Duvida - Bateria

DJSKY

New member
Boas pessoal, hoje liguei o carro normalmente sem problema nenhum, fui ao supermercado onde o deixei estacionado e quando vou a voltar a ligar o carro, este não liga, sinal de bateria fraca, pela luzes do painel enfraquecidas, e naquela de me ir tentar desenrascar, tinha de fechar os vidros, e fechei, mas estes subiam muito devagar, o que era normal naquela situação.

Liguei a uma amigo meu, apareceu lá, encostamos os cabos e ficou a funcionar lindamente, e na duvida e por precaução, fui logo comprar um bateria nova, o que acontece é que ainda não a montei, pois o carro liga normalmente, como se não tivesse problema nenhum.

Verifiquei com o multímetro e ela apresenta 12,77 V quando o carro desligado, e com o carro ligado, ou seja, com o alternador a funcionar, apresenta 13,97 V (penso que não estou errado).

Agora a minha questão é, as baterias em fim de vida, perdem assim a carga de um momento para o outro, e depois voltam a funcionar normalmente?

Obrigado. Cumprimentos

Pode acontecer como referes, descarregou, depois carregou um pouco com o encosto e só está à espera de berrar de vez. Pelo menos é o que parece.....assim de longe. Em qualquer casa da especialidade (ou roady, p.e.) testam a bateria e o alternador. Se tens dúvidas, mais vale gastares esses 6 ou 7 € do teste, para ver se não ficas apeado (a não ser que andes com a bateria nova no carro[:D]).

Boas, depois de jantar e com esta ideia na cabeça e a curiosidade, fui novamente ao carro tentar dar a chave e não pegou, já não tinha força para tal novamente, então como já tinha referido, substitui pela bateria nova que comprei que estava na mala do carro, mudei, pegou logo, fui dar uma volta a ver se carregava alguma coisa, parei um bocado, dei a chave, deu perfeitamente e voltei para casa, e parece que era mesmo a bateria que já não segurava a carga, apesar de achar estranho ela estar desde sábado parada, e antes de ir para o supermercado ter ligado o carro perfeitamente.

Amanha logo vejo se pega ou não, e deixo aqui feedback, mas penso que tenha sido mesmo a bateria. Apesar de não me escapar a ideia de ser o alternador, mas como mede 14 volts +/-, penso que esteja a carregar e não haja problema, mas se houver, a bateria nova também irá falhar, e ai terei logo a resposta.

foste ao supermercado e deves ter deixado alguma luz ligada?

Era uma ideia sim, mas não, foi durante o dia, não sequer liguei as luzes, apesar de haver supermercados com parque sub-terranio ou coberto, mas neste caso não.

Apesar disso, também não me demorei por isso, mesmo que estivesse alguma coisa ligada, penso que não dava tempo para tal.

Obrigado pela resposta.

Cheira-me que vais ter chatices com o alternador.

Foi o que pensei logo, mas medi com o multímetro e parece estar tudo dentro da normalidade, com a bateria nova, medi e marcava 14,03 V.

Mas ainda pode ser um hipótese, vamos ver agora com a bateria nova.

Obrigado pela resposta.

Pode acontecer como referes, descarregou, depois carregou um pouco com o encosto e só está à espera de berrar de vez. Pelo menos é o que parece.....assim de longe. Em qualquer casa da especialidade (ou roady, p.e.) testam a bateria e o alternador. Se tens dúvidas, mais vale gastares esses 6 ou 7 € do teste, para ver se não ficas apeado (a não ser que andes com a bateria nova no carro[:D]).

Ao que parece já não estava a segurar a carga, e depois daquele arranque antes de ir ao supermercado, descarregou por completo e fiquei apeado lá, depois voltou a carregar com o encosto, e segurou a carga por umas horas, porque como referi a cima, agora depois de jantar, fui tentar novamente e já não tinha carga.

