Dúvidas

AMARALMATO

New member
No segmento c existem sedans derivados de hatch muitos vendidos.
Mas porque será que não ve quase sedan nenhum .

FORD FOCUS 4PORTAS-0
RENAULT FLUENCE-2
QUE MAIS É QUE EXISTEM?

Os espanhóis é que gostam muito desse formato. Lá vendia-se, por exemplo, a anterior geração do Opel Astra nessa versão, coisa que aqui nunca aconteceu. Penso que a razão é que são pouco práticos a nível de bagageira e pelo mesmo preço, ou quase, compra-se uma carrinha que tem muito mais vantagens a esse nível.

O acesso à mala é mais fácil no hatch... O consumidor europeu, bastante cosmopolita, aprecia bastante o lado prático e funcional do hatch em detrimento da estética clássica e algo gasta de um 3 volumes bem definidos... ainda que as capacidades das respectivas bagageiras sejam semelhantes.

Por outro lado, é interessante constatar que em mercados emergentes os sedans, mesmo de segmentos inferiores (clio p.ex.), são muito apreciados... Talvez nestas regiões do Mundo a definição um automóvel familiar passe ainda pela "fórmula" obrigatória de 3 volumes devido a um público alvo muito mais conservador...

Não é pelo preço, não é pelo tamanho da bagageira nem pela forma de acesso à mesma.

É mesmo pela fraca procura que os pequenos Sedan têm.

Ao longo dos Anos 90 as marcas deixaram de oferecer as versões Sedan porque não tinham aceitação, mas isto é um aspecto único para o mercado Português.

O Bravo teve muito mais aceitação que o Brava, o Leon mais que o Toledo, o Golf mais que o Bora, etc...

Aqui ao lado (Espanha) vendem-se aos molhos, em França e Alemanha também se vêm muita mais oferta, no Brasil, Estados Unidos, China, India são os que mais se vêem.

Sim, mas estamos aqui a discutir precisamente isso: por que é que os portugueses não parecem "ir muito à bola" com o formato sedan no segmento C.

Eu penso que seja pura e simplesmente pelo espaço que ocupa um "terceiro volume"

Seja para guardar na garagem em casa, seja em estacionamentos, seja no transito.

Eu penso que a ascensão dos Hatch aconteceu com o iniciar do caos do transito em grandes cidades, estacionamentos apertados, garagens individuais de apartamentos, etc...

Mesmo em ultrapassagens um Hatch é mais prático.

Eu penso que seja pura e simplesmente pelo espaço que ocupa um "terceiro volume"

Seja para guardar na garagem em casa, seja em estacionamentos, seja no transito.

Eu penso que a ascensão dos Hatch aconteceu com o iniciar do caos do transito em grandes cidades, estacionamentos apertados, garagens individuais de apartamentos, etc...

Mesmo em ultrapassagens um Hatch é mais prático.

De facto é um fenómeno interessante...

Essas vantagens que apontas ao hatch são válidas em todos os mercados... Não é só em Portugal... Penso que o hatch "atinge" uma fasquia da população muito mais jovem...

O fenómeno poderá ter a ver com o facto do 3 volumes ser conotado com carro de "velho"...

No entanto os 3 volumes vendem imenso no nosso país... os premium são disso exemplo.

Já nos generalistas e mais acessíveis há preferência pelos hatchs... Confesso que não consigo chegar a uma conclusão.

PS: será que nos outros mercados a diferença de preço entre o hatch e o sedan é insignificante ou mesmo inexistente?

É valido para todos os mercados, mas os Portugueses levam tudo ao "extremo" e mais depressa, veja-se a ascensão Diesel. [;)]

Outro exemplo é o facto de grande parte dos patrões terem... Mercedes.

Eu acredito que para além da publicidade intensiva do Hatch, e das beneces do mesmo, e a sua versatilidade, não propriamente por "meia duzia" considerar carro de velho. [:D]

Há Segmentos onde os 3 volumes prevalecem, seja o D/E/F nas versões não-SW.

Não é propriamente por ser premium/não... O A1, A3, S1 e MB-B vendem bem.

Última edição:
Confesso que prefiro o desenho dos dois volumes, sendo utilitário o carrinha, apesar de haver alguns sedans de estética agradável ao olho.

No entanto, há um pormenor dos sedans que me faz olhar para eles um pouco de lado: não têm escova traseira.

Eu sei que é uma grande mariquice, mas sou assim: não sou capaz de conduzir sem escova traseira. Tenho alturas que a uso mais vezes que as da frente, quando é para dar uma mijadela no vidro.

Os espanhóis é que gostam muito desse formato. Lá vendia-se, por exemplo, a anterior geração do Opel Astra nessa versão, coisa que aqui nunca aconteceu. Penso que a razão é que são pouco práticos a nível de bagageira e pelo mesmo preço, ou quase, compra-se uma carrinha que tem muito mais vantagens a esse nível.

E o Citroen C4 tb.

Será que os Portugueses não compram sedans porque são mesmo feiosos? [:D]

Há um ano comprei o meu coupé (3 volumes) e antes de o fazer, em conversa com amigos, diziam-me que era carro de velho. A carrinha era mais jovem.

Eu ri-me!!! [:D]

Talvez isto tenha alguma relevância para o tópico..

Ahh... eles têm uma carrinha (e46 touring), um SUV (Gran Cherokee) e um hatch (e87).

Não conseguimos chegar a uma conclusão... [:cool:]

Alguns sedans são mal "paridos", com um 3º volume acrescentado às 3 pancadas...

O hatch sem dúvida nenhuma que transmite uma imagem mais jovem e dinâmica.

Volto a perguntar, alguém tem noção dos preços praticados noutros países e a diferença entre o hatch e o sedan? É que este factor pode explicar o maior número de vendas nesses mercados...

Para mim o 3 volumes mais bonito do segmento C é o Mazda 3.

2010-Mazda3-Sedan-33.jpg

Eu queria era a tua explicação, não a minha! [:D]

[:D]

Bem, por exemplo o Astra sedan e o C4 sedan (entre outros) são menos atractivos do que os hatch.

citro%C3%ABn-c4-sedan-08.jpg

Acho que deve ser quase consensual. :)

Será por isso que nós, Portugueses, não os compramos?

Já agora, quais as vantagens efectivas de um sedan relativamente a um hatch?

Eu acho que nós (portugueses) temos uma noção de estética muito própria. Não digo que seja boa ou má (até porque acho que temos muito bom gosto [:p]), simplesmente não é igual à dos demais países, excepção feita talvez a Itália.

Além disso, como já foi referido antes, o 3º volume ocupa espaço, e somos um país pequenino quando comparado com outros países com mercado-alvo semelhante [:D][:D][:D]

[:D]

Bem, por exemplo o Astra sedan e o C4 sedan (entre outros) são menos atractivos do que os hatch.

citro%C3%ABn-c4-sedan-08.jpg

Acho que deve ser quase consensual. :)

Será por isso que nós, Portugueses, não os compramos?

Já agora, quais as vantagens efectivas de um sedan relativamente a um hatch?

Nenhumas.

Bagageira tem sensivelmente o mesmo volume sendo que no hatch o acesso é facilitado pela maior porta da mala.

Em cidade o menor comprimento do hatch também ajuda no estacionamento p.ex.

A nível de performance é tudo igual.

Bem vistas a coisas um sedan não serve para nada, por isso é que os tugas não compram... [:cool:]

Nenhumas diferenças no volume da mala entre hatch e sedan?

Apontava para uma diferença na ordem (talvez) de 100 L, a mais no Sedan, o que representa "qualquer coisa".

Voltar
Superior