Duvida IMI

No ano passado não recebi um dos avisos para pagar o IMI. Quando fui verificar ao site das Finanças estava lá como emitido. Pode ter-se extraviado...

Por acaso tenho um aviso na agenda, de outro modo ter-me-ia escapado!

Também tive um amigo que não recebeu como habitualmente a carta para pagar. Em contacto com as finanças foi informado que estava isento pelos seus (baixos) rendimentos.

Cump.

Alguém sabe se as avaliações patrimoniais para o mesmo prédio, devem ter o mesmo valor para a mesma área, andar, tipologia e disposição?

Pergunto isso porque o meu apartamento (5º Andar) têm uma diferença de 10.000€ para o do meu vizinho do 2º andar, é cerca de 8% a mais! Foram aquisições em anos diferentes, o meu foi em 2007 e o dele na década de 80. Mas salvo erro, ambas as avaliações foram determinadas em 2013 e geram valores diferentes de IMI.

As vistas de ambos não são nada de especial e segundo tinha visto na composição da formula de avaliação não entra o andar dos apartamentos!!

Última edição:
ja descobri. fui a loja do cidadão.
Imoveis abaixo dos 60.000€ +/- não pagam este ano. estão isentos. 143€ que deixo de gastar.

Imoveis abaixo dos 60.000€ +/- não pagam este ano. estão isentos. 143€ que deixo de gastar.

A minha mãe era isenta e este ano chegou a carta.
180€ e o imóvel está avaliado em muito menos que esse valor portanto não percebo como é possível isso ser verdade.
De qualquer das formas, já tratou de tudo e em princípio será ressarcida do valor e ficará novamente isenta.

Imóveis abaixo de 60.000€ de valor patrimonial não pagam IMI?
E é preciso pedir isenção ou é automático?
Tenho uma "casa" na aldeia (desabitada - uns montes de pedras em ruínas pelos quais pago 200€ por ano. Alguém sabe se é possível ou quanto se paga para passar o prédio de urbano para rústico para não pagar IMI uma vez que ninguém me dá mais de 10.000€ por ele.

Imóveis abaixo de 60.000€ de valor patrimonial não pagam IMI?
E é preciso pedir isenção ou é automático?
Tenho uma "casa" na aldeia (desabitada - uns montes de pedras em ruínas pelos quais pago 200€ por ano. Alguém sabe se é possível ou quanto se paga para passar o prédio de urbano para rústico para não pagar IMI uma vez que ninguém me dá mais de 10.000€ por ele.
Na minha zona é dos 40.000€, são considerados imóveis de valor reduzido e é automático....

digo mais. a info é de 66.000€. voltei a questionar a esposa.
o meu tem valor de 44.000€. estou a vender o peixe que me venderam a mim.... nada mais.

Última edição:
" Valor de referência aumentou em 2015

A partir de 2015, quem recebe menos de 15.295 euros anuais não paga IMI. Este é o valor que equivale a 2,3 vezes o valor anual do Indexante dos Apoios Sociais (475 x 14 meses, sendo que até que o valor do IAS atinja o valor do ordenado mínimo nacional, aplica-se o valor de 475 euros, a Retribuição Mínima Mensal Garantida de 2010).

Isto resultou num aumento do número de famílias a beneficiar da isenção de pagamento, já que no ano de 2014 o teto estava fixado em 14.630,00 euros.

Mas não são apenas os rendimentos que contam para saber se tem direito à isenção de IMI. Esta só é atribuída caso os imóveis do agregado não estejam avaliados em mais de 66.500 euros (10 vezes o valor anual do IAS, ou melhor, os 475 euros x 14 meses). Neste caso, sem alterações no valor face a 2014, embora com uma diferença significativa: até essa altura o valor referia-se aos imóveis de um sujeito passivopassando em 2015 a ser considerados os imóveis detidos pelo agregado familiar. "

Economias.pt

Voltar
Superior