Sim, fiquei na duvida, mas comprei logo uma nova, visto amanha ter que ir trabalhar, e não queria de maneira nenhuma ficar apeado novamente. De qualquer das maneiras, a nova está no sitio, e penso que era mesmo a bateria, caso haja algum problema novamente, aponto logo para o alternador, mas penso que tenho sido mesmo a bateria, visto também já ter uns aninhos.

Sinceramente, nem me lembrei de fazer o teste a bateria numa casa da especialidade, foi uma coisa tão rápida, que nem me passou pela cabeça mas hoje também era domingo, duvido que estivesse alguma coisa aberta. Mas fica a dica, obrigado.

Obrigado pela resposta.

Cumprimentos a todos pessoal.

Se com o carro a trabalhar apresenta 13/14 volts o alternador deverá estar bom vê a voltagem da bateria conforme das a chave se baixar acentuadamente é porque provavelmente morreu o máximo que podes fazer e tirar as tampas e liga-la a um carregador de baterias durante umas 24 horas.

Peguei no carro esta manha, pegou perfeitamente, já vim a casa almoçar e pegou sempre bem, devia ser mesmo a bateria nas couves, visto que com esta nova está a trabalhar perfeitamente.

Se com o carro a trabalhar apresenta 13/14 volts o alternador deverá estar bom vê a voltagem da bateria conforme das a chave se baixar acentuadamente é porque provavelmente morreu o máximo que podes fazer e tirar as tampas e liga-la a um carregador de baterias durante umas 24 horas.

Boas, com o carro ligado, ou seja, o alternador em funcionamento, sim, apresenta sempre valores na casa dos 14 volts.

Provavelmente morreu mesmo, também já tinha uns aninhos, 4/5 anos, já devia estar na altura, mas por curiosidade medi, e ela mede 12,28V e já não pega o carro, mas ainda dá para acender as luzes e tal. [:D]

Encontrei esta tabela, e pelo valor de 12,28V que ela mede (já não pega o carro), ela supostamente devia ter 50% da carga ainda. :sh)

H9tmo.jpg

Em relação ao tirar as tampas e meter a carga, não vale apena, penso que nunca mais será bateria de fiar.

Obrigado pela resposta.

Mencionei o alternador porque também sou proprietário de um Peugeot e passei por uma situação idêntica.

Sim, agradeço desde já a sua resposta, eu próprio também pensei, e ainda não meti essa ideia totalmente de lado, agora só com a passar do tempo é que fico totalmente convencido que era da bateria (sou uma pessoa difícil de convencer [kiss]), pensei logo senão seria as escovas do alternador (material de desgaste), pois nunca as troquei, também qualquer dia, falham-me e terei de resolver o problema.

Obrigado.

As baterias são mesmo assim, morrem de um momento para o outro.

Deves ter o problema resolvido, não te preocupes mais.

cumprimentos.

Era isto que precisava de "ouvir" para ficar mais descansado, confirmar se era um sintoma normal da bateria em fim de vida.

Meti a nova no sitio, e tem estado a trabalhar bem, apesar de ainda ter feito apenas 4 ou 5 arranques, mas parece estar tudo a funcionar bem.

Parece que o problema está resolvido, agradecido aos que responderam e cumprimentos a todos.

Nota: Já agora, e aproveitando o tópico, comprei uma bateria de 12V (Claro) de 44AH da Feuvert, pois estava para comprar um Tudor Intensivo (penso que seja uma excelente marca de baterias) e o senhor que lá estava disse-me logo que as Tudor apenas tinham 2 anos de garantia, e que as da Feuvert tinha 3 anos de garantia e que eram também de origem Tudor, mas fabricadas para a Feuvert (o que achei um pouco estranho e desconfiei e ainda não me convenci) mas depois acabei por levar a da Feuvert, poupei uns euros e fico 3 anos descansado, caso haja alguma coisa. Alguém tem feedback das baterias Feuvert? Fiz bem em escolher esta marca?

Já agora, 44AH é o suficiente para um Peugeot 106 1.0 Gasolina? (o senhor que lá estava disse-me que sim, mas ás vezes quem acompanha o cliente, ainda percebe menos do que o próprio.)

