Dropbox

Instalas um aplicativo no PC, e todos os ficheiros que depositares lá, ficam acessíveis em qualquer parte do mundo, no respectivo site. Metes o teu username e password no outro lado do mundo, e acedes aos ficheiros. É tipo uma pen drive online.

Usei-o durante 3 dias, até que começou a dar bronca e não me preocupei em tentar perceber o porquê dos ficheiros desaparecidos, já que tinha demasiado trabalho para fazer no emprego.

Dá jeito, mas pessoalmente nunca colocaria nenhum tipo de informação importante partilhada em servidores online. Isto é util para ficheiros "normais", fotos, música, videos, etc. De resto, tudo o que seja mais ou menos confidencial eu não recomendo. Eles dizem que é seguro, e até pode ser paranóia, mas não há nada como ter coisas importantes apenas acessíveis fisicamente no teu PC ou backup local.

Eu também uso.

Tenho-o em dois computadores para ter sempre à mão alguns ficheiros; é chato ir passar o fim-de-semana fora e perceber que nos esquecemos de ir copiar certos ficheiros actuais com a pen ou enviar por e-mail. Com o Dropbox basta estarem na pasta certa e são sincronizados, haja ligação à net.

Vamos imaginar que tenho 5 computadores, instalo o dropbox em todos com a minha conta; ao colocar ou apagar um ficheiro num computador, acontece exactamente o mesmo no outro.

Permite ainda que partilhemos uma dada pasta com outro utilizador do dropbox. Eu tenho várias partilhadas. Quando quero enviar um ficheiro para outra pessoa, em vez de fazer um e-mail, coloco lá. Também podemos definir que num certo pc (ou telemóvel) apenas vamos funcionar com uma das pastas que a nossa conta tem. Pode dar jeito para evitar sobrecarregar o armazenamento e transferências dum smartphone.

Como foi dito, permite também ser uma cópia de segurança. E se apagarmos um ficheiro por engano, podemos ir ao site do dropbox e restaurar o dito ficheiro, penso que tem um limite de 30 dias, e desde que haja espaço livre que o permita "guardar".

Para quem usa apenas um computador e não quer beneficiar da partilha com outras pessoas, pouca vantagem terá. Para quem usar mais do que um computador e eventualmente partilhar conteúdos, torna-se muito útil, recomendo. [;)]

Quando se acaba de instalar o programa há uma tour completa; deixo-vos uma versão resumida no site. Podem também procurar vídeos no youtbe.

Ja uso há muitos anos ... para mim é uma ferramenta essencial. Pois sincroniza-me tudo o que lá meto por varios dispositivos e nao são poucos.

Deixei de usar.

Agora uso o Drive da Google.

Mais rápido e prático pois permite abrir documentos no browser através do Gmail.

De resto, funciona tal e qual a Dropbox?

Praticamente... no GD o limite de tamanho dos ficheiros para upload é de 10Gb enquanto no DB é de apenas 300Mb.

Quanto a capacidade grátis, o Skydrive da microsoft vai na frente com 7Gb sem termos de estar a encher o mail dos amigos com convites.

Voltar
Superior