Dúvida sobre Gás.

Brabus

New member
Boas,

Alguém sabe dizer-me, se o tubo em cobre antes do contador é responsabilidade do condominio ou do dono da fração?

PeugeotSales obrigado pela resposta.

A coluna montante esta ok, mas existe 30cm de cobre que faz a ponte entre a coluna montante e o contador..cobre esse que foi roubado. E agora queria saber a quem pertence. Será que me fiz entender?

Last edited:
PeugeotSales obrigado pela resposta.

A coluna montante esta ok, mas existe 30cm de cobre que faz a ponte entre a coluna montante e o contador..cobre esse que foi roubado. E agora queria saber a quem pertence. Será que me fiz entender?

Bom, eu de gás percebo pouco porque apesar de ter uma empresa de canalizações não fazemos gás: para isso é preciso um alvará especial e certificações.

Se for igual ás águas, funciona assim:

Existe uma coluna que faz o abastecimento ao prédio, daí sai para os olhos de boi, e dos olhos de boi para os contadores. Por norma é tudo responsabilidade do condomínio porque só do contador para a frente é que deixa de ser parte comum.

Mas há algumas excepções porque nem sei se estamos a falar num prédio se numa casa particular e que isso seja exterior ou interior. Eu quando tenho duvidas falo com a EPAL, SMAS ou correspondente do local.

Talvez alguém mais entendido no gás possa ajudar mais que eu.

Agradeço-te imenso a breve explicação!

Trata-se de um prédio e é no inteiror do mesmo. Vou colocar um esquema "manhoso" que fiz no paint para ter uma ideia do que realmente é .

untitled.JPG

Hoje vieram aqui ao prédio fazer a inspecção à conduta de gás. Como eu não pude estar presente fiquei com o gás cortado e vêm amanhã restabelecer a ligação (banho de água fria é bom para acordar!!). A minha dúvida é... porque raio é que eu tenho que estar presente? Se o desligam sem mim, porque é que preciso de estar?

Entretanto na net encontrei info sobre verificações no apartamento após a ligação... se eu tenho um certificado válido que me forneceram após a última inspecção que fizeram cá em casa, têm que voltar a fazer alguma inspecção??

Hoje vieram aqui ao prédio fazer a inspecção à conduta de gás. Como eu não pude estar presente fiquei com o gás cortado e vêm amanhã restabelecer a ligação (banho de água fria é bom para acordar!!). A minha dúvida é... porque raio é que eu tenho que estar presente? Se o desligam sem mim, porque é que preciso de estar?

Entretanto na net encontrei info sobre verificações no apartamento após a ligação... se eu tenho um certificado válido que me forneceram após a última inspecção que fizeram cá em casa, têm que voltar a fazer alguma inspecção??

Salvo erro, o certificado é válido por cinco anos. Pelo menos é o que tenho no meu quando me instalaram o gás o ano passado.

Salvo erro, o certificado é válido por cinco anos. Pelo menos é o que tenho no meu quando me instalaram o gás o ano passado.

Sim, eu sei. E por isso presumi que não seria necessário qualquer inspecção cá em casa após o restabelecimento da ligação, mas após pesquisar na net fiquei com dúvidas.

Devem querer que estejas presente para confirmar que não está nenhuma torneira aberta quando ligarem o gás ao apartamento...

Que coisa estranha...

Back