Dúvida (Matemática)?!

desde o 9.º ano que escolhi humanidades, nunca mais tive de me preocupar com a matemática [:p] gastar em explicadores,etc. muita da matemática é palha e nunca terá aplicação prática nos respectivos empregos.
agora sou um 0 a matemática mas "there are people thinking for us"[:)]why worry?

:sh):sh)

"Uma população de aves distribui-se por duas regiões, uma região húmida e uma região seca e, semestralmente, as aves migram de uma região para a outra, sendo que metade das aves que se encontra na região húmida migra para a região seca. O processo migratório constitui uma cadeia de Markov com matriz de transição​
T​
= 1/2 1/4
1/2 3/4

a) Se, inicialmente, as aves estiverem todas na região seca, qual é a probabilidade de, meio ano depois, uma ave estar na região húmida?​
b) A longo prazo, como se irão distribuir as aves pelas duas regiões?"

No meu exame sairá um exercício como este, pelo que se eu conseguir compreender a resolução deste, serei provavelmente capaz de fazer o que sair no exame.
Obrigado[;)]

Maximus, não garanto com certeza o que te vou explicar, mas à falta de melhor, vou tentar ajudar.

A matriz de transição indica a probabilidade de uma ave estar numa região e manter-se nessa, ou de estar numa região e migrar para outra.

T =
[A B]
[C D]

A -> probabilidade de uma ave manter-se numa região húmida, sabendo que estava numa região húmida: P(RH|RH)
B -> probabilidade de uma ave migrar para uma região seca, sabendo que estava numa região húmida: P(RS|RH)
C -> probabilidade de uma ave migrar para uma numa região húmida, sabendo que estava numa região seca: P(RH|RS)
D -> probabilidade de uma ave manter-se numa região seca, sabendo que estava numa região seca: P(RS|RS)

A) Neste caso queres a probabilidade de uma ave migrar para numa região húmida, sabendo que antes estava numa região seca. Ou seja: P(RH|RS)

Isto corresponde à probabilidade C, ou seja 1/2.

B)

i) P(RH|RH) * P(RH|RS) = A*C = 1/2 * 1/2 = 1/4 (probabilidade de as aves estarem numa região húmida)

ii) P(RS|RH) * P(RS|RS) = B*D = 1/4 * 3/4 = 3/16 (probabilidade de as aves estarem numa região seca)

Se possível, confirma com alguém. [;)]

[;)]

Penso que a alínea (A) está correcta.

Em relação à (B) não tenho a certeza, pois apesar do raciocínio fazer algum sentido, parece-me que seria mais lógico se a soma das probabilidades fosse 1, visto as aves só poderem estar num sítio ou noutro.

Pode ser que alguém dê umas luzes.

Boa sorte para o exame. [;)]

[;)]

Penso que a alínea (A) está correcta.

Em relação à (B) não tenho a certeza, pois apesar do raciocínio fazer algum sentido, parece-me que seria mais lógico se a soma das probabilidades fosse 1, visto as aves só poderem estar num sítio ou noutro.

Pode ser que alguém dê umas luzes.

Boa sorte para o exame. [;)]

Ok. Mais uma vez, obrigado![;)]

Boas
Aproveitando este tópico, vou tirar uma duvida que não duvido que seja considerada estupida por alguns, mas que neste momento não estou mesmo a ver como se faz.

Tenho A 222.61 e tenho B 316.44, quero dizer que B é x% maior que A como faço isso?
Neste caso preciso de dizer que houve um aumento de produçao porque de um ano para outro.
Obrigado

Boas
Aproveitando este tópico, vou tirar uma duvida que não duvido que seja considerada estupida por alguns, mas que neste momento não estou mesmo a ver como se faz.

Tenho A 222.61 e tenho B 316.44, quero dizer que B é x% maior que A como faço isso?
Neste caso preciso de dizer que houve um aumento de produçao porque de um ano para outro.
Obrigado

316.44/222.61=1.42

A produção aumentou 42 %

Malta, aproveito este tópico para esclarecer uma dúvida de bioestatística...

Para o cálculo da mediana de dados agrupados em classes, utiliza-se a seguinte fórmula:

Med = Linf +h x ((0,5- F(Md -1)/2)

Ora o F(Md-1) corresponde à frequência absoluta acumulada da classe anterior, ou à frequência relativa acumulada da classe anterior?

É que todos os vídeos que vejo a explicar, diz referir-se à frequência absoluta, mas nos apontamentos da prof, diz corresponder à frequência relativa.

Afinal em que ficamos?

É a frequência absoluta acumulada. Se usarmos a frequência relativa também retiramos daí um resultado com significado, mas não lhe chamaria propriamente uma mediana.

Pois, foi o que vi também em vários vídeos. Mas nos apontamentos que tenho, fala na frequência relativa acumulada.

De qualquer forma, já tentei de todas as formas e feitos, e continuo a ter um valor diferente do que é apresentado nas soluções. [:D]:sh)[8b]

Uma questão, mais uma vez relativamente à porcaria da mediana de classes, que não consigo encarreirar com esta treta nem à lei da bala [8b]

Md = Linf + h x ((0,5 -F ant)/F classe modal))

Se temos L inf= 162
H = 8
F ant = 0,367
F classe modal = 0,333

Md = 162+8 x ((0,5-0,367)/0,333) <=> Md = 170 x ((0,133/0,333)) <=> Md = 170 x 0,399 <=> Md = 67,90

Como raio é que a mim dá 67,9 e, nas soluções, está 165,2??????

Nota: Nas soluções a equação está "montada" da mesma maneira que eu a "montei".

Uma questão, mais uma vez relativamente à porcaria da mediana de classes, que não consigo encarreirar com esta treta nem à lei da bala [8b]

Md = Linf + h x ((0,5 -F ant)/F classe modal))

Se temos L inf= 162
H = 8
F ant = 0,367
F classe modal = 0,333

Md = 162+8 x ((0,5-0,367)/0,333) <=> Md = 170 x ((0,133/0,333)) <=> Md = 170 x 0,399 <=> Md = 67,90

Como raio é que a mim dá 67,9 e, nas soluções, está 165,2??????

Nota: Nas soluções a equação está "montada" da mesma maneira que eu a "montei".

Fazes primeiro o 162 + 8???

Era só à chapada!!!

[:D]

EDIT: Deu-me isto: 165,195195195

Fazes primeiro o 162 + 8???

Era só à chapada!!!

[:D]

EDIT: Deu-me isto: 165,195195195

:sh):sh):sh):sh):sh)

Pronto, agora estou-me a sentir ainda mais burro [:D].

Já percebi, obrigado.

Mas continuo sem perceber porque raio a prof continua a utilizar a frequência relativa acumulada, em vez da freq absoluta acumulada...

Voltar
Superior