«É a gasóleo?»

Breve resumo dos 400000000 tópicos já criados sobre o assunto e dos ultimos 15 dias de actividade do AHO:

- Gasóleo compensa sempre
- Gasolina é para motoserras
- GPL compensa mas gasóleo é melhor
- O teu fap vai explodir sempre que conduzires em cidade
- Toyota nunca avaria
- Os mercedes ardem todos
- Renault é para quem percebe de automóveis
- Aqui com um orçamento de 12k€ vale mais comprar um bmw com 30 anos do que um clio novo.
- O RCZ é uma m**da porque tem muitos cavalos para um motor tão pequeno.

Podem fechar.

Na tua opinião não importa, mas na minha e de outros users pode importar...

Quem te disse que precisas de aprovação e de palmadinhas nas costas?! Ninguém te perguntou nada disso...pa comentários desses podes voltar para o facebook!

Já agora respondendo á tua pergunta, o que eu pretendo com esta discussão é apurar de uma maneira lógica o porque das pessoas que "emprenham pelos ouvidos" e seguem a moda como se fosse algo obrigatório.
Isso para mim não faz sentido pois essas mesmas pessoas fazem avaliações e ponderações muito mais racionais noutras aquisições que eventualmente façam, e no que toca aos automóveis é diesel porque supostamente gasta menos ou então só porque sim.

Acredito e alias constatei que já há muitos tópicos sobre diesel e gasolina e se compensa ou não... Mas o meu ponto de discussão vai mais de encontro á formatação que se faz em torno das pessoas...

Se não estão interessados no tópico ou se acham que é «outra vez arroz» e que não tem nenhuma utilidade, fecho o tópico e tudo bem [;)]

Porque o público em geral não percebe nada de carros.
Porque o público em geral não quer saber se o redline é às 8mil rpm.
Porque o público em geral sabe por cultura geral que carros a gasóleo gastam menos.

Isto nem é um debate, é uma ideia fácil de entender.

Breve resumo dos 400000000 tópicos já criados sobre o assunto e dos ultimos 15 dias de actividade do AHO:

- Gasóleo compensa sempre
- Gasolina é para motoserras
- GPL compensa mas gasóleo é melhor
- O teu fap vai explodir sempre que conduzires em cidade
- Toyota nunca avaria
- Os mercedes ardem todos
- Renault é para quem percebe de automóveis
- Aqui com um orçamento de 12k€ vale mais comprar um bmw com 30 anos do que um clio novo.
- O RCZ é uma m**da porque tem muitos cavalos para um motor tão pequeno.

Podem fechar.

Um resumo do fórum autohoje..

Porque o público em geral não percebe nada de carros.
Porque o público em geral não quer saber se o redline é às 8mil rpm.
Porque o público em geral sabe por cultura geral que carros a gasóleo gastam menos.

Isto nem é um debate, é uma ideia fácil de entender.

Sim, exatamente... o público em geral foi-se habituando a essa ideia de que o carro a diesel gasta menos e como o que importa é ir á bomba encher o depósito com 40 paus e dizer que faz 4,5L/100...

Eu pessoalmente se por exemplo tivesse 20.000 euros para um carro, comprava a gasolina sem dúvida, a menos que me tivesse que deslocar 100km diariamente durante uns anos...

A unica razão que ainda pode ser aceitavel na compra de um diesel ainda que o nr de km nao compense, poderá ser um motivo de gosto pessoal e aí já não há discussão evidentemente... Só me faz um pouco de confusão as pessoas optarem somente porque sim, porque "tem que ser"...

Ainda ontem, estava num café e na mesa do lado estavam 2 pessoas que me pareceu ser pai e filho, a falarem de uma futura compra de carro, e o filho dizia que secalhar um carro a gasóleo não seria melhor opçao por nao fazerem muitos km...a resposta do pai foi sempre a mesma...Tu não pensas na carteira do teu pai Filipe? tem que ser a gasóleo, ja viste o preço da gasolina??!
E o rapaz la acabou por se agarrar ao telemovel e nem disse mais nada...

E como este exemplo ja assisti a muitos outros... Isto esta de tal forma que na minha zona os stands quase nem tem carros a gasolina á venda...a nao ser antigos claro...

Eu compro sempre Diesel porque gosto mais !!! pode ser ?

Claro que podes, eu dependendo das situações também posso gostar mais. Cada um é livre.

Faz-me lembrar a histórias dos SUV VS carros normais, que neste fórum tanta gente criticava os SUV's, como se agora cada um não podesse gostar desse tipo de carros.

Claro que podes, eu dependendo das situações também posso gostar mais. Cada um é livre.

Faz-me lembrar a histórias dos SUV VS carros normais, que neste fórum tanta gente criticava os SUV's, como se agora cada um não podesse gostar desse tipo de carros.

Haaa, aqueles furgões que transportam pessoas no local da carga. :sh)

Sim, exatamente... o público em geral foi-se habituando a essa ideia de que o carro a diesel gasta menos e como o que importa é ir á bomba encher o depósito com 40 paus e dizer que faz 4,5L/100...

E claro que importa, não é só, mas também importa.

Começas um tópico destes com uma má premissa.
Criticas quem assume que o diesel é melhor só porque sim - Concordo é totó
Depois começas a dar a entender que isso acontece para a maioria das compras de diesel, aí já discordo.

A unica razão que ainda pode ser aceitavel na compra de um diesel ainda que o nr de km nao compense, poderá ser um motivo de gosto pessoal.
Há outro factor, associado também à ideia que o diesel compensa, e que posso entender nesse pai por exemