«É a gasóleo?»

Bem, mas seja convertido ou de fábrica, andas com uma "botija" as costas... aliás os depósitos são os mesmos... feitos em aço.

Sim, no entanto a instalação é muito melhor pensada, feita numa fábrica que cumpre regulamentos (e caso seja vendido na europa, regulamentos da união europeia), portanto a nível de segurança dá 10 a 0 ao Zé da esquina que faz as instalações "ohhhhhh impecáaaveeeeel... Como se fosse de fábrica.."

Sim, no entanto a instalação é muito melhor pensada, feita numa fábrica que cumpre regulamentos (e caso seja vendido na europa, regulamentos da união europeia), portanto a nível de segurança dá 10 a 0 ao Zé da esquina que faz as instalações "ohhhhhh impecáaaveeeeel... Como se fosse de fábrica.."

Sim porque os instaladores cá também não cumprem regulamentos, ainda aí tudo com instalações zé da esquina que não são inspeccionadas.[8b]
É que nem para espicaçar tens jeito.

Vê-lá tu que às vezes de fábrica os sistemas dão mais problemas (cof cof Subaru)

Já anda aqui um clone a provocar distúrbios? [:D]

Essa malta não se aguenta nem um bocadinho...

Pelo que conheço, um bom instalador faz melhores instalações e mais seguras do que muitas que vêm de fábrica... e sabe "arranjar" quando existe problemas.

Experimenta lá numa Opel fazer manutenção a um Flexfuel. Ah e tal levam o carro a um instalador.

Uma instalação de GPL é das coisas mais seguras que um carro tem, devido à legislação apertada, em que é obrigatório válvulas de segurança em tudo e mais alguma coisa.

Aliás... até o processo de abastecimento é diferente, sendo mais seguro o abastecimento de GPL pelo simples facto de não estares com a mangueira na mão.

Não é muito difícil saber que por exemplo os Flexfluel da Opel quando têm problemas são resolvidos cá fora até porque as marcas não tem sistemas próprios, nem mecanicos formados para isso(geralmente) portanto acabam por ir ao instalador oficial da marca que o carro trouxer...

Essa é que é essa... as marcas automóveis não têm sistemas de GPL, por isso adaptam em fábrica sistemas externos, apesar de já terem eletrónica a comandar o sistema.

A diferença entre GPL de fábrica e convertido é o número de centralinas. O de fábrica tem apenas uma centralina que controla os dois combustíveis e o adaptado tem duas centralinas, uma para a gasolina e uma para o GPL.

Essa é que é essa... as marcas automóveis não têm sistemas de GPL, por isso adaptam em fábrica sistemas externos, apesar de já terem eletrónica a comandar o sistema.

A diferença entre GPL de fábrica e convertido é o número de centralinas. O de fábrica tem apenas uma centralina que controla os dois combustíveis e o adaptado tem duas centralinas, uma para a gasolina e uma para o GPL.
O meu Chevrolet tem a centralina principal e tem outra da BRC (GPL), a diferença è a interatividade entre as duas pois ambos os sistemas utilizam o computador de bordo do carro.
A manutenção do mesmo é feita num instalador representante da marca(o mesmo que faz as instalações cá fora), mas para alterar parametros das centralinas é necessario o software da GM ou então só no importador da BRC.

Last edited:
Não é muito difícil saber que por exemplo os Flexfluel da Opel quando têm problemas são resolvidos cá fora até porque as marcas não tem sistemas próprios, nem mecanicos formados para isso(geralmente) portanto acabam por ir ao instalador oficial da marca que o carro trouxer...

O problema é quando um instalador diz que não pode fazer nada porque é preciso o software Opel, e na Opel ficam de pé atrás para te mexerem no carro.
Eu que diga....

Eu tenho um carro cá em casa a GPL. Portanto eu nunca disse que sou contra o GPL...

Mas a verdade é que se fosse bom, a adopção era muito maior [:cool:]

Eu tenho um carro cá em casa a GPL. Portanto eu nunca disse que sou contra o GPL...

Mas a verdade é que se fosse bom, a adopção era muito maior [:cool:]

O ser bom ou não depende de cada um. Eu percorro a Europa de uma ponta à outra sempre a GPL com um custo inferior a um diesel e estaciono em qualquer lado.

Portanto para mim está óptimo, principalmente que agora tem um preço inferior a 0,50€.

O ser bom ou não depende de cada um. Eu percorro a Europa de uma ponta à outra sempre a GPL com um custo inferior a um diesel e estaciono em qualquer lado.

Portanto para mim está óptimo, principalmente que agora tem um preço inferior a 0,50€.

Qual é o teu carro, só por curiosidade?

- Opel Corsa 1.2 Flexfuel de 2012
- Hyundai Tucson 2.0 CVVT de 2009

O primeiro anda com um custo de 4€ por 100 km e o segundo 6€.

E em termos de disponibilidade não sentes (eventualmente) que um diesel se adaptaria melhor para essas grandes tiradas?

Por essa Europa fora não faço ideia, mas aqui em Portugal estacionar ao ar livre em grande grande parte dos parques públicos e de condomínio.

Back