DUA não conforme

Tiveste azar, apanhaste com um daqueles policias que não devem saber ler nem escrever, mas fora de brincadeiras aperta com a Citroen que eles tem que assumir o erro

Sabes que mais, não leias nada do que te é dado em mão. Confia sempre. E pode ser que um dia te admires.

A cor que consta no DUA é a predominante no veículo e por aqui até o agente da autoridade pode ter sido demasiado zeloso.

Quanto à homologação, é feita apenas uma para uma carrada de veículos e quase aposto que as autoridades, nomeadamente os seus agentes, não pescam peva desse assunto.

Para terminar, o erro no registo do veículo tanto pode ter sido da Citroën como dos serviço do IMTT.

E sim, cabe ao proprietário verificar se tudo está de acordo com o que é previsto estar, afinal de contas, a documentação e os dados nela constante são da sua responsabilidade e como tal, merece a sua verificação.
Nem 8 nem 80. Sem dúvida que se deve verificar, mas eu por exemplo, não fazia ideia que num carro branco com o tejadilho preto teria que dizer na cor: "branco e outra"
Tanto bandido na rua e o polícia chateia-se por causa disso...

Sinceramente, não consegui ler este tópico sem ficar revoltado!

Primeiro, acho que quem trata dos documentos do carro tem que os entregar conforme aos clientes! Especialmente, quando falamos de carros novos, em que os stands chegam a levar mais 500€ para tratar dos documentos! [8b] Além do mais, pelo menos para mim, é novidade que o DUA tem que ter lá escrito "Cor XXXX e outras". O meu carro é cinzento e só espero não levar uma multa de 120€ por não ter o "outras" por causa de uns riscos brancos que me fizeram na porta traseira direita. :sh)

Segundo, acho que esse agente da Polícia devia ir aprender a implicar com o raio que o parta! Se o DUA dissesse "vermelho" em vez de "branco", confesso que até percebia o auto. Mas dado que o carro é predominantemente branco, isto sim, acho que é vontade de contribuir para reduzir o défice! Com a quantidade de gente que circula por aí com pneus carecas, sem seguro ou inspeção, bêbados, a velocidades estúpidas, a fazer manobras perigosas, com os miúdos sem cadeirinha, etc., sua excelência acha que o melhor serviço a prestar à sociedade é autuar uma pessoa em 120€, mais os "não-sei-quantos"€ de alterar o DUA, porque "Branco" em vez de "Branco e Outras". [:vm)] Enfim. Deve ser o mesmo cromo que autuou um amigo meu em cento e tal € por se ter esquecido de colocar o dístico do seguro no vidro. :sh)

Não te irrites tanto, nem batas tanto com a cabeça... a culpa não é do stand que nem sequer para aqui é chamado. O erro terá sido do importador ou das entidades oficiais no momento da homologação. Além disso, o valor que dizes ser para documentação não é só para isso. É para averbamento, transporte e preparação (e não julguem que um averbamento é sempre de 65€). Ah, e outra coisa... quem entrega os documentos aos clientes não é o stand... esse nem lhes sente o cheiro, uma vez que a documentação é emitida e enviada directamente para o cliente pelos organismos oficiais e o cliente, tal como diz na carta, tem o dever de verificar se a documentação está conforme. Claro que, se não estiver, o importador tem que assumir a responsabilidade.

Já quanto ao polícia, sim, creio que houve aí um excesso de zelo escusado.

Não te irrites tanto, nem batas tanto com a cabeça... a culpa não é do stand que nem sequer para aqui é chamado. O erro terá sido do importador ou das entidades oficiais no momento da homologação. Além disso, o valor que dizes ser para documentação não é só para isso. É para averbamento, transporte e preparação (e não julguem que um averbamento é sempre de 65€). Ah, e outra coisa... quem entrega os documentos aos clientes não é o stand... esse nem lhes sente o cheiro, uma vez que a documentação é emitida e enviada directamente para o cliente pelos organismos oficiais e o cliente, tal como diz na carta, tem o dever de verificar se a documentação está conforme. Claro que, se não estiver, o importador tem que assumir a responsabilidade.

Já quanto ao polícia, sim, creio que houve aí um excesso de zelo escusado.

Nem penses que me irrito assim tanto. [:D] Mas, mesmo nessa parte de a pessoa ter a obrigação de verificar se está tudo conforme, eu creio que a generalidade das pessoas não tem a noção dessa parte do "Cor XXX e outras". Eu, pelo menos, não tinha. Quando recebi o DUA, as únicas coisas que verifiquei foram o nº do chassis, de matrícula, as medidas dos pneus e os pesos máximos que estão na chapa do fabricante. A parte da cor, quando vi que era igual à predominante do carro, fiquei "satisfeito". Mas com esse nível de detalhe, coloco a questão: então, todos os DUA deviam dizer "Cor XXX e outros", pois há sempre pormenores no carro de cores diferentes, nem que sejam os vidros, faróis e as matrículas. [:D]

Nem penses que me irrito assim tanto. [:D] Mas, mesmo nessa parte de a pessoa ter a obrigação de verificar se está tudo conforme, eu creio que a generalidade das pessoas não tem a noção dessa parte do "Cor XXX e outras". Eu, pelo menos, não tinha. Quando recebi o DUA, as únicas coisas que verifiquei foram o nº do chassis, de matrícula, as medidas dos pneus e os pesos máximos que estão na chapa do fabricante. A parte da cor, quando vi que era igual à predominante do carro, fiquei "satisfeito". Mas com esse nível de detalhe, coloco a questão: então, todos os DUA deviam dizer "Cor XXX e outros", pois há sempre pormenores no carro de cores diferentes, nem que sejam os vidros, faróis e as matrículas. [:D]

Onviamente que há pormenores que poderão passar despercebidos à grande maioria das pessoas. Em lado nenhum me viste a apontar o dedo ao homem e a dizer "daltónico!!!" [:D]. Falei, obviamente, de uma forma geral. Há inúmeros casos em que as pessoas só detectam alguns erro quando vão à 1ª IPO.

Qualquer dias as pessoas que não percebem nada de leis automóvel e de mecânica têm de tirar um curso antes de receberem DUA para depois saberem ver se está tudo conforme [8b].

As pessoas quanto muito devem verificar se o nome e morada está correcto, fora disso a responsabilidade é claramente de quem transmitiu, registou ou imprimiu esses valores.

Qualquer dias as pessoas que não percebem nada de leis automóvel e de mecânica têm de tirar um curso antes de receberem DUA para depois saberem ver se está tudo conforme [8b].

As pessoas quanto muito devem verificar se o nome e morada está correcto, fora disso a responsabilidade é claramente de quem transmitiu, registou ou imprimiu esses valores.

Obviamente.

Última edição:
Por acaso andei a ver o livrete da minha carrinha e de 2 carros de colegas meus.

A minha é toda cinzenta e diz no livrete Cinzento e outras. Um Fiesta todo preto diz Preto e outras. Um Clio 1.5 dCi comercial 65cv branco diz Branco e outras.

Ou seja, carros só de uma cor tem a indicação de outras. Um carro como o DS3 obrigatoriamente também tinha que dizer.

Voltar
Superior