Dúvida a mudar pastilhas.

DeMiranda

New member
Boa tarde malta.
Vou mudar as pastilhas traseiras da minha megane.
Estou com umas dúvidas que gostava de ver dissipadas.

1 - Posso pôr wd40 no bombito para lubrificar e ser mais fácil recolher ou não?

2 - Devo ou não por massa de cobre ou outro produto na traseira da patilha?

3- Devo desgastar alguma parte da pastilha antes de a colocar?

Obrigado desde já
Cpts a todos.

WD40 não é a melhor opção. Creio que se limpares bem, com spray limpa travões, a borracha dos pistões, nem precisas de lubrificante algum. O melhor é abrires a purga enquanto recolhes o pistão e é como barrar manteiga.

Esquece a massa de cobre atrás das pastilhas, se forem de boa qualidade já trazem um material anti-ruido. deves é usar massa de silicone nas guias da pinça

Não se deve desgastar alguma parte da pastilha, deixa ela acamar com os quilómetros.

Obrigado a ambos.

As pastilhas que comprei foram marca branca. Não tenho a certeza se os discos as vão gastar ttotalmente porque já devem estar nas últimas,daí ter optado por umas mais baratas. Algum produto que deva pôr em vez da massa de cobre?

Estava a pensar abrir o reservatório do óleo dos travões para empurrar o bombito, será mais eficaz abrir a purga então?

Como sei que os discos estão totalmente gastos,ou muito próximo disso?

Cpts

O disco tem uma espessura mínima, deve estar escrito na borda do disco, provavelmente já não deves conseguir ler por causa ferrugem, mas se tiver muito calo... está na hora.

Atenção ao que o colega JorgeVieira disse, qual é o sistema de travagem? Lucas, bosch ou trw? alguns é so recolher o pistão, outros ao mesmo tempo que recolhe tem de rodar.

Se o carro tiver ABS, convém abrir a purga para que resíduos do fluido velho que ficam na pinça não voltem para o circuito.

É disco não ventilado, pela foto tem muito material para gastar.[;)]
Existe ferramenta própria para recolher o pistão, mas com um alicate e um pouco de força deves safar-te.

eu aconselho colocar massa de cobre ( pq aguenta alta temperatura sem ficar liquida ) onde apoia o piston ( para tirar vibração / barulho ) e em todo o lugar onde trabalha a pastilha , como nestas fotos depois de bem limpar tudo e assoprar :

$_35.JPG

etriers20.jpg

lubrif_plaq_AR.JPG

tambem coloco um pouco de massa de cobre nos parafusos das rodas assim como nos parafusos de purga

nas pastilhas passo uma lima como aqui :

CIMG9045.jpg

aproveite para averificar os tubos de borracha dos travões ( se hà fissuras ) e trocar o oleo se tem mais de 2 anos

Última edição:
Vou encomendar a cola para os parafusos a massa consistente para a borracha, pasta de cobre e dar início ao trabalho.
Ao rodar/recolhero os bombitos há a possibilidade de os recolher demais, ou chega a um ponto que eles não encolhem mais?

não rodar muito pq podem sair pelo outro lado da pinça [:D] ( brincadeira )

vai encontrar um ponto onde o piston não vai querer mais rodar ( se tudo correr bem , pq tem vezes q estão bloqueados com lixo , corrosão )

Voltar
Superior