Dúvidas sobre casas

:confused: Eu acho que é mais ao contrário... ou o meu conceito de moradia é que está trocado...

Na minha zona pelo menos, o conceito de moradia com garagem, tem outro nome... Moradia Geminada.

E aí já estamos a falar de moradias grandes com espaço mais que suficiente para uma garagem.

Em banda geralmente não têm, e as que têm são pequenas.

Última edição:
Servir, serve, a utilização que lhe dão é que pode ser outra! [:D] E se há casos em que a dita garagem não tem qualquer condição para ser aproveitada, há outros em que de uma garagem se faz um T0 com tudo.

Quando voltares à Manta Rota hás-de reparar que, nas centenas de vivendas que se têm construido nos últimos anos, com projectos de arquitectos(?) locais, não há nenhuma em cuja garagem esteja um carro guardado.
Aquelas vivendas mereciam ser usadas como casos de estudo nas escolas onde ensinam a projectar vivendas...

Quando voltares à Manta Rota hás-de reparar que, nas centenas de vivendas que se têm construido nos últimos anos, com projectos de arquitectos(?) locais, não há nenhuma em cuja garagem esteja um carro guardado.
Aquelas vivendas mereciam ser usadas como casos de estudo nas escolas onde ensinam a projectar vivendas...
Explica-me esse fenómeno. Que eu sou interessado nessas questões!

são aquelas todas encostadas umas às outras

só tem frente e traseira, não tem "lados"

(salvo a primeira e a última que tem um "lado")

MCunha

Muito off-topic:

Teoricamente, pode efectivamente nao haver nenhuma com mais de duas frentes num loteamento. basta que sejam construídas em círculo, ou que, em linha recta, sejam feitas em numero suficiente para darem uma volta completa ao planeta. Neste ultimo caso, pode até optar-se por uma soluçao inovadora; ao respeitar-se o grau que existirá entre cada vivenda (gerado pela curvatura da superficie da terra), podem construir-se em banda mas com 4 frentes (se bem que, na practica, nem uma aragem se sentirá em duas delas...)

(desculpem, nao sei o que me deu...)

Explica-me esse fenómeno. Que eu sou interessado nessas questões!

Suspeito que naquele local deve haver alguma norma da Câmara a permitir aumentar a área de construção das habitações com garagem.
Vai daí algum "arquitecto" local desenhou uma vivenda com uma divisão colocada junto ao hall de entrada, com uma grande porta exterior metálica de várias folhas e uma segunda porta interior de vidro, e a essa divisão deu o nome de garagem.
Do ponto de vista estético o resultado é o que se calcula, mas ninguém se parece ter importado com isso porque este modelo tem-se lá multiplicado como cogumelos...
Até alguns edifícios antigos com algum valor arquitectónico foram deitados abaixo para dar lugar a estas vivendas de estranhas fachadas...

Suspeito que naquele local deve haver alguma norma da Câmara a permitir aumentar a área de construção das habitações com garagem.
Vai daí algum "arquitecto" local desenhou uma vivenda com uma divisão colocada junto ao hall de entrada, com uma grande porta exterior metálica de várias folhas e uma segunda porta interior de vidro, e a essa divisão deu o nome de garagem.
Do ponto de vista estético o resultado é o que se calcula, mas ninguém se parece ter importado com isso porque este modelo tem-se lá multiplicado como cogumelos...
Até alguns edifícios antigos com algum valor arquitectónico foram deitados abaixo para dar lugar a estas vivendas de estranhas fachadas...
Isso da questão estética é da opinião de cada um.

Quanto ao que dizes, só mesmo conhecendo o caso!

Isso da questão estética é da opinião de cada um.

Quanto ao que dizes, só mesmo conhecendo o caso!

Silver, posso descrever-to com todos os pormenores pois todos os anos vou para manta Rota e sei o que por lá se passa. Ainda para mais agora, que os meus pais compraram apartamento junto a essas tais moradias em banda [;)] em que a porta da garagem é uma porta com 4 folhas. Aliás, a porta da garagem do apartamento deles, é assim.

