Dúvidas

A questão é pertinente.

Eu julgo que tem mesmo a ver com a forma como cada povo vê o automóvel. Por exemplo, em Portugal tendemos a ser um bocadinho mais "emocionais", daí se dar primazia à estética sobre a funcionalidade. Coisa que em Espanha não acontecia tanto (digo acontecia pois, de cada vez que lá vou, reparo que os nuestros hermanos estão a ficar parecidos com os tugas, cada vez se vêm carros melhor equipados e não as versões despidas).

Acho que a questão é mais estética do que outra coisa qualquer. Já foram apontadas as vantagens do formato da bagageira de uma carrinha, mas na realidade quantas vezes se vai fazer uso delas?...

Premium 's aparte (estes sempre foram bonitos), começam felizmente a aparecer cada vez mais Sedans com aparência mais cuidada (e atractiva) e acredito que isso vá fazer com que se comece a ver mais este formato por cá também. Eu próprio, adepto confesso de SW 's, já era capaz de actualmente considerar a compra de alguns, coisa que há poucos anos não acontecia.

Dois Sedans que eu aprecio muito neste momento, são o Opel Insignia e o Peugeot 508.

Mas o facto é que, só se vende praticamente na versão ST ou SW.

Um caso de sucesso do Sedan é o Cruze, mas o facto é que tiveram que criar um Hatch mesmo feio [:D], e o Sedan tem mais implementação no nosso mercado.

Subjectivamente falando, penso que os Sedan não pegam porque são mais feios e "pesados", ou seja, nós portugueses associamos pequenos SEDAN a carro de senhor de idade (velho).

Não é pelo preço, não é pelo tamanho da bagageira nem pela forma de acesso à mesma.

É mesmo pela fraca procura que os pequenos Sedan têm.

Ao longo dos Anos 90 as marcas deixaram de oferecer as versões Sedan porque não tinham aceitação, mas isto é um aspecto único para o mercado Português.

O Bravo teve muito mais aceitação que o Brava, o Leon mais que o Toledo, o Golf mais que o Bora, etc...

Aqui ao lado (Espanha) vendem-se aos molhos, em França e Alemanha também se vêm muita mais oferta, no Brasil, Estados Unidos, China, India são os que mais se vêem.

Penso que quererias dizer Marea em vez de Brava, o Brava é um 5 portas.

Quanto ao tópico, já preferia o Megane 4P e agora o Fluence, e considero que o novo Focus 4P é o mais bonito das 3 opções (4P/5P/Estate).

Voltar
Superior