Dúvida Opel Corsa C

slbfa

New member
Boas!Gostaria que me esclarecessem uma dúvida, se possível .Estou interessado num Opel corsa C que encontrei num anúncio na net. O carro é do ano de 2003 (Abril), e no anúncio referem ser um 1.7 CDTI. A minha dúvida é se nesta altura já seriam CDTI, ou se ainda seria o 1.7DTI? Será que alguém me poderia esclarecer essa dúvida?Desde já agradeço as respostas.

Acho que houve o 1.7 DTI , 1.7 DI e o 1.7 CDTI com 100cvs

Mas acho um carro muito despido e plasticos muito duros foi pouca evoluçao do corsa B , preferia mais depressa um clio ou um fiesta

Só vendo pelos injectores se for apenas alimentados pela bomba injectora é o DTI se tiver já cablagem electrica é o CDTI mas provavelmente será um DTI.
O DI só saiu em comerciais.

Mas a tua dúvida é porque motivo? Tu pretendias DTI ou CDTI? É que os CDTI costumam ser um bocadinho piores...

Obrigado pelas respostas!O carro é comercial e no anúncio referem 82 cavalos (o que penso estar incorrecto). A minha dúvida é porque pensei que em Abril de 2003 ainda não existissem os motores 1.7 CDTI. Eu pretendia que fosse o mais fiável possível xD

Bem, o 1.7 DTI tem 74cv e o CDTI tem 100cv.

No caso do CDTI já é common-rail o que é conhecido por dar mais problemazitos..no entanto os DTI têm fama de papar bombas injectoras [:D]

De qualquer forma, em 2003 poderia ser tanto DTI como CDTI pois foi quando os CDTI sairam.

Amanha vou ver pessoalmente o carro, e assim já vejo se é um DTi ou CDTI. Qual motor aconselham entre o 1.7 CDTI, 1.7 DTI ou o 1.3 CDTI? Poderei entregar para troca um Almera 1.5 a gasolina com 160mil km, do ano 2000, quanto acham que poderá valer?

O carro é DTI, sem dúvida. Mas, ao contrário do referido, estes são mais problemáticos que os CDTI. O 1.2 é um pastelão autêntico, e só começa a "acordar para a vida" por volta das 4000 rpms, regime este, que em condução habitual raramente se atinge. Ainda que o faças com regularidade, não esperes consumos baixos, com este tipo de condução. Já o DTI é rude, muito menos suave que o 1.2, mas o andamento é muito superior, com consumos bem mais comedidos.

Dito isto, se fazes poucos kms, aconselho o 1.2, que tem uma fiabilidade superior ao DTI.

Quanto a ser pouca evolução do corsa B, só mesmo quem não conhece minimamente os 2 modelos é que diz isto (ou então está a emprenhar pelos ouvidos, sem ofensa). Eu tive os 2 e as diferenças são enormes.

O carro é DTI, sem dúvida. Mas, ao contrário do referido, estes são mais problemáticos que os CDTI. O 1.2 é um pastelão autêntico, e só começa a "acordar para a vida" por volta das 4000 rpms, regime este, que em condução habitual raramente se atinge. Ainda que o faças com regularidade, não esperes consumos baixos, com este tipo de condução. Já o DTI é rude, muito menos suave que o 1.2, mas o andamento é muito superior, com consumos bem mais comedidos.

Dito isto, se fazes poucos kms, aconselho o 1.2, que tem uma fiabilidade superior ao DTI.

Quanto a ser pouca evolução do corsa B, só mesmo quem não conhece minimamente os 2 modelos é que diz isto (ou então está a emprenhar pelos ouvidos, sem ofensa). Eu tive os 2 e as diferenças são enormes.
Sem duvida que o motor 1.2 não é nenhum foguete, mas também não concordo com o "só acorda para a vida" as 4000 rpm, eu tenho um carro com esse motor a GPL e o mesmo a partir das 2500 rpm dispara sendo que só ocasionalmente vou acima das 3500 rpm, alias ele em quinta velocidade em auto estrada vai a 120 km/h a cerca de 3500 rpm, agora a gasolina ainda consegue ter um comportamento um pouco melhor.
Agora não podemos comparar um motor 1.2 simples e sem turbo com um turbinado diesel que obviamente tem mais torque a baixas rotações.

