nebuchadnezzar
Banido
Mas se fosse uma situação em tudo idêntica mas tratando-se de uma via de aceleração já não seria culpado?
Claro que não.
(estou curioso para ver onde isto vai dar...) [
Mas se fosse uma situação em tudo idêntica mas tratando-se de uma via de aceleração já não seria culpado?
Mas se for numa via que seja simultaneamente de aceleração e desaceleração já sou culpado?Claro que não.
(estou curioso para ver onde isto vai dar...) []
Quando não tens argumentos...
Olha a de hoje aconteceu e deve ser dedicada a ti.
Ou então foste tu que rogaste praga.
Vou numa via de uma estrada nacional.
É um IC e portanto é vulgar nas subidas abrirem duas vias. Estás ver, certo?
Neste caso a pequena particularidade é que a abertura desta via provém de um acesso ao IC.
Devidamente regulado com sinalização de cedência de prioridade, horizontal e vertical.
Venho a 80 Km/H com o CC ligado e que é o limite da velocidade naquele troço.
O caramelo entra para a via ligeiramente à minha frente (em vez de ceder a prioridade). Ou seja, ficamos lado a lado, embora ele ligeiramente mais adiantado.
O meu capot dava com as portas de trás dele.
Eu retomo a dianteira, porque vinha com mais velocidade.
Ele retoma a dianteira, porque entretanto acelerou mais do que a velocidade a que eu vinha.
Resultado ultrapassou-me pela direita.
Pergunta (para o rrrffff, nunca mais responder, mas esta é mesmo muito prática):
Achas esta m.... (cena) aceitável? Correto? Tolerável? Bonito?
Deduzo que estivesses a sinalizar a tua intenção de mudar para a via da direita com o pisca... caso contrário não sei se o caramelo fez algo de errado
Vai chamar honesto ao teu tio e aproveita e aprende qualquer coisa com ele.
Entretanto... Namaste! []
Dizes bem... Não sabes! []
Mas se for numa via que seja simultaneamente de aceleração e desaceleração já sou culpado?
Não é via de aceleração nem de desaceleração?Isso não é uma via de aceleração.
É uma via de saída da AE, que simultaneamente tem uma via comum de acesso à AE, que (imagine-se) perde a prioridade em todas a situações.
Portanto, nessas condições, se vens dessa via sem prioridade, se bates... Pagas! []
Se não tinhas o pisca, não fez []
Não é via de aceleração nem de desaceleração?
Nas imagens que aqui deixo são vias de acesso e saída em simultâneo mas que têm a particularidade de quem acede não percebe que se trata de uma mera via de aceleração. Pelo teu raciocínio se fosse só via de aceleração não seria culpado mas como tem dupla função já seria apesar de ser impossível perceber essa dupla função antes durante e depois de passar o triângulo sinalizado no pavimento, somente vários metros depois deste se tem essa percepção.
Serve apenas para demonstrar que não podemos interpretar sinalização igual de maneira diferente. A sinalização tem de ser objetiva e ter o mesmo significado em qualquer circunstância.Nem sei se isso está mal sinalizado ou não.
Também tens que ter isso em consideração.
Se há mais sinalização na via prioritária, por exemplo.
E depois há casos mal sinalizados também.
Portanto por aí não podes fazer valer o teu ponto.
Serve apenas para demonstrar que não podemos interpretar sinalização igual de maneira diferente. A sinalização tem de ser objetiva e ter o mesmo significado em qualquer circunstância.
Gostava que apresentasses exemplos concretos sustentados no CE.Ufa.. Finalmente já terminaram as perguntas. []
E tudo correto o que disseste.
Mas depois há condições de aplicar os seus significados (dos sinais) de formas (nota, formas, não me estou a referir ao conteúdo) diferentes, consoante as condições da via, sejam, cruzamentos, entroncamentos, vias de aceleração, ou outras. E ainda se estiverem combinados com sinalização horizontal, ou luminosa.
Portanto o significado conforme bem dizes é objetivo e único, mas a forma de os aplicar na prática pode variar, sem nunca contrariar o seu significado.
Gostava que apresentasses exemplos concretos sustentados no CE.
Serve apenas para demonstrar que não podemos interpretar sinalização igual de maneira diferente. A sinalização tem de ser objetiva e ter o mesmo significado em qualquer circunstância.
Ufa.. Finalmente já terminaram as perguntas. []
E tudo correto o que disseste.
Mas depois há condições de aplicar os seus significados (dos sinais) de formas (nota, formas, não me estou a referir ao conteúdo) diferentes, consoante as condições da via, sejam, cruzamentos, entroncamentos, vias de aceleração, ou outras. E ainda se estiverem combinados com sinalização horizontal, ou luminosa.
Portanto o significado conforme bem dizes é objetivo e único, mas a forma de os aplicar na prática pode variar, sem nunca contrariar o seu significado.
Em nenhuma dessas hipóteses se pode dizer que estamos perante situações análogas. Já te dei exemplos onde interpretas de maneira diferente conceptualmente mas que não terias certezas de qual adotar o que não faz qualquer sentido.Voltamos ao mesmo?
Já aqui tens 2 situações.
Queres 3, 4, 5?
OK!
Siga.
3 - Podes ter a mesma sinalização, mas o local de cedência ser precedido por um STOP e seres obrigado a parar.
4 - Num cruzamento / entroncamento, podes ter que ceder a prioridade a uma via com dois sentidos de trânsito.
5 - Podes ter a mesma sinalização, mas combinada com sinalização luminosa e nesse caso ocorre a hierarquia de sinais.
6 - Podes ter que incluir a prioridade à direita...
7,8,9... - etc, etc...
Portanto...
Francamente não sei onde estão as dúvidas.
Acho que quem interpreta de outra forma está no fundo à procura de justificar, de uma forma interminável, a sua postura errada de circulação na estrada.
Já agora fiquei a questionar-me como raio é que se distingue uma via de aceleração comprida de uma entrada que coincide com a abertura de uma nova via.
Em nenhuma dessas hipóteses se pode dizer que estamos perante situações análogas. Já te dei exemplos onde interpretas de maneira diferente conceptualmente mas que não terias certezas de qual adotar o que não faz qualquer sentido.
Meu caro, dizes que as situações não são análogas e vens com exemplos de passadeiras para peões?@nebuchadnezzar
Se estivesse um peão para passar na passadeira quem tinha prioridade, o peão ou o carro da google?![]()