Duvida - Bateria

Em principio deve ser a bateria, mas se tiveres um fio qualquer em curto algures no carro, nunca mais vais encontrar o problema. Na minha Mondeo aconteceu isso, tive que a mandar para a sucata porque em 4 horas a bateria estava morta. Vários eléctricistas mexeram naquilo, mudei bateria, alternador etc e no fim... Acabei por ligar um interruptor à bateria, cada vez que entrava no carro ligava o circuito e punha o carro a trabalhar. Mas a verdade é que o carro teve que ir.

E já sabias desse sintoma associado a bateria? Não pensaste que era um sensor do airbag avariado ou assim?

Já agora, e aproveitando o tópico, comprei uma bateria de 12V (Claro) de 44AH da Feuvert, pois estava para comprar um Tudor Intensivo (penso que seja uma excelente marca de baterias) e o senhor que lá estava disse-me logo que as Tudor apenas tinham 2 anos de garantia, e que as da Feuvert tinha 3 anos de garantia e que eram também de origem Tudor, mas fabricadas para a Feuvert (o que achei um pouco estranho e desconfiei e ainda não me convenci) mas depois acabei por levar a da Feuvert, poupei uns euros e fico 3 anos descansado, caso haja alguma coisa. Alguém tem feedback das baterias Feuvert? Fiz bem em escolher esta marca?

Já agora, 44AH é o suficiente para um Peugeot 106 1.0 Gasolina? (o senhor que lá estava disse-me que sim, mas ás vezes quem acompanha o cliente, ainda percebe menos do que o próprio.)

Cumprimentos.

As baterias tem duas ordens de grandeza.

Já agora, fica o já indicado:

As baterias tem duas ordens de "grandeza"/potência e que são:

- Letra "Ah" que equivale à amperagem hora e que é indicada por dois digitos seguido das letras, exemplo: "44 Ah"

- Letras "A" que é a capacidade de arranque e que é indicada por três dígitos seguidos das letras, exemplo "600 A"

O problema é que muitas baterias não trazem a capacidade de arranque indicadas nas mesmas. [s)]

Sendo que o mais importante na hora de colocar o carro a trabalhar, será a capacidade de arranque (quanto maior melhor) e não a amperagem hora.

Sendo o teu motor o 1.9SDI, os requisitos mínimos são: 70Ah e 640A (como já tinha referido acima)

Agora acredito é que a tua capacidade de arranque possa estar enfraquecida.

Em todo o caso e na procura de baterias, tenta ver se as mesmas tem as duas ordens de grandeza.

É que poderá ter uma bateria com 74AH e 600A e outra com 70AH e 680A.

A mais adequada e que terá mais potência para colocar o carro a trabalhar, será a de 70Ah e 680A. [;)]

in: http://forum.autohoje.com/boxes/921...l-importante-marca-ou-nao.html#post1063831148

Inicialmente pensei que era um erro qualquer de sensor ou do próprio airbag, mas após pesquisa na net descobri que a "morte da bateria" estava associada a erros do painel. No meu caso caía o ponteiro do combustível (que inicialmente nem me apercebi) e ficava a luz do airbag acesa.

Eu no meu 206 coloquei uma destas:

BAP9533.jpg

Pois, isto com a experiência é que uma pessoa fica a saber, e quem sabe, sabe.

Por acaso é a primeira vez que vejo essa marca, é uma boa marca de baterias?

Cumprimentos

Em principio deve ser a bateria, mas se tiveres um fio qualquer em curto algures no carro, nunca mais vais encontrar o problema. Na minha Mondeo aconteceu isso, tive que a mandar para a sucata porque em 4 horas a bateria estava morta. Vários eléctricistas mexeram naquilo, mudei bateria, alternador etc e no fim... Acabei por ligar um interruptor à bateria, cada vez que entrava no carro ligava o circuito e punha o carro a trabalhar. Mas a verdade é que o carro teve que ir.

Desconhecia tal coisa, já tinha ouvido falar em curtos e que nalguns carros acontece, agora um problema permanente e que te obrigue a desligar o circuito e ligar cada vez que pegas no carro, senão a bateria vai-se, é complicado.

Isso aconteceu-te de um momento para o outro?

Cumprimentos

As baterias tem duas ordens de grandeza.

Já agora, fica o já indicado:

(Quote text: Originally Posted by nto)

in: http://forum.autohoje.com/boxes/921...l-importante-marca-ou-nao.html#post1063831148

Bom tópico, confesso que já tinha dado uma vista de olhos nele, mas aquilo aconteceu tão rapidamente que nem me lembrei da capacidade de arranque.

Fui ver, e minha bateria antiga é de 43Ah | 370A, a ver se vejo os valores da bateria nova, agora fiquei curioso.

