::Drifter:: T2 3.0 Di- 51.100km!Up-grade em breve.

citação:Originalmente colocada por f.macedo

O que é "cruzamentos de eixos, que este jipe “não gosta” muito"?
Nao sei do que se trata :(

Tem a ver com o curso da suspensão, ou seja aquilo que ela estica, antes de levantar uma roda do chão. por exemplo um Terrano possúi cerca de 45cm de curso na suspensão traseira,que faz com que não seja um valor de referencia pois um defender possui cerca de 65cm, permitindo que as rodas possam estar mais tempo em contacto com o solo logo dando mais tracção ao veículo. Na suspensão dianteira a coisa ainda se complica mais para os lados do T2 pois ao ser independente esta atinge valores de curso na ordem dos 35cm (valor +/-). Este problema afecta todos os jipes com esta configuração, e que tenham barras estabilizadoras, claro que em alcatrão isto conta tudo a favor. Espero ter esclarecido

Cruzamento de eixos é algo deste género, em que os eixos "trabalham em sentidos opostos"

Bad_80_6.jpg

alfamaniaco, desculpa lá meter aqui um Toyota :D

CASO PRÁTICO: Como passar uma vala que provoca cruzamento de eixos
As fotos colocadas acima podem ilustrar esta descrição ;)

Estudar o terreno para saber em que ponto se produzirá situação de cruzamento de eixos.
Bloquear o diferencial central e o diferencial de eixo traseiro se existem.
Em terreno plano ou em aclive, passar a uma relação de transmissão reduzida, 2a ou 3a curta e em 1a curta na descida.
Em terreno plano ou em aclive, acelerar ligeiramente justo antes do ponto de cruzamento de eixos.
Na descida, travar ligeiramente se necessário, mas sem nunca bloquear as rodas.
Em caso de bloqueio, passar à marcha atrás e recuar para escolher outra trajectória ou outra velocidade.

Atravessar uma vala

Colocar o veículo em diagonal, a cerca de 45° diante da vala. Prever uma zona de saída suficientemente larga.
Bloquear o diferencial central e o diferencial traseiro se o veículo os possuir.
Atravessar a vala lentamente, em 1a curta, com o acelerador ao mínimo.
Se o veículo parar devido a um excesso de articulação entre eixos, recuar.
Recomeçar escolhendo uma trajectória diferente.
Acelerar com decisão para transpor a vala com um impulso.
Soltar o acelerador para a passagem das rodas traseiras.

Fantástica explicação, como diria alguém do nosso teatro: Compreendido!...
Obrigadão!

Por Terrano II, há dois dias andei com um Terrano II, só em estrada e notei que a suspensão do carro era muito mais rígidada que o meu - 3.0 Di Turbo, com os mesmos pneus. Verifiquei o molejamento traseiro e verifiquei também que molejava muito menos que o meu. Ou seja, muito menos confortável em estrada. O propriétario do Terrano II também verificou o mesmos e chegou a uma brilhante conclusão :)) que a suspensão não era igual. O Terrano II foi comprado na mesma altura que comprei o meu.
Será possível? Já alguém verificou isto?
Passamos por uma estação de serviço e acertámos a mesma pressão dos pneus.
Será do peso do motor?
Estranho...

A verdade é que os Terranos até 98 eram equipados com amortecedores hidráulicos a óleo de duplo efeito a partir daí depois do 2º restyling, começaram a ser equipados com amortecedores a gás, poderá estar aí a diferença :)

Foram comprados na mesma altura, apenas com uma diferença de dias. Deve ser do peso do motor concerteza. Eu sei que o volume não define a massa, mas uma verdade é certa, olhando para um motor e para o outro, o meu (3.0 Di Turbo, mais conhecido pelo ZD) é um monstro comparado com o 2.7 Terrano II.
Portanto, o 3.0 além de ser mais económico também é mais confortável :))
Nesta alura, praticamente em estrada e auto-estrada, em andamento normal está a fazer +/- 8l /100km. Parece que está equiparado ao do membro alfamaníaco. Nada mau!
Estou a usar o BP Visco 7000 Turbo Diesel Sport, comprado em Espanha a metade do preço de Portugal. Quem estiver perto da fronteira vale alguns km's.
Atenção: Julgo que este <BP Visco 7000 Turbo Diesel Sport> é o mesmo que o <BP Visco 7000 Sport> vendido em Portugal, pelo menos foi o que a BP portuguesa me deu a entender telefonicamente. Questões e estratégias comerciais :)

citação:Originalmente colocada por f.macedo

Foram comprados na mesma altura, apenas com uma diferença de dias. Deve ser do peso do motor concerteza. Eu sei que o volume não define a massa, mas uma verdade é certa, olhando para um motor e para o outro, o meu (3.0 Di Turbo, mais conhecido pelo ZD) é um monstro comparado com o 2.7 Terrano II.
Portanto, o 3.0 além de ser mais económico também é mais confortável :))
Nesta alura, praticamente em estrada e auto-estrada, em andamento normal está a fazer +/- 8l /100km. Parece que está equiparado ao do membro alfamaníaco. Nada mau!
Estou a usar o BP Visco 7000 Turbo Diesel Sport, comprado em Espanha a metade do preço de Portugal. Quem estiver perto da fronteira vale alguns km's.
Atenção: Julgo que este <BP Visco 7000 Turbo Diesel Sport> é o mesmo que o <BP Visco 7000 Sport> vendido em Portugal, pelo menos foi o que a BP portuguesa me deu a entender telefonicamente. Questões e estratégias comerciais :)

