Doutoramento

É doutoramento em quê? Economia/gestão ( aka papel e lápis) ou ou ciência da saúde?

No primeiro caso é perfeitamente possível.

No segundo, tenho dúvidas que a tua preparação seja suficiente. Existe toda uma metodologia de investigação cientifica e familiarização com a instrumentação ( equipamentos de análises, etc) que te passou ao lado e que se ensina cedo nos cursos de ciência nas universidades.

Conheço alguns enfermeiros com doutoramentos e não são assim tão raros como dizes. Os que conheço são na área das ciências da educação, Psicologia e gestão hospitalar. Nenhum em investigação "médica".

Mas se é isso que queres: vai em frente.[;)]

Pastis, não temos de facto (nem eu) conhecimentos suficientes para exercer investigação laboratorial.Não somos preparados para isso, com pena minha.

Com o doutoramento o que eu queria era aliar investigação (não laboratorial) com a minha pratica clinica. Porque investigar não implica que seja apenas num laboratório.

(Desculpem a quem depreendeu que eu queria estar num laboratório e eu nao entendi para explicar[s)])

O doutoramento é isso mesmo alia a saúde/clinica com a gestão/serviços de saúde. [:D]

Os enfermeiros que conheces, conseguiram frutos do grau académico? [;)]

Os enfermeiros que conheces, conseguiram frutos do grau académico? [;)]

Não conheço pessoalmente mas sim por intermédio dum familiar que trabalha na área e com quem já discuti esses assuntos dos "doutores enfermeiros" algumas vezes...

Uns dão aulas em instituições de ensino de enfermagem em paralelo com prestação de serviços em Hospitais/ clínicas. Outros trabalham em organismo do estado normalmente em funções de administração. Etc. Não deve existir propriamente uma função típica para um enfermeiro doutorado.

O perfil típico que consegui depreender das conversas são enfermeiros que fizerem o doutoramento depois dos 30 e muitos anos...

Ou seja a carreira já estava feita antes do doutoramento. Se é que me faço entender.

Mas há por aqui 3 ou 4 enfermeiros mais velhos no fórum que poderão dar mais dicas.

Eu apenas sei de "ouvir" falar.

Com tens formação em duas áreas aparentemente díspares o melhor seria aproveitares o doutoramento para tentar fazer a ponte entre a licenciatura e o mestrado. A gestão hospitalar assentava-te que nem uma luva.

Acho que fazes bem. É algo que nunca coloquei de lado, apenas preciso de mais disponibilidade.

A gestão hospitalar assentava-te que nem uma luva.

O problema da gestão hospitalar é que é um área onde há 150000 cães o mesmo osso... O doutoramento não lhe servirá de muito pois essas funções são hiper desejadas e muitas vezes são por nomeação onde experiência anterior e connections são fundamentais.

Tenho uma pessoa na família em casa que já dá para esse peditório da gestão hospitalar há muitos anos e sei que não é nada fácil chegar a cargos de topo.

( falo de carreiras no público)

O problema da gestão hospitalar é que é um área onde há 150000 cães o mesmo osso... O doutoramento não lhe servirá de muito pois essas funções são hiper desejadas e muitas vezes são por nomeação onde experiência anterior e connections são fundamentais.

Tenho uma pessoa na família em casa que já dá para esse peditório da gestão hospitalar há muitos anos e sei que não é nada fácil chegar a cargos de topo.

( falo de carreiras no público)
.

E verdade pastis. E em hospitais públicos/EPE valorizam além da experiência, os que possuem o curso de especialização de Administração Hospitalar pela Escola Nacional Saúde Publica uma vez que ainda é o único curso que da acesso à carreira de administrador hospitalar e possível progressão.

Uma coisa que eu fiz e que de muito me arrependi foi ter-me "atirado" ao doutoramento logo após a licenciatura (isso há uns anos era possível tendo uma boa média de licenciatura e um orientador interessado). Acabou por dar barraca e a causa principal, a meu ver, era a falta de tarimba e experiência profissional ("calo") para entender claramente os problemas abordados e o porquê das coisas se fazerem desta ou daquela maneira.

Tu é que melhor poderás ponderar a tua vida, evidentemente, mas eu aconselho sempre a ganhar alguma experiência antes de uma especialização deste calibre.

Eu tirei um doutoramento em engenharia enquanto estava a trabalhar em full time na mesma área. É algo que eu não recomendo a ninguém: trabalhava 8h/dia ao que se acrescecem mais 8h/dia ao doutoramento. Ao todo só se trabalha e dorme durante 3 a 4 anos, não há férias, nem sequer fins-de-semana e feriados. É uma vida de cão. Se compensou? A nível profissional não, para as empresas privadas é igual teres mestrado ou doutoramento.

A melhor coisa que fazes é pedires uma licença sabática (licença sem vencimento) do emprego durante 3 ou 4 anos, ganhares uma bolsa de doutoramento e aí sim, fazes o doutoramento em regime de exclusividade. Quando acabares o doutoramento voltas ao emprego. As duas coisas em simultâneo vai-te colocar maluco(a).

Last edited:
Eu sou enfermeira. Mas tenho mestrado em Gestão e Economia pela FEP.

Sweden e eu, apesar de Ter noção que um mestrado nada tem de parecido com um doutoramento e pior, enfermeiros doutorados são muitos poucos.
Deixar de trabalhar para ir ao estrangeiro é de todo impossível mas tinha bons conhecimentos na Suíça para fazer lá investigação. Caso o governo não impedisse as licenças sem vencimento.

