duvida selo automovel!

Tenho quase a certeza que tens que ir às finanças comprar o selo de insenção.
Acho que são 30 cêntimos.
Mas não há nada como ires às finanças e perguntares.

NelsonM

Qualquer loja do Cidadão tem serviço de finanças e ai tiras logo a duvida...
De uma coisa tenho a certeza!!! Estás isente!!! Só não sei se tens de comprar o distico de isenção!!!

oi! eu comprei o carro em outubro e como tive a mesma duvida fui as Finanças informar-me. a partir de setembro os carros nao pagam selo nem sequer ha selo de isençao. o meu carro anda sem nada...

citação:Originalmente colocada por Plum

oi! eu comprei o carro em outubro e como tive a mesma duvida fui as Finanças informar-me. a partir de setembro os carros nao pagam selo nem sequer ha selo de isençao. o meu carro anda sem nada...

Aqui na Madeira na repartição de finanças também disseram que não era necessário o selo de isenção, o carro também foi adquirido em Outubro por isso anda sem nada.

Se não me engano, a partir de 1 de Outbro está isento, umas viaturas da empresa onde trabalho foram adquiridas em Setembro em ALD e o banco enviou selos para os mesmos.

Saudações ;)

Bem, pelo menos em parte, concordo com o Sun ......então as Finanças não sabem o que andam a fazer, ou então há repartições a aplicar uma lei e outras repartições outras. (o que não seria nada de estranhar)

Eu como cidadão que paga impostos (sim, ainda há alguns em Portugal) recebi o meu carro a 14 de Dezembro, levei a facturinha á 2ª Repartição em Braga, paguei 1€, deram-me o comprovativo do pagamento e recebi o dito selo a dizer ISENTO, para colocar lá no vidrinho no dia 4 de Janeiro.

Fotografia do mesmo acho que não valerá a pena colocar aqui.

Agora, se no Norte se paga e no Centro/Sul não se paga...bem...também já num era novidade...ehehehhe

O meu conselho de 0,02€ é: vai á tua repartição e pergunta lá...e que assinem um papelinho a dizer que não precisas (impossivel eu sei)...senão depois vem o xôr Guarda e trungas apnhas a multa.

Eu comprei moto o mês passado, e depois de consultar as finanças disseram-me que não é preciso selo, inclusivé o de isenção, que como devem calcular não me custava nada comprar.

Agora se cada repartição tem a sua lei, isso não sei, só espero não ter problemas com as autoridades, sob pena do funcionário das finanças levar comigo em cima...

Cump.

Mas afinal onde está a dúvida? É só chegar à repartição de finanças e dizer que se quer comprar o selo de insenção, facultar os documentos, pagar 1 euro e esperar que chegue a casa, não tem mesmo nada que saber.

citação:Originalmente colocada por K2000

Mas afinal onde está a dúvida? É só chegar à repartição de finanças e dizer que se quer comprar o selo de insenção, facultar os documentos, pagar 1 euro e esperar que chegue a casa, não tem mesmo nada que saber.

Mas foi isso que fiz e na repartição disseram que não era preciso nem tinham os selos e que podia ir descansado da vida. Aproveitaram foi para introduzir os dados da viatura nova para ficar já acessivel na Internet.

Agora se cada um diz uma coisa diferente, a história é outra [8][8] E não podemos obrigar ninguem a vender nada :D:D:D

realmente isso é muito estranho... umas dizem que é preciso selo de isenção outras dizem que não... já não percebo nada... a verdade é que já fui parada pela BT e tiveram a ver essas coisas todas e não me disseram nada sobre isso...

Não se trata de dar cabeçadinhas na parede que, até prova em contrário, ng é "estúpido/burro" por aqui.
Cada um conta a sua esperiencia pessoal, como fez e o que venderam ou deixaram de vender na sua repartição de finanças, apenas no sentido de ajudar.
Acredito que não é por 0.30€ ou 1€ (conforme as versões) que não comprem o selo ISENTO.

Como estamos num país livre, quem não quiser comprar, que não compre, se por isso incorrer em coima...é problema apenas do próprio.

Cumps a todos

Acho que algumas repartições deixem passar porque basta às autoridades verem a data da matrícula para verem se está insenta ou não. Mas isso não impede que exista o tal selo de insenção, ou seja, para todos os efeitos é para ser utilizado.

A ver se nos entendemos, condensei um pouco os artigos que interessam e que constam do Regulamento do Imposto Municipal sobre Veículos (2006) Dec.Lei nº143/78 de 12 de Junho

Para quem quiser ler tudo: http://www.verbojuridico.pt/info/rimv2006.pdf

CAPITULO II
Isenções

Art. 7º
3- Para cada aeronave e barco de recreio isento de imposto será concedido um título de isenção modelo nº 1 e para cada automóvel e motociclo será fornecido um dístico de isenção modelo nº 2, detinado a ser fixado nos termos do artigo 13º.

5- Os títulos e dísticos de isenção serão adquiridos pelos interessados na respectiva teouraria da Fazenda Pública, mediante requisição do modelo nº 6 devidamente despachada pelo chefe da repartição de finanças de da área a que se refere o nº 1 deste artigo.

CAPITULO IV
Liquidação e cobrança
Art. 13º - Os dísticos modelos nºs 2 e 4 serão afixados ou colocados com o rosto para o exterior:

a) Nos automóveis- no canto superior do pára-brisas do lado oposto ao do volante e bem visível do exterior.

CAPITULO VII
Penalidades

Art. 18º
1- A utilização de qualquer veículo compreendido no artigo 1º sem o pagamento do imposto, quando devido, é punida com multa igual ao triplo do imposto, por cujo pagamento é solidariamente responsável o condutor do veículo.
3- Até prova em contrário, presume-se não pago o imposto quando nos automóveis e motociclos não se encontrem afixados, nos termos do artigo 13º, os respectivos dísticos modelos nºs 2,4 ou 7.

RESUMINDO:
1º É obrigatório requisitar na repartição de finanças o Distico de ISENÇÃO;
2º Tendo o dístico é colocá-lo no Canto Superior do vidro do lado do passageiro (já os vi colados até junto ao espelho);
3º Se não tiverem o selo afixado (mesmo o ISENTO) é considerado NÃO pago o imposto, como tal incorre em coima pelo Xôr Guarda
4º A coima é o triplo do valor dístico em questão (ok...se for de 1€ são 3€ de multa, se for a 0,30€ são 0,90€...tudo bem...se não kerem o selo...a coima é pouca...mas é contra a lei)

Espero que tenha ajudado...com toda a Força do Peso da Lei....lol

Back