[C?digo da Estrada] Duvida Código da Estrada vs Utilização de Óculos

rjmoura

New member
Testamento ON

Desde que inicei a tirar a carta, que utilizo óculos, pois tenho uma miopia de baixo valor (0.75 num olho e 0.5 no outro). Apenas utilizo óculos para a condução. Na minha futura carta (sim, porque o IMTT, três meses depois de fazer o exame, ainda não se lembrou de a enviar) ficou averbado a utilização de óculos (apenas para prevenir chatices no exame de condução)

Nota: eu vejo bem mesmo sem óculos, apercebo-me de todos os sinais e pessoas [:D], apenas a vista começa a ficar cansada se não os usar (já conduzi sem óculos [:cool:])

Fizeram-me logo questão de referir se fosse apanhado a conduzir sem óculos (ou alegava que estava a usar lentes de contacto), podia ser autuado.

Agora durante o verão, estava a pensar investir nuns óculos de sol, mas o preço é algo exorbitante para óculos de lentes escuras + graduação. Pediram-me 140€ por cada lente + armação a rondar entre 100 a 150€. Mais ou menos 400€ no total.

Então o que é que pensei:
É possível utilizar óculos escuros normais, alegando que os mesmos tem graduação, caso seja mandado parar

Ou esse averbamento apenas permite a utilização de lentes brancas os de contacto

Testamento OFF[;)]

O averbamento refere-se a lente graduadas, a cor é indiferente.

A utilização de óculos com lentes não graduadas, depende apenas da boa vontade do agente, multar ou não.

e já agora, no futuro como é que posso retirar esse averbamento?

Mediante atestado médico ou basta algum papel prescrito por um oftalmologista?

Isto é daquelas leis que quanto a mim, como disse o LM, depende essencialmente da autoridade que te aparecer pela frente.

Eu uso óculos para conduzir à noite e não estão averbados na carta. Se for apanhado com óculos, simplesmente digo que só os uso à noite. Se o agente me quiser multar, pago sem protestar porque reconheço que tem razão.

Isto é daquelas leis que quanto a mim, como disse o LM, depende essencialmente da autoridade que te aparecer pela frente.

Eu uso óculos para conduzir à noite e não estão averbados na carta. Se for apanhado com óculos, simplesmente digo que só os uso à noite. Se o agente me quiser multar, pago sem protestar porque reconheço que tem razão.

Posso estar errada mas tenho ideia de que só te chateiam com o uso ou não de óculos caso esteja mencionado na carta. Se nada disser eles também nada dizem. Tirei a carta aos 19, comecei a usar óculos aos 26, nunca alterei a carta e nunca me chatearam por isso.

Posso estar errada mas tenho ideia de que só te chateiam com o uso ou não de óculos caso esteja mencionado na carta. Se nada disser eles também nada dizem. Tirei a carta aos 19, comecei a usar óculos aos 26, nunca alterei a carta e nunca me chatearam por isso.

O Código da Estrada:

Artigo 86.º
Prescrições especiais
1 - O condutor a quem tenha sido averbado no seu título de condução o uso de lentes, próteses ou outros
aparelhos deve usá-los durante a condução.

2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de
60 a 300

Obviamente terá que estar mencionado na carta, só assim o agente, pode aferir da obrigatoriedade de uso.
A lei estará pensada para os casos em que o uso dos óculos é essencial para garantir a segurança na estrada, o autor do tópico refere que usa "apenas" para conduzir, ou seja, para ele é mesmo essencial e devia usar sempre que conduz, mesmo nos de sol.

Se o agente vai autuar ou não... no máximo autua e vais tu provar que são graduados e foste mal autuado.

Pergunta parva: Se vês bem sem eles, porque é que vai vir mencionado na carta....

No caso de condução, quando focalizo demasiado tempo sem óculos noto que a vista começa a ficar cansada e "lagriminchar".
Para ler ao longe, tipo palestras e afins, utilizo consoante o tamanho de letra e o ambiente da sala.

O que me levou mais a ficar averbado na carta, foi mesmo por causa do exame de condução. Foi conselho da escola, visto a uma das alunas, já terem recusado fazer o exame de condução, por esta se apresentar de óculos (tinha começado a usar à uma semana) e mesmo sem as lentes, não a deixaram fazer o exame.

só te chateiam com o uso ou não de óculos caso esteja mencionado na carta.

No meu caso vem mencionado. Mas posso alegar o uso de lentes de contacto, mas provar que as tenho é que não sei... posso talvez arranjar complicações para o meu lado.

O mais estranho é que na licença de condução não vem mencionado nada, por isso é que já conduzi sem lentes.

A razão do meu post, era para não ter a eventualidade de gastar 400€ num par de óculos.

Na óptica, usei uns, salvo erro, são lentes bipolares sem qualquer graduação e nota-se bem a diferença.

É que pedir 140€ por cada lente, é um valor exorbitante. Tenho que me informar nas grandes ópticas vê-se o preço praticado é o mesmo.

No caso de condução, quando focalizo demasiado tempo sem óculos noto que a vista começa a ficar cansada e "lagriminchar".
Para ler ao longe, tipo palestras e afins, utilizo consoante o tamanho de letra e o ambiente da sala.

O que me levou mais a ficar averbado na carta, foi mesmo por causa do exame de condução. Foi conselho da escola, visto a uma das alunas, já terem recusado fazer o exame de condução, por esta se apresentar de óculos (tinha começado a usar à uma semana) e mesmo sem as lentes, não a deixaram fazer o exame.

A mim nunca me colocaram qualquer problema...mesmo nos averbamentos em que na carta antiga não tinha óculos na foto e fui fazer os exames com eles, e no meu caso nota-se logo que tenho uma graduação já bem acentuada...comigo o conselho da escola foi ao contrário do teu...aconselharam-me a não tirar fotos com óculos...até agora nunca me disseram nada nas várias operações stop...

É sempre uma ideia excelente mentir às autoridades, especialmente achando que eles são burros. Peço desculpa se o meu sarcasmo parecer agressivo - que não é com essa intenção - mas faz-me um bocado de confusão estar a planear mentiras para usar na eventualidade de sermos confrontados com a autoridade.
Se alegares que usas lentes de contacto o polícia vai-te olhar para os olhos e o mais provável é ires ter de meter o dedo no olho para mover a lente para lhe provar que as tens colocadas. Se lhe disseres que os óculos são graduados, ele pede-te os óculos e depois coloca-os ele. Se ele ficar a ver mal estás a dizer a verdade, se ficar a ver bem vai duvidar de ti e vai verificar o que for necessário.

Pelo que sei, para retirares esse averbamento precisas de deixar de ter o problema (se for operável, por exemplo) e depois terás de ter uma declaração de entidade de saúde competente que ateste que não tens limitação ao acto de condução.

Se lhe disseres que os óculos são graduados, ele pede-te os óculos e depois coloca-os ele. Se ele ficar a ver mal estás a dizer a verdade, se ficar a ver bem vai duvidar de ti e vai verificar o que for necessário.

Não sei se alguma vez usaste óculos, mas talvez não saberás que a armação está ajustada a um tipo de pessoa, e não é para andar assim a ser experimentada por qualquer um (já "coloquei" os meus óculos a um amigo meu, foi o suficiente para causar um pequeno desafinamento num apoio, resultado, tive que ir á optica.

Além do mais, isso não passa na cabeça de ninguém, só iriam fazer isso naquelas megas operações STOP'S

Back