Dúvida (Matemática)?!

Não nao vou :)

Tou mesmo a enferrujar [:D]

Vou abusar

termo geral un= (4n+1)/n

Determinar u(n+1) - un ( deduzo que isto seja pra calcular a razão da sucessão )

Alguem sabe?

Isso é para verificar a monotonia da sucessão, isto é, crescente/decrescente ou nada...

esses exercícios são básicos e actualmente fazem parte do programa de 11.ºano, logo podes encontrar exemplos de exercícios num manual.

Eu gostava era que me explicassem o teorema matemático do "passar"!
[:D]

só agora percebi a tua dúvida!

supõe que queres resolver algo como
2x+3=4x-1

"passas" o 4x para o lado esquerdo com um menos. de facto, o que estás a fazer é:

dada uma equação, se somares (ou substraires, que vai dar ao mesmo) ambos os lados pela mesma quantidade, obtens uma equação equivalente (daí usar o símbolo <=>), ie, com as mesmas soluções (repara que o que queres no fim são soluções). pronto, este é o teorema que procuravas. aplicando o teorema:
somas ambos os lados por -4x
do lado esquerdo, obtens -4x+2x+3=-4x+4x-1
simplificando, do lado esquerdo ficas com -2x+3 e do lado direito -1
aplicas de novo o teorema, somando ambos os lados por -3
obtens a equação -2x=-4 equivalente à anterior.
teorema 2: se multiplicares (ou dividires) ambos oslados etcetc quantidade não nula, obtens etcectetc.
multiplica ambos os lados de -2x=-4 por -1/2
ora (-1/2)*(-2x)=x e (-1/2)*(-4)=2. ou seja, x=2

acho bem e interessante quereres saber porque se fazem certos tipos de mecanizações.
não estou a desvalorizar as mecanizações: são essenciais em ciências! mas é interessante saber porque se podem fazer.

[:D]

só agora percebi a tua dúvida!

supõe que queres resolver algo como
2x+3=4x-1

"passas" o 4x para o lado esquerdo com um menos. de facto, o que estás a fazer é:

dada uma equação, se somares (ou substraires, que vai dar ao mesmo) ambos os lados pela mesma quantidade, obtens uma equação equivalente (daí usar o símbolo <=>), ie, com as mesmas soluções (repara que o que queres no fim são soluções). pronto, este é o teorema que procuravas. aplicando o teorema:
somas ambos os lados por -4x
do lado esquerdo, obtens -4x+2x+3=-4x+4x-1
simplificando, do lado esquerdo ficas com -2x+3 e do lado direito -1
aplicas de novo o teorema, somando ambos os lados por -3
obtens a equação -2x=-4 equivalente à anterior.
teorema 2: se multiplicares (ou dividires) ambos oslados etcetc quantidade não nula, obtens etcectetc.
multiplica ambos os lados de -2x=-4 por -1/2
ora (-1/2)*(-2x)=x e (-1/2)*(-4)=2. ou seja, x=2

acho bem e interessante quereres saber porque se fazem certos tipos de mecanizações.
não estou a desvalorizar as mecanizações: são essenciais em ciências! mas é interessante saber porque se podem fazer.

Eu já sabia isso[;)]
Acho engraçado a malta que diz passa, e depois as pessoas chegam ao ensino superior, e se lhes perguntar o porqué, muito boa gente não sabe, e fazem porque disseram que era assim.
E vejo toda a gente a falar em passa faz-me confusão.

Se eu pussesse a eq. 1/2x=1, aposto contigo que ninguém punha o dominio disto,é um problema não ensinarem as coisas como devem de ser.

Eu já sabia isso[;)]
Acho engraçado a malta que diz passa, e depois as pessoas chegam ao ensino superior, e se lhes perguntar o porqué, muito boa gente não sabe, e fazem porque disseram que era assim.

Se eu pussesse a eq. 1/2x=1, aposto contigo que ninguém punha o dominio disto,é um problema não ensinarem as coisas como devem de ser.
não podia adivinhar qual o sentido da tua questão.
repara que é errado pensar que a mecanização de procedimentos é inadequada. mas deve-se ser capaz de parar e pensar porque razão se pode fazer aquilo. a mecanização é muito importante na resolução de problemas.