Enfermeira com mestrado em gestão. Tive muitos colegas nessa condição e sinceramente não tem nada a ver, nem sei como permitem tal coisa. Para se tirar um mestrado em gestão, ou até mesmo em economia que é bastante diferente de gestão, há que ter muitas e boas bases para isso. Um enfermeiro simplesmente não tem. Nota-se muito a diferença de quem já tem licenciatura em gestão e quem é enfermeiro. Mas é o país que temos.

Enfermeira com mestrado em gestão. Tive muitos colegas nessa condição e sinceramente não tem nada a ver, nem sei como permitem tal coisa. Para se tirar um mestrado em gestão, ou até mesmo em economia que é bastante diferente de gestão, há que ter muitas e boas bases para isso. Um enfermeiro simplesmente não tem. Nota-se muito a diferença de quem já tem licenciatura em gestão e quem é enfermeiro. Mas é o país que temos.

Ainda bem que és dos poucos que pensam assim... Tenho licenciatura em engenharia, doutoramento em engenharia e pelo meio tirei um mestrado em finanças. E para o próximo ano se tudo correr bem devo começar o MBA. Se pensasse como tu tava bem lixado.

Ainda bem que és dos poucos que pensam assim... Tenho licenciatura em engenharia, doutoramento em engenharia e pelo meio tirei um mestrado em finanças. E para o próximo ano se tudo correr bem devo começar o MBA. Se pensasse como tu tava bem lixado.

Não sou dos poucos que pensam assim, pois todos os licenciados em gestão, e não só, olham de lado os enfermeiros a tirar mestrado juntamente com eles. São mal vistos. Tanto por isso, como pelo complexo de inferioridade que sentem relativamente aos médicos, isso na maioria dos casos é o que os leva a tirar um mestrado no que calha para se sentirem menos rebaixados. As universidades, claro, sedentas de dinheiro como estão, aproveitam este maná que lhes chega às carradas. Só para ficarem com uma ideia do exagero, posso dizer que no meu curso tinha mais enfermeiros a tirar mestrado em gestão do que licenciados em gestão.

Em engenharia ou enfermagem não tenho bem a ideia, mas nas ciencias da vida, alimentares e saúde, hoje em dia Doutoramento é quase que requerimento. O ano passado cheguei a ir à Philip Morris em Neuchatel para uma entrevista como técnico de investigaçao, e descobri que a outra posiçao que requeriam mestrado, decidiram que afinal queriam era alguém com doutoramento, para "técnico" investigaçao proteómica. Quase todas as posiçoes interessantes pedem doutoramento. Inclusivé vi posiçoes engraçadas (uma oferecia 300 mil libras anuais) que pediam Doutoramento e MBA.

Eu fiz BSc em Bioquimica, MSc na mesma área focado em ténicas, tou a fazer doutoramento na área da investigaçao alimentar, e fico a pensar se depois disto, se um MBA não era cereja no topo do bolo. É que apesar de tudo, sou Portugues, por isso já estou habituado a sofrer...e se valer a pena melhor.

EDIT:
Já agora, só para dizer, eu nunca conheci enfermeiros a tirar doutoramento, mas já vi várias pessoas de Análises Clínicas a tirar Mestrado seguido de Doutoramento, tudo enquanto trabalham.

Last edited:

Não é dos poucos não. Daí os atritos entre pessoas das ciencias da vida, engenharias e os de Gestao/Economia. Possivelmente é mais fácil para algumas pessoas de ciencias ou engenharia, tirar um mestrado em Finanças por exemplo, do que vice versa. É que os cursos, dependendo do sitio, já englobam tantas áreas diversas (matematicas, fisicas, biologias, programaçao, ética, etc) que Finanças (neste caso) acaba por ser "só" mais uma variedade. Além que para estas pessoas é um bom complemento. Não lhes dá o mesmo nível de conhecimento, mas abre-lhes os horizontes para saberem o que existe.

Por acaso é um tema interessante e não tinha noção que houvesse assim tantos enfermeiros a tirar mestrados em gestão. Por curiosidade, Aenf2,tiveste alguma dificuldade em fazer o mestrado, dado serem áreas bem distintas e não teres "formação de base"? Em que escola fizeste o mestrado?

Resta-me desejar-te boa sorte com aquela velha máxima de que o saber não ocupa lugar. [;)]

Então para ti um enfermeiro nunca deveria tirar um curso pos-licenciatura na área de gestão e economia e por consequência não exercer um cargo de gestão/administração? É isso?

Por acaso é um tema interessante e não tinha noção que houvesse assim tantos enfermeiros a tirar mestrados em gestão. Por curiosidade, Aenf2,tiveste alguma dificuldade em fazer o mestrado, dado serem áreas bem distintas e não teres "formação de base"? Em que escola fizeste o mestrado?

Resta-me desejar-te boa sorte com aquela velha máxima de que o saber não ocupa lugar. [;)]

dvck a minha grande dificuldade foram os horários pois não tive estatuto trabalhador-estudante no hospital e faco muitas noites e as aulas eram todos dias. Foi um esforço a dobrar.
Se tive que estudar muito por não ter bases? Tive sim e muito mas nao fiquei atras dos meus colegas licenciados em economia, gestão etc etc.

O mestrado foi na Faculdade de Economia do Porto [;)]

Muito obrigada mesmo e de facto o saber no ocupa lugar mesmo em áreas tão dispares :)

Last edited:
Back