DUA não conforme

laglemos

Well-known member
Boas a todos.
Vou colocar a questão retirada de outro forum para tentar ajudar este meu conhecido:

"Boas tarde. Tenho um Citroen Ds3 branco com tejadilho preto e no Sábado dia 09/11 fui mandado parar numa operação stop por agentes da autoridade, pensando eu que estava tudo na conformidade quando sou surpreendido por um agente de que o meu carro não estava nos conformes porque o livrete em relação à cor não estava bem, porque só dizia branco e deveria dizer branco e outra! Isto tudo resultou em 120€ multa e apreensão do livrete do carro e ainda tendo que ir ao IMTT fazer a alteração do livrete!
Já fui ao concessionário da Citroen onde comprei o veículo e também ficaram surpreendidos com a situação visto que o concessionário não tem culpa porque o veículo veio assim de fabrica e para apurar responsabilidades fizeram uma exposição por escrito à Citroen Portugal na qual ainda estou à espera de resposta! Já andei a sondar outras pessoas que têm Ds3 e o livrete (DUA) está na mesma situação, o que me dá a entender que é um erro por parte da Citroen!"

Quando recebeste o DUA, deverias ter verificado as informações constantes no mesmo.

Agora resta-te pagar uns trocos e emitirem novo DUA, devidamente alterado.

E se queres recuperar os 120 €, prepara-te para uma dura e longa batalha...

Quando recebeste o DUA, deverias ter verificado as informações constantes no mesmo.

Não fui eu que recebi o DUA...como podes ler eu coloquei "...para tentar ajudar este meu conhecido."

Ah..quer dizer, a Citroen Portugal faz uma homologação incorrecta de um modelo e o cliente na boa fé de estar a comprar um carro novo em que presumivelmente vem tudo legal é que é o culpado? Deve ser deve..[:D]

Apesar de ser com outra marca, tive uma situação semelhante numa IPO com os pesos do veiculo a diferirem entre os que estavam na chapa e no livrete.

Contactei o representante (importador) expondo-lhe a situação. pediram-me os documentos da viatura (na altura ainda se emitiam o livrete e o registo de propriedade) e trataram de tudo. Demorou ainda alguns tempo (3 ou 4 meses) a receber o novo DUA, o unico custo que tive foi o de enviar os documentos e uma declaração assinada por correio.

Será provavel que a Cintroen Portugal proceda da mesma maneira.

Boa sorte

Obrigado desde já pelas respostas.
enquanto não chega resposta do representante da marca a maior urgência é perceber se há alguma coisa a fazer em relação á multa, dado que os 120€ já foram pagos. Pode-se desde já expôr a situação á ANSR?

Contacte-se o concessionário, ou mesmo a Citroen Portugal, a expor a situação, e saber da ''disponibilidade'' para que sejam ressarcidos do valor da coima.

e caso o teu conhecido se tivesse recusado a pagar na hora, sempre tnha 23 dias para o fazer entretanto? levantavam o auto e ele depois dirigia-se a uma caixa multibanco?

Por acaso nos 3 carros anteriores que passaram aqui por casa sempre vinha a cor e outros na denominação da cor, mas neste ultimo já só vem mesmo a cor.

graças a deus que existem tão zelosos agentes que garantem a segurança das nossas estradas punindo os criminosos que não têm a indicação "e outra" nos livretes

curiosamente já tive um problema parecido num citroen ax gt que tive.
a tara constante no livrete, não era a mesma que estava gravada na chapa de identificação do carro, havendo uma diferença de 45kg.
sempre que o levava à inspecção, vinha sempre com essa anotação, mas nunca me chateei com isso. andei assim até vender o carro
no teu caso como é um carro comprado novo, fazia pressão no concessionário e até no próprio importador.
em ultimo caso, tentava fazer pressão com os órgãos de comunicação social, tentando juntar o maior numero possível de donos de carros iguais com o mesmo problema

Ah..quer dizer, a Citroen Portugal faz uma homologação incorrecta de um modelo e o cliente na boa fé de estar a comprar um carro novo em que presumivelmente vem tudo legal é que é o culpado? Deve ser deve..[:D]

Sabes que mais, não leias nada do que te é dado em mão. Confia sempre. E pode ser que um dia te admires.

A cor que consta no DUA é a predominante no veículo e por aqui até o agente da autoridade pode ter sido demasiado zeloso.

Quanto à homologação, é feita apenas uma para uma carrada de veículos e quase aposto que as autoridades, nomeadamente os seus agentes, não pescam peva desse assunto.

Para terminar, o erro no registo do veículo tanto pode ter sido da Citroën como dos serviço do IMTT.

E sim, cabe ao proprietário verificar se tudo está de acordo com o que é previsto estar, afinal de contas, a documentação e os dados nela constante são da sua responsabilidade e como tal, merece a sua verificação.

Sinceramente, não consegui ler este tópico sem ficar revoltado!

Primeiro, acho que quem trata dos documentos do carro tem que os entregar conforme aos clientes! Especialmente, quando falamos de carros novos, em que os stands chegam a levar mais 500€ para tratar dos documentos! [8b] Além do mais, pelo menos para mim, é novidade que o DUA tem que ter lá escrito "Cor XXXX e outras". O meu carro é cinzento e só espero não levar uma multa de 120€ por não ter o "outras" por causa de uns riscos brancos que me fizeram na porta traseira direita. :sh)

Segundo, acho que esse agente da Polícia devia ir aprender a implicar com o raio que o parta! Se o DUA dissesse "vermelho" em vez de "branco", confesso que até percebia o auto. Mas dado que o carro é predominantemente branco, isto sim, acho que é vontade de contribuir para reduzir o défice! Com a quantidade de gente que circula por aí com pneus carecas, sem seguro ou inspeção, bêbados, a velocidades estúpidas, a fazer manobras perigosas, com os miúdos sem cadeirinha, etc., sua excelência acha que o melhor serviço a prestar à sociedade é autuar uma pessoa em 120€, mais os "não-sei-quantos"€ de alterar o DUA, porque "Branco" em vez de "Branco e Outras". [:vm)] Enfim. Deve ser o mesmo cromo que autuou um amigo meu em cento e tal € por se ter esquecido de colocar o dístico do seguro no vidro. :sh)

Voltar
Superior