Não tou a ver porque é que um é um monstro e o outro não. só se for pelos plásticos que tem a mais, de resto não vejo que 300cc possam aumentar tanto um motor. [:0]Já agora com 72lts de gasóleo quantos km fazes? Porque iso do gasta 8 ou 7 ou .... +/- nunca chegamos a conclusão nenhuma:D

Não sabia que os oleos em Espanha têm essa diferença de preço! 50%... eu vou lá com frequência, vou estar atento.
Assim sendo alguem me sabe dizer qual o oleo mais recomendado para o meu maverick td de 93 e os preços aproximados cá para comparar lá em espanha??

Terrano II em confirmo essas médias de 8/100 em estrada neste jipe!!
Podes ver isso aqui no diario de bordo que fiz 625k com 49,5 ltrs!
se fizeres a média dá precisamente 7.92 ltrs/100
a média foi feita com atestar depóstio, fazer os km e voltar a atestar deposito!
No dia-a-dia estou a fazer médias entre os 9-10 em urbano!E uso gasoleo "normal"

citação:Originalmente colocada por alfamaniaco

Terrano II em confirmo essas médias de 8/100 em estrada neste jipe!!
Podes ver isso aqui no diario de bordo que fiz 625k com 49,5 ltrs!
se fizeres a média dá precisamente 7.92 ltrs/100
a média foi feita com atestar depóstio, fazer os km e voltar a atestar deposito!
No dia-a-dia estou a fazer médias entre os 9-10 em urbano!E uso gasoleo "normal"

Em urbano não faço mais do que isso,e em estrada(90/100km/h) já fiz 900km com 1 depósito por isso... é tudo uma questão de ter ou não o pé pesado e o carrinho bem afinadinho

Mas acredita que nas mesmas situações de condução o 3.0 gasta menos!
És o primeiro que ouço falar nesses consumos no 2.7! Tenho alguns amigos com esses Terrano e todos falam em consumos na ordem dos 11-12 no dia-a-dia!Em estrada 9!
Também depende muito do percurso! Eu sei que no meu baixaria mais o consumo, mas pego no jipe de manhã, frio portanto, e faço 10km e paro até ao fim do dia!dps faço mais uns 20-25! Ou seja, faço dois arranques a frio com o carro, e em condução urbana!
Nota-se bastante nas médias!
Numa altura em que andei a fazer cerca de 40-50km seguidos de cada vez, tive médias bem mais baixas!!Notava-se bem!

citação:Originalmente colocada por alfamaniaco

Mas acredita que nas mesmas situações de condução o 3.0 gasta menos!
És o primeiro que ouço falar nesses consumos no 2.7! Tenho alguns amigos com esses Terrano e todos falam em consumos na ordem dos 11-12 no dia-a-dia!Em estrada 9!
Também depende muito do percurso! Eu sei que no meu baixaria mais o consumo, mas pego no jipe de manhã, frio portanto, e faço 10km e paro até ao fim do dia!dps faço mais uns 20-25! Ou seja, faço dois arranques a frio com o carro, e em condução urbana!
Nota-se bastante nas médias!
Numa altura em que andei a fazer cerca de 40-50km seguidos de cada vez, tive médias bem mais baixas!!Notava-se bem!

A verdade é que em autestrada os consumos disparam que é uma coisa louca, mas claro que o 3.0Di gasta menos que o 2.7TDi. Assim como o 2.7 TDi gasta menos nas mesmas condições que o 2.7 TD, aliás os consumos entre o TD e Tdi são mesmo dispares, talvez seja essa a situação.

Quanto o consumo estou deveras satisfeito, não tenho computador de bordo mas faço-o sempre à antiga, encher até ao gargalo bem abanado (não chocalhado :)) ), dar as voltinhas normais, até porque são essas que para mim têm importância, incluindo autoestrada, a 120/130/140 de velocímetro e depois, entre os 300 e os 500Km, voltar a encher até ao gargalo. Regra de três simples e... já está encontrada a média :)

Notei uma diferença muito grande entre o consumo do gasóleo tipo A (em Espanha) e o do Cempsa especial assim como o do Repsol também especial. Será que dá resultado e compensa a diferença?

Quanto ao volume do motor eu noto maior volume TerranoII, se tem mais peso não sei. Até pode ser dos plásticos, como não sei nada disto, até é capaz de ser... Mas lá que faz diferença na suspensão... faz, nota-se e muito em estrada com algumas imperfeições. Também pode ser defeito...

Que me dizem quanto ao novo gasóleo? Já experimentaram em estrada?

Voltar
Superior