Pois isso pergunto eu, eu só vejo toda a gente a falar "passar" daqui para acolá, deve ser um teorema qualquer que eu desconheço:confused:

Eu já sabia isso[;)]

Isto de resolver equações não é nenhum teorema, um teorema é um resultado mais profundo, onde há uma prova do que foi afirmado...

concordo que sabendo o porquê das coisas, é sempre mais fácil de resolver novas situações.

Contudo, há uma série de coisas em que a mecanização assume o papel principal... pegando no exemplo, acho mais importante um aluno perceber o que é resolver uma equação, situação que muitos desconhecem, do que decorar que trocando de membro troca de sinal...

Eu já sabia isso[;)]

1 - Eu disse "passa"
2 - O resultado é x=1/2 e o domínio é R\{0}

Generalizar não é bonito.

Tendo em conta o nível de conhecimento que o user que colocou a questão demonstrou, convinha "simplificar" as explicação.

No entanto, se conseguias explicar melhor, talvez tivesses sido mais produtivo se o tivesses feito.

Eu já sabia isso[;)]

ninguém:confused:

Só tu é que sabes por tanto apr:)

Já sai da universidade á 10 anos mas não acredito que o ensino secundário tenha chegado a esse ponto... a não ser que estejas a falar do pessoal de letras ai até acredito que não saibam.

ninguém:confused:

Só tu é que sabes por tanto apr:)

Já sai da universidade á 10 anos mas não acredito que o ensino secundário tenha chegado a esse ponto... a não ser que estejas a falar do pessoal de letras ai até acredito que não saibam.

Esse é que é o problema[;)]

O ninguém, é porque acredito que do secundário, não sei se seria uma coisa assim tão básica e banal como aqui resolveram logo.
Muita boa gente não saberia, e porque não lhes foi ensinado e o mal é esse.
E quando chegam ás inversas e arccos, etc, depois não conseguem tirar todas as potencialidades na resolução de uma eq.!
Não queria insultar ninguem[;)]

Última edição:
Isto de resolver equações não é nenhum teorema, um teorema é um resultado mais profundo, onde há uma prova do que foi afirmado...

concordo que sabendo o porquê das coisas, é sempre mais fácil de resolver novas situações.

Contudo, há uma série de coisas em que a mecanização assume o papel principal... pegando no exemplo, acho mais importante um aluno perceber o que é resolver uma equação, situação que muitos desconhecem, do que decorar que trocando de membro troca de sinal...

Era isto que queria dizer[;)]

Boas! Não sei se este será o tópico mais apropriado, mas como se trata de uma "dúvida matemática" deve servir.
Há por aqui alguém que me consiga explicar o funcionamento das cadeias de Markov? (é matéria de Matemática I, mas não a cheguei a dar este ano...)
Cumpts[;)]

desde o 9.º ano que escolhi humanidades, nunca mais tive de me preocupar com a matemática [:p] gastar em explicadores,etc. muita da matemática é palha e nunca terá aplicação prática nos respectivos empregos.
agora sou um 0 a matemática mas "there are people thinking for us"[:)]why worry?

desde o 9.º ano que escolhi humanidades, nunca mais tive de me preocupar com a matemática [:p] gastar em explicadores,etc. muita da matemática é palha e nunca terá aplicação prática nos respectivos empregos.
agora sou um 0 a matemática mas "there are people thinking for us"[:)]why worry?

Pois, eu penso o mesmo e também sou um 0 a matemática, no entanto convinha fazer esta cadeira....[:D]
Obrigado pela inveja... tssst tssst [:D]

"Uma população de aves distribui-se por duas regiões, uma região húmida e uma região seca e, semestralmente, as aves migram de uma região para a outra, sendo que metade das aves que se encontra na região húmida migra para a região seca. O processo migratório constitui uma cadeia de Markov com matriz de transição​
T​
= 1/2 1/4
1/2 3/4

a) Se, inicialmente, as aves estiverem todas na região seca, qual é a probabilidade de, meio ano depois, uma ave estar na região húmida?​
b) A longo prazo, como se irão distribuir as aves pelas duas regiões?"

No meu exame sairá um exercício como este, pelo que se eu conseguir compreender a resolução deste, serei provavelmente capaz de fazer o que sair no exame.
Obrigado[;)]

Voltar
Superior