Obrigado pela dica.

Cumprimentos

Última edição:
Bom tópico, confesso que já tinha dado uma vista de olhos nele, mas aquilo aconteceu tão rapidamente que nem me lembrei da capacidade de arranque.

Já agora, a minha bateria antiga é de 43Ah | 370A, sendo esta de 44Ah (sei que é pouca a diferença) terá mais A que a antiga? ou isso não depende uma coisa da outra? (a ver se quando tiver tempo, vejo na bateria nova, os valores dela)

Obrigado pela dica.

Cumprimentos

Como referi no exemplo, o facto de teres mais "Ah", não significa que possas ter mais "A".

É uma questão de dares uma vista de olhos na bateria.

Não tens de quê, é para isso mesmo que o fórum serve.

Como referi no exemplo, o facto de teres mais "Ah", não significa que possas ter mais "A".

É uma questão de dares uma vista de olhos na bateria.

Não tens de quê, é para isso mesmo que o fórum serve.

Por acaso depois reparei nesse pormenor, que estava explicado no texto em cima. (daí a ter editado o post)

("É que poderá ter uma bateria com 74AH e 600A e outra com 70AH e 680A.")

Sim, irei verificar os valores, agora estou curioso para ver o que é que aquelas almas me venderam, visto nem sequer terem falado da potência de arranque.

Cumprimentos

Por acaso depois reparei nesse pormenor, que estava explicado no texto em cima. (daí a ter editado o post)

("É que poderá ter uma bateria com 74AH e 600A e outra com 70AH e 680A.")

Sim, irei verificar os valores, agora estou curioso para ver o que é que aquelas almas me venderam, visto nem sequer terem falado da potência de arranque.

Cumprimentos

A questão da potência de arranque (letra "A"), é em muitos casos colocado de lado.

O que como é certo e sabido, é essa a potência que coloca o motor em marcha.

No imediato e com tempo normal, acaba por não se sentir. Mas com o passar do tempo (uso da bateria) e também em dias mais frios, aí se irá sentir mesmo, se bateria tem a potência de arranque adequada ou não.

A tua sorte é que é para um PUG 1.0. Motor pequeno que não deve precisar de grande esforço para pegar.

Isto de potência de arranque é mais crítico num diesel.

A questão da potência de arranque (letra "A"), é em muitos casos colocado de lado.

O que como é certo e sabido, é essa a potência que coloca o motor em marcha.

No imediato e com tempo normal, acaba por não se sentir. Mas com o passar do tempo (uso da bateria) e também em dias mais frios, aí se irá sentir mesmo, se bateria tem a potência de arranque adequada ou não.

Verifiquei agora, e esta é de 44Ah e de 360A (sendo a antiga de 43Ah e de 370A).

Penso que não seja muito critico, também pelo facto de o carro ser a gasolina, e o motor ser fraquinho. [:D]

Mas de certo modo, acho que a explicação que me deste, e que te agradeço desde já, devia ter sido um dos senhores da feuvert a indicar-me, pois era o momento da escolha, mas é assim, interessa é vender.

Cumprimentos

A tua sorte é que é para um PUG 1.0. Motor pequeno que não deve precisar de grande esforço para pegar.

Isto de potência de arranque é mais crítico num diesel.

Sim, o motor é pequeno e a gasolina, é fácil pegar, mas de certo modo, caso soubesse que os Amperes eram assim tão importantes, tinha pensado 2 vezes antes de trazer esta, mesmo sendo para o carro que é. (mas já está já está, e como a outra também tem valores parecidos, e durou 5 anos, esta também ade de andar lá perto).

Sim realmente nos Diesel o esforço é enorme, principalmente de inverno e em carros mais antigos com a vela de incandescência nas couves, é um castigo enorme, tanto para a pessoa (pois ás vezes é preciso 3 ou 4 tentativas) como para a bateria, que leva um grande aperto.

Cumprimentos

Verifiquei agora, e esta é de 44Ah e de 360A (sendo a antiga de 43Ah e de 370A).

Penso que não seja muito critico, também pelo facto de o carro ser a gasolina, e o motor ser fraquinho. [:D]

Mas de certo modo, acho que a explicação que me deste, e que te agradeço desde já, devia ter sido um dos senhores da feuvert a indicar-me, pois era o momento da escolha, mas é assim, interessa é vender.

Cumprimentos

Essa diferença é irrisória. Portanto a bateria no caso está bem.

Mas como referido, em outras situações tal se poderá notar mais (principalmente em motores diesel).

Pois, isto com a experiência é que uma pessoa fica a saber, e quem sabe, sabe.