Cumprimentos.

Boas pessoal, hoje liguei o carro normalmente sem problema nenhum, fui ao supermercado onde o deixei estacionado e quando vou a voltar a ligar o carro, este não liga, sinal de bateria fraca, pela luzes do painel enfraquecidas, e naquela de me ir tentar desenrascar, tinha de fechar os vidros, e fechei, mas estes subiam muito devagar, o que era normal naquela situação.

Liguei a uma amigo meu, apareceu lá, encostamos os cabos e ficou a funcionar lindamente, e na duvida e por precaução, fui logo comprar um bateria nova, o que acontece é que ainda não a montei, pois o carro liga normalmente, como se não tivesse problema nenhum.

Verifiquei com o multímetro e ela apresenta 12,77 V quando o carro desligado, e com o carro ligado, ou seja, com o alternador a funcionar, apresenta 13,97 V (penso que não estou errado).

Agora a minha questão é, as baterias em fim de vida, perdem assim a carga de um momento para o outro, e depois voltam a funcionar normalmente?

Obrigado. Cumprimentos

Essa bateria vai morrer em breve. Quantos anos tem?

Essa bateria vai morrer em breve. Quantos anos tem?

Penso que já esteve morta, ontem levou com o desfibrilador (liguei os cabos a outro carro) e aguentou umas horas, dai a ficar na dúvida se estaria boa ou não, mas entretanto já morreu outra vez, penso que foi mesmo a bateria, visto também ter metido uma nova que tem estado a trabalhar perfeitamente.

Tinha uns 4/5 anos, penso que é o tempo que elas duram, por isso nada fora do comum.

Obrigado e Cumprimentos.

Sim, agradeço desde já a sua resposta, eu próprio também pensei, e ainda não meti essa ideia totalmente de lado, agora só com a passar do tempo é que fico totalmente convencido que era da bateria (sou uma pessoa difícil de convencer [kiss]), pensei logo senão seria as escovas do alternador (material de desgaste), pois nunca as troquei, também qualquer dia, falham-me e terei de resolver o problema.

Obrigado.

Eu quando mudei o alternador não era viável trocar as escovas porque o "eixo" onde as escovas fazem contacto estava igualmente gasto.

Relativamente à bateria também já tive de trocar, mas ao contrário de ti, o meu Peugeot deu alguns sintomas típicos, nomeadamente acender a luz do airbag no painel. Troquei a bateria antes que me deixasse apeado.

Acontece.

As baterias, por deposição de materiais nos eléctrodos, podem desenvolver curto-circuitos.

Se desenvolver um curto-circuito intermitente passa a ter o comportamento que descreveste (ora funciona, ora não).

Curiosidade: como estão os níveis de água da bateria antiga?

Eu quando mudei o alternador não era viável trocar as escovas porque o "eixo" onde as escovas fazem contacto estava igualmente gasto.

Relativamente à bateria também já tive de trocar, mas ao contrário de ti, o meu Peugeot deu alguns sintomas típicos, nomeadamente acender a luz do airbag no painel. Troquei a bateria antes que me deixasse apeado.

Hum penso que no meu caso tenho sido mesmo a bateria, penso que o alternador esteja a carregar bem, visto ter feito a medição com o multímetro e hoje já ter andado um pouco e ainda não falhou nada. (mas sim, mais dia, menos dia terei o mesmo problema que tiveste e será mais uma pequena dor de cabeça, mas pronto, é material de desgaste, e como tal, o material tem sempre razão.)

Engraçado, às uns tempos para cá, quando ligava o carro, no momento em que o motor de arranque estava a trabalhar, o ponteiro do combustível ia a baixo e volta ao nível depois do carro já estar ligado, mas não liguei a esse provável "sintoma", visto o carro pegar perfeitamente, mas vendo a coisa bem, se calhar já era um sintoma da bateria a avisar que estava para morrer. Tenho de ver se agora com a bateria nova, se faz o mesmo ou se o ponteiro fica sempre no sitio.