View attachment 121763

tenho um 1.2 em casa de 2003, e o carro a nivel de motor tem sido 100% fiavel. tem 99.450 kilometros e ate agora nada a apontar.
tem imensos ruidos parasitas (é a versão cosmo) e já tivemos o tipico problema da coluna da direcção, mas quanto ao resto tem sido um carro muito fiável.
e acho um carro bem despachado para andar na cidade, não é nenhum foguete, mas não preciso de anda sempre a reduzir para o carro não morrer.

Muito Obrigado pelas respostas! Então desaconselham a compra do 1.7DTI? O corsa com o 1.3 cdti será mais fiável?Dou preferência a um diesel, pela necessidade de um carro mais económico.Que problemas costuma dar o 1.7dti? além do que já foi referido sobre a bomba injectora.

Last edited:
Vais fazer muitos kms diarios ?

Se nao tens sempre a opçao do economico civic 1.5

O Corsa C tem uma solides de construção e robustez que qualquer Clio, Fiesta ou Civic apenas pode sonhar, continuo sem perceber porque estás sempre a chamar o EK3 para todos os tópico, já faz um bocado de aflição [:D][;)]

Sem duvida que o motor 1.2 não é nenhum foguete, mas também não concordo com o "só acorda para a vida" as 4000 rpm, eu tenho um carro com esse motor a GPL e o mesmo a partir das 2500 rpm dispara sendo que só ocasionalmente vou acima das 3500 rpm, alias ele em quinta velocidade em auto estrada vai a 120 km/h a cerca de 3500 rpm, agora a gasolina ainda consegue ter um comportamento um pouco melhor.
Agora não podemos comparar um motor 1.2 simples e sem turbo com um turbinado diesel que obviamente tem mais torque a baixas rotações.

View attachment 121763

Rafa, há uma coisa que se tem por hábito fazer (e que é errada) que é comparar performances de motores montados em carros diferentes. Muita coisa muda, as relações da caixa, p.e., é algo fundamental na performance, e só pelo que referiste, é diferente da do corsa C; tens ainda o peso, etc. Não conheço o Chevy (presumo que te refiras a este), mas no corsa, condução apressada só em regimes altos. Logicamente que eu não estou a dizer que é preciso andar entre as 4000 e as 6500 rpms, mas é aí que ele dá a sensação de respirar tranquilo[;)]

Muito Obrigado pelas respostas! Então desaconselham a compra do 1.7DTI? O corsa com o 1.3 cdti será mais fiável?Dou preferência a um diesel, pela necessidade de um carro mais económico.Que problemas costuma dar o 1.7dti? além do que já foi referido sobre a bomba injectora.

Não sei se é mais fiável, mas é menos rude, mais económico e mais lento, também.

tenho um 1.2 em casa de 2003, e o carro a nivel de motor tem sido 100% fiavel. tem 99.450 kilometros e ate agora nada a apontar.
tem imensos ruidos parasitas (é a versão cosmo) e já tivemos o tipico problema da coluna da direcção, mas quanto ao resto tem sido um carro muito fiável.
e acho um carro bem despachado para andar na cidade, não é nenhum foguete, mas não preciso de anda sempre a reduzir para o carro não morrer.

O que tive cá em casa fez 108 mil kms em 9 anos e ruidos parasitas nem vê-los. Era o pré-restying (dos últimos), elegance e foi o carro que menos despesa deu ao longo da sua estadia por cá. Mas pisar no acelerador e curtir o carro (diferente de não morrer), era algo só possivel "lá em cima", nas rpms. Não obstante, adorei o carro, e já coloquei uma reportagem fotográfica do mesmo, no DB que acompanhas (astra), há uns tempos atrás.

O meu corsa 1.7 dti já deu 2 ou 3 problemas tipicos deste motor. Motor de arranque, valvula da bomba injectora e ponte retificadora do alternador. Gastei 300€ nisto tudo.

Está com quase 180.000km e não levou absolutamente mais nada. Faz consumos de 4.5-5.5 dependendo da condução.

Back