Dúvidas sobre casas

A minha ideia de moradia geminada(penso que se diz assim) é duas vivendas unidas lado a lado. posso estar a dizer um grande disparate mas penso que geminadas vem da palavra gemea(mas talvez em latim), porque são duas moradias iguais lado a lado.

E a tua ideia está certa.

Geralmente são duas vivendas pegadas e têm garagem.

Nas moradias em banda já não é tão vulgar ter garagem, porque quase sempre são todas pegadas.

Podem ter garagem, mas por exemplo, não consegues atravez da parte da frente da moradia ir para o logradouro (parte de trás da moradia), tens de entrar pela moradia e depois saires pela cozinha, quando nas outras não é assim.

Se te apetecer vais directamente para o logradouro sem sequer entrar dentro de casa.

Última edição:

Nas moradias em banda já não é tão vulgar ter garagem, porque quase sempre são todas pegadas.

Podem ter garagem, mas por exemplo, não consegues atravez da parte da frente da moradia ir para o logadouro (parte de trás da moradia), tens de entrar pela moradia e depois saires pela cozinha, quando nas outras não é assim.

Se te apetecer vais directamente para o logadouro sem sequer entrar dentro de casa.

Yap,
aqui para a minha zona as moradias em banda até têm garagem, mas são umas garagens minimas, mal dá para por lá um carro.

Podem ter garagem, mas por exemplo, não consegues atravez da parte da frente da moradia ir para o logradouro (parte de trás da moradia), tens de entrar pela moradia e depois saires pela cozinha, quando nas outras não é assim.

Se te apetecer vais directamente para o logradouro sem sequer entrar dentro de casa.
As Geminadas (sim sem R é que está correcto) são apenas 2. 3 ou mais já é em banda!

Quando estamos a falar de moradias em banda estamos na maior parte das vezes a falar de moradias pequenas em lotes de terreno bastante pequenos. E sim a maioria não tem garagem. Claro que há de todos os tipos, há moradias grandes em banda, assim como há algumas que têm garagem.

deve uma coisa regional então porque por aqui (zona norte) não se vê uma que não tenha

MCunha

deve uma coisa regional então porque por aqui (zona norte) não se vê uma que não tenha

MCunha
Como não estamos só a falar de novas... Em lisboa todos os bairros que têm moradias em banda, a grande maioria não tem garagem...

Construções novas acabam por ter quase todos por obrigação dos PDM's das zonas onde são construídas!

Malta, creio que seja o tópico que mais se aproxima às minhas dúvidas referentes à compra de habitação.

Eu estou indeciso entre comprar ou arrendar, embora com grande inclinação para a 2ª hipótese.

Suponhamos que quero comprar. O que devo fazer 1º, pré-aprovar um crédito, e só depois ir à caça da casa?

Ou, ao encontrar uma casa, dar um sinal, e depois tratar do financiamento?

QUal é a melhor forma de sincronizar as duas situações?
Já agora, ouvi rumores que actualmente os bancos concedem apenas 90% do valor da casa, isso é verdade?
Além disso, qual é o preço médio das despesas iniciais, incluindo escritura e IMT? Serão custos que podem ser negociados com o banco, como forma de "desconto" no pedido do crédito?

Obrigado!

Malta, creio que seja o tópico que mais se aproxima às minhas dúvidas referentes à compra de habitação.

Eu estou indeciso entre comprar ou arrendar, embora com grande inclinação para a 2ª hipótese.

Suponhamos que quero comprar. O que devo fazer 1º, pré-aprovar um crédito, e só depois ir à caça da casa?

Ou, ao encontrar uma casa, dar um sinal, e depois tratar do financiamento?

QUal é a melhor forma de sincronizar as duas situações?
Já agora, ouvi rumores que actualmente os bancos concedem apenas 90% do valor da casa, isso é verdade?
Além disso, qual é o preço médio das despesas iniciais, incluindo escritura e IMT? Serão custos que podem ser negociados com o banco, como forma de "desconto" no pedido do crédito?

Obrigado!
A primeira coisa é pré-aprovares um crédito. Ou como quem diz, saberes exactamente quanto é que o banco te empresta!

Assim já sabes quanto podes gastar!

Sim, os bancos por norma nunca emprestam 100% do valor da casa. O que acontecia antes é que uma casa de 100.000€ era avaliada em 130.000€ e 90% eram 117.000€ logo dava para pagar a casa e comprar um carrito... E por isso é que estamos na crise que estamos!

Por isso tens de ver bem quanto é que consegues pedir emprestado, e depois ires a cusca de casa. Quanto a papeladas e impostos varia conforme o valor da casa!

Uma moradia geminada já por si é mau... então sem garagem nao tem interesse só desvantagens em relação a um apartamento.

Mas sem garagem só coisas antigas em banda e em cidade por norma.

Não vou entrar em discussões aqui -ainda por cima com users que não vale a pena- Silver,diz o que quiseres. BOX é um espaço MARCADO no chão, e COMPLETAMENTE AMPLO. Um Duplex não fica em cima... então deve ser um duplex especial num res do chão talvez??

Acho curioso esse modo de dedução, que é tudo ilegal. Também deveria ser ilegal dizer mt coisa que por aí se diz. Como que fosse dificil saber, se está ilegal, ou legal, alguma construção.

Cumps

Em relação à BOX é que garanto mesmo que não é...e nisso sou muito especifico [:D] Para mim apartamento é com BOX e por isso entenda-se garagem mesmo à séria -> fechada com paredes e porta individual...BOX, portanto [:)]

O outro é o tipico "estacionamento" ou "parqueamento" como se costuma ver nos anuncios.