Por acaso é a primeira vez que vejo essa marca, é uma boa marca de baterias?

Cumprimentos

Até agora posso dizer que é excelente. Também não conhecia a marca e não vejo à venda em lojas mais generalistas. Também gostava de ouvir opiniões de malta do fórum que conheça.

Comprei directamente ao importador (através de um contacto de um amigo). Das marcas/modelos que tinha disponível para o meu 206 foi a que me aconselhou.

Quanto ao preço acho que foi excelente, pouco passou dos 60€ (com IVA).

Essa diferença é irrisória. Portanto a bateria no caso está bem.

Mas como referido, em outras situações tal se poderá notar mais (principalmente em motores diesel).

Sim, os valores são quase os mesmo. As baterias realmente no inverno sofrem mais, mas penso que no meu caso, só se vá notar minimamente depois dos 3 anos, aposto [:D]

Cumprimentos

Até agora posso dizer que é excelente. Também não conhecia a marca e não vejo à venda em lojas mais generalistas. Também gostava de ouvir opiniões de malta do fórum que conheça.

Comprei directamente ao importador (através de um contacto de um amigo). Das marcas/modelos que tinha disponível para o meu 206 foi a que me aconselhou.

Realmente nunca tinha visto também, mas essa é mais comprida certo? (em vez de ser quadrada, é rectangular)

O gajo da feuvert queria que levasse uma dessas que lá estava, da marca deles, mas eu disse logo que era das quadradas, que o meu carro tinha pouco espaço para a bateria.

Foi bom negócio, pois eu paguei 57€ pela minha.

Já agora qual a diferença entre as baterias quadradas e as rectangulares? Tem mais Amperes certo?

Cumprimentos

Realmente nunca tinha visto também, mas essa é mais comprida certo? (em vez de ser quadrada, é rectangular)

O gajo da feuvert queria que levasse uma dessas que lá estava, da marca deles, mas eu disse logo que era das quadradas, que o meu carro tinha pouco espaço para a bateria.

Foi bom negócio, pois eu paguei 57€ pela minha.

Já agora qual a diferença entre as baterias quadradas e as rectangulares? Tem mais Amperes certo?

Cumprimentos

Não sei qual a diferença entre os formatos e se isso tem alguma implicação. Esta tinha as características / amperagem indicadas para o meu Hdi.

O facto de ter sido comprada directamente no importador influenciou o preço.

63.9€ é uma de 72Ah/680A [;)]

Sinto-me roubado, 57€ paguei eu por uma 43Ah/360A :sh)

Mas pronto, já está, já está [:vm)]

Cumprimentos

Estou a ver que sim, acho que fizeste um excelente negócio [;)]

Cumprimentos

Feuvert, Norauto e afins, têm margens enormes na comercialização. No tópico das revisões postei no fim de semana os dados da última revisão no meu 206. Se tiveres curiosidade ficas com uma noção do que se pode poupar ao comprar as peças nos sítios certos.

Feuvert, Norauto e afins, têm margens enormes na comercialização. No tópico das revisões postei no fim de semana os dados da última revisão no meu 206. Se tiveres curiosidade ficas com uma noção do que se pode poupar ao comprar as peças nos sítios certos.

Eu sei, mas como também não estava dentro do preço das baterias, fiquei com a ideia que até tinha feito uma boa compra, mas pronto, acabei por ser roubado.

Agora é ver se ela dura o preço que paguei, mas pronto.

Falaram-me na Agriloja, que tem preços das baterias muito bons, mas naquela situação também foi chato, visto ser a um domingo, ainda vi no supermercado em causa (Pingo Doce) quando fiquei apeado, se tinham alguma coisa, mas não tinham nada de baterias.

Eu estou na área de informática, e tenho acesso a fornecedores de material, e vejo bem o quanto as lojas ganham, nalgumas coisas é certo que não ganham quase nada, mas noutras, ganham bastante mesmo, às vezes chega ao dobro. Nos materiais auto, ade ser igual, e se eu paguei 57€ por uma bateria, eles devem ter pago entre 20/25€ por ela.

Já agora, deixa ai o link disso [:D]

Cumprimentos

Não tenho nada de especial para partilhar.

A bateria comprei na empresa Stand Asla (têm armazém em Matosinhos e em Loures/Sacavém)
Stand Asla

Outras peças compro num armazém em Sto. Tirso (Duarte Branco).

Para comprar óleo o melhor é o TEXOLEO.com - Deixe de comprar o seu óleo ao preço do ouro

Já agora agradeço esses links, mas estava a falar do link da revisão do teu carro.

Esse do Texoleo, realmente tem preços em conta.

Obrigado,

Cumprimentos

Voltar
Superior