O fotocopiado 200 é culpa do promotor... Que só quiz uma casa e depois 200 iguais.

A questão da garagem ou suposta garagem, não sei qual a ideia do arquitecto (se é que houve) ou do construtor.

Talvez fosse a possibilidade de fazer algo que pudesse ser uma garagem para quem queria, ou transformar aquilo numa sala!

Por norma o PDM obriga a X lugares dentro do lote. E talvez tenha sido esta a solução que chegaram... Fazer uma pseudo garagem para 1 carro que afinal ninguém vai usar e torna-se uma sala ou um escritório.

Parece-me que seja mais esta situação!

Os Duplex costumam ser no ultimo andar, mas há edificios mais chiques e torres habitacionais em que é tudo duplex até triplex, com mezzanines e terraços e coisas assim bonitas [:D] as Torres de São Gabriel e São Rafael é duplex de alto a baixo, por exemplo.

Numa moradia é o terreno atrás da casa e por norma só é usado em moradias em banda... Que não têm terrno de lado.
Num prédio é o espaço que se estende para dentro do quarteirão.

etc etc
Olha que não , eu sempre ouvi e vejo esse nome das designações como a zona de lougradouro que é a traseira da casa até ao fim do lote.
Usa-se em moradias com lotes urbanos mas tanto em moradias isoladas ou geminadas.

Os Duplex costumam ser no ultimo andar, mas há edificios mais chiques e torres habitacionais em que é tudo duplex até triplex, com mezzanines e terraços e coisas assim bonitas [:D] as Torres de São Gabriel e São Rafael é duplex de alto a baixo, por exemplo.

Costumam ser no ultimo piso mas não é uma regra pode ser até no R/C ou noutro piso qualquer.

E são mais no ultimo por uma razão é que o ultimo piso de um predio por norma é diferente , logo costuma ser mais curto em forma recuada e fica com terraço , logo fica mais pequeno e com uma arquitectura improvisada em relação ao resto do edificio e como tal juntam com o de baixo e pode ficar um bom duplex.

Podem ter, mas são raras as que têm.

Olha eu nunca vi moradias em banda sem garagem e trabalho para a construção ja ha mtos anos[:cool:]

Podes é ter visto pequenos predios baixos de 1, 2 ou 3 andares todo colados em banda e isso se for antigo não costuma ter garagem, mas isso não são moradias unifamiliares geminadas ou em banda. Moradia tem que ter um terreno á volta, que pode ser grande ou pequeno depende do lote.

Olha eu nunca vi moradias em banda sem garagem e trabalho para a construção ja ha mtos anos[:cool:]

Podes é ter visto pequenos predios baixos de 1, 2 ou 3 andares todo colados em banda e isso se for antigo não costuma ter garagem, mas isso não são moradias unifamiliares geminadas ou em banda. Moradia tem que ter um terreno á volta, que pode ser grande ou pequeno depende do lote.

Tens razão, esqueci-me que tu eras o Rei das obras aqui do fórum!

Peço desculpa por ter dado a minha opinião, ainda bem que temos sempre alguém para vir aqui mostrar o quão errados estamos.

Na minha zona pelo menos, o conceito de moradia com garagem, tem outro nome... Moradia Germinada.

E aí já estamos a falar de moradias grandes com espaço mais que suficiente para uma garagem.

Em banda geralmente não têm, e as que têm são pequenas.

A minha ideia de moradia geminada(penso que se diz assim) é duas vivendas unidas lado a lado. posso estar a dizer um grande disparate mas penso que geminadas vem da palavra gemea(mas talvez em latim), porque são duas moradias iguais lado a lado.

É uma casa grande divida ao meio [:D] por acaso embirro muito com moradias em banda, é quase um prédio deitado :sh) (ok, eu sei que não é, mas não gosto). Depois com os ditos logradouros minúsculos...

Voltar
Superior