Felizmente os que têm BOX anunciam esse facto [;)]

Por exemplo, já tive casa com 2 boxes...eram mesmo garagens independentes para 1 carro cada uma, mas as 2 atribuídas ao mesmo apartamento. E também já vi, o que é diferente, boxes para mais do que um carro...

Moradias em banda com garagem (exemplos):
http://www.lardocelar.com/empreendimentos/tagusvillage/

http://www.oeirasgolfresidence.pt/section.asp?ids=4&idc=9

Ando doida por estes dois empreendimentos.[kiss]

As primeiras, aqui há uns anos, vi-as em grande detalhe pois estive quase para comprar aí...as da 1ª fase.

São muito fixes, se bem que o local não é dos que mais me agradasse...na altura foi mais por aí que não se optou...mas a qualidade e as casas por si só, são (para mim) muito boas.

Uma moradia geminada já por si é mau... então sem garagem nao tem interesse só desvantagens em relação a um apartamento.

Mas sem garagem só coisas antigas em banda e em cidade por norma.

Também acho [;)]

Em muita coisa aliás eu prefiro apartamento.

Nas moradias em banda ou geminadas que vi, todas tinham algum tipo de garagem...seja por baixo, ou de lado ou logradouro/espaço à frente -> mas mais algum tipo de box de um dos lados onde junta à casa do lado.

As primeiras, aqui há uns anos, vi-as em grande detalhe pois estive quase para comprar aí...as da 1ª fase.

São muito fixes, se bem que o local não é dos que mais me agradasse...na altura foi mais por aí que não se optou...mas a qualidade e as casas por si só, são (para mim) muito boas.

As casas são realmente muito boas e as da segunda fase (não consegui por o link, o site parece estar em baixo), então estão fantásticas.apr:)

A localização, para nós que apanhamos a A5 todos os dias pareceu-me muito boa, e a vizinhança parece pacata.

Por acaso aqui na minha zona (Coimbra) também não conheço casos de "vivendas em banda" como lhes estão a chamar sem garagem. Alias a namorada vive numa dessas que alem de ser enorme também tem garagem para 2 carros...mas também é de uma zona muito nobre da cidade e por isso admito que não sejam todas iguais. Sim até porque estamos em processo de compra de casa e estamos a ver casas fantásticas que mesmo sendo bastante caras não custam nem metade do que essa "em banda" por causa do sitio onde ela está... os preços desta cidade são de doidos [8b]

Btw este f-d-s vamos ver algumas casas e uma delas é "geminada" mas mesmo assim consegue ter garagem para 4 carros num piso subterrâneo. Se as há sem garagem? De certeza...felizmente na zona isso não é de todo regra seja nas novas ou nas mais "antigas". Comprar casa sem garagem é...estupido :sh)

Tens que dar então um salto à Quinta do Conde para ver o que são moradias em banda sem garagem! [:D]

A Quinta do Conde tb tem de tudo e mto nasceu de construções ilegais e populares há lá construções que ultrapassam tudo e todos[:D] alias no google earth dá para se ver a complexidade do bairro...que visto do ar mais parece uma favela do rio de janeiro em termos de ordenação[:D]

mas são moradias ou prediozinhos pequenos já com uns bons anos sem garagem?

Desde 1990 que nao vi nada em projecto e contrução que fosse moradia sem garagem... alias até te digo 1 dos principais motivos que faz um pessoa comprar um imovel desses é o facto de ter garagem.

Também acho [;)]

Em muita coisa aliás eu prefiro apartamento.

Nas moradias em banda ou geminadas que vi, todas tinham algum tipo de garagem...seja por baixo, ou de lado ou logradouro/espaço à frente -> mas mais algum tipo de box de um dos lados onde junta à casa do lado.

Eu pessoalmente gosto mais de um apartamento que de uma moradia em banda por varias razões distintas.

A moradia em banda tens estas desvantagens:

1º o preço
2º os impostos
3º a segurança a vandalismos e assaltos
4º o condomino somos nós , ou seja tudo o que se estragar ou precisar de ser arranjado pagamos na totalidade.

A vantagem é ter um quintalinho á frente e a traz...mas isso por vezes tb é tao pequeno que nao dá para nada.

Eu pessoalmente gosto mais de um apartamento que de uma moradia em banda por varias razões distintas.

A moradia em banda tens estas desvantagens:

1º o preço
2º os impostos
3º a segurança a vandalismos e assaltos
4º o condomino somos nós , ou seja tudo o que se estragar ou precisar de ser arranjado pagamos na totalidade.

A vantagem é ter um quintalinho á frente e a traz...mas isso por vezes tb é tao pequeno que nao dá para nada.

Concordo com quase tudo o que disses-te mas quando se vive num prédio e se tem vizinhos muito barulhentos( que é o meu caso) só se tem vontade de fugir para uma moradia, mesmo que em banda penso que o barulho será menor.

Um problema que costuma haver nos bairros de moradias é o ladrar dos cães, muita gente que vive em moradias tem cães e quando um começa a ladrar os outros começam também.

Concordo com quase tudo o que disses-te mas quando se vive num prédio e se tem vizinhos muito barulhentos( que é o meu caso) só se tem vontade de fugir para uma moradia, mesmo que em banda penso que o barulho será menor.

Um problema que costuma haver nos bairros de moradias é o ladrar dos cães, muita gente que vive em moradias tem cães e quando um começa a ladrar os outros começam também.

Eu vivo num apartamento com vizinhos calmos, mas todos os R/C têm terraço e há vários com cães e nem incomodam assim por aí além. Deve depender do isolamento acústico da casa.

Voltar
Superior