Cumprimentos.

Acontece.

As baterias, por deposição de materiais nos eléctrodos, podem desenvolver curto-circuitos.

Se desenvolver um curto-circuito intermitente passa a ter o comportamento que descreveste (ora funciona, ora não).

Curiosidade: como estão os níveis de água da bateria antiga?

Falando dessa maneira, sim, realmente faz sentido.

Agora que falas nisso, fui verificar o nível da água, e realmente está com algumas placas já a verem-se, mas sempre tive atenção a isso, apesar de esta bateria ser daquelas que diz que não tem manutenção, já a tinha aberto, depois de ter passado a garantia, e já tinha coberto as placas 2 ou 3 vezes.

De qualquer maneira, penso que cobrir as placas e meter a carga, não a vá ressuscitar e a vá tornar numa bateria de fiar, ou será que vai? (ela também já tem uns 4/5 anos).

Cumprimentos

Verifiquei agora, que o ponteiro do combustivel já se porta bem, ou seja, não vai a baixo e volta ao nível, fica sempre no nivel mesmo estanto a ligar o carro (meter o motor de arranque a trabalhar).

Penso então que o ponteiro ir a baixo e só depois voltar ao nível, era um sintoma que a bateria estava a enfraquecer.

Cumprimentos

No meu estava associado à luz do airbag que não apagava.

E já sabias desse sintoma associado a bateria? Não pensaste que era um sensor do airbag avariado ou assim?

Já agora, e aproveitando o tópico, comprei uma bateria de 12V (Claro) de 44AH da Feuvert, pois estava para comprar um Tudor Intensivo (penso que seja uma excelente marca de baterias) e o senhor que lá estava disse-me logo que as Tudor apenas tinham 2 anos de garantia, e que as da Feuvert tinha 3 anos de garantia e que eram também de origem Tudor, mas fabricadas para a Feuvert (o que achei um pouco estranho e desconfiei e ainda não me convenci) mas depois acabei por levar a da Feuvert, poupei uns euros e fico 3 anos descansado, caso haja alguma coisa. Alguém tem feedback das baterias Feuvert? Fiz bem em escolher esta marca?

Já agora, 44AH é o suficiente para um Peugeot 106 1.0 Gasolina? (o senhor que lá estava disse-me que sim, mas ás vezes quem acompanha o cliente, ainda percebe menos do que o próprio.)

Cumprimentos.

E já sabias desse sintoma associado a bateria? Não pensaste que era um sensor do airbag avariado ou assim?

Já agora, e aproveitando o tópico, comprei uma bateria de 12V (Claro) de 44AH da Feuvert, pois estava para comprar um Tudor Intensivo (penso que seja uma excelente marca de baterias) e o senhor que lá estava disse-me logo que as Tudor apenas tinham 2 anos de garantia, e que as da Feuvert tinha 3 anos de garantia e que eram também de origem Tudor, mas fabricadas para a Feuvert (o que achei um pouco estranho e desconfiei e ainda não me convenci) mas depois acabei por levar a da Feuvert, poupei uns euros e fico 3 anos descansado, caso haja alguma coisa. Alguém tem feedback das baterias Feuvert? Fiz bem em escolher esta marca?

Cumprimentos.

Inicialmente pensei que era um erro qualquer de sensor ou do próprio airbag, mas após pesquisa na net descobri que a "morte da bateria" estava associada a erros do painel. No meu caso caía o ponteiro do combustível (que inicialmente nem me apercebi) e ficava a luz do airbag acesa.

Eu no meu 206 coloquei uma destas:

BAP9533.jpg

Anexos

• f24f5f1de6e32d9c75a9383d7fe4a611.jpg
    f24f5f1de6e32d9c75a9383d7fe4a611.jpg
    57,3KB · Visualizações: 0
  • BAP9533.jpg
    BAP9533.jpg
    21,7KB · Visualizações: 0
Voltar
Superior