação cientifica, poderia de certa forma compensar a baixa formação base e permitir a quem analiza o currículo valorizar esse parametro.

Não te esqueças que mesmo tu não tendo bolsa, tendo por isso que pagar o teu doutoramento, para o frequentares, o tem curriculo, plano de trabalhos e equipa de orientadores tem na mesma que ser aprovado pela instituição que confere o grau e pelo respectivo conselho cientifico.

A combinação licenciatura em enfermagem e mestrado em economia/gestão, para o caso especifico da investigação cientifica, não é de todo a mais adequada nem recomendada, sobretudo dada a massa de outros candidatos com currículos mais capazes para essa função e que pretendem igualmente seguir essa via.

Poderás enveredar pela outra vertente da tua formação, numa sinergia de economia e gestão aplicada ao meio hospitalar, mas isso não é investigação cientifica.

De qualquer das formas boa sorte, que tudo corra pelo melhor.

Concordo com tudo Foliv mas ressalvo a parte Bold. É por as escolas de enfermagem não fomentarem no seu ciclo de estudos mais carga horária e incentivo à investigação que os enfermeiros não se sentem minimamente confortáveis e capazes para o fazer. Se tenho este gosto admito que é por trabalhar numa UCI em que convivo com MÉDICOS excepcionais (friso médicos) que me incentivaram desde o primeiro dia a valorizar-me como profissional e demonstrar que seria capaz de algo mais alem da enfermagem.

Mas uma coisa é certa, tenho um CV muito sui generis e espero que isso não me prejudique, mas se assim for tenho que lutar para melhorar ainda mais o meu CV e tentar numa próxima.

Por fim, se tal não for possível nada estará perdido. Como dizes, aliar gestão/economia com a saúde é sempre uma hipótese. Temos que ter planos A, B e C :).

É por as escolas de enfermagem não fomentarem no seu ciclo de estudos mais carga horária e incentivo à investigação que os enfermeiros não se sentem minimamente confortáveis e capazes para o fazer.
Não o fazem propositadamente, porque o objectivo de ensino do ciclo de estudos claramente não é preparar os licenciados para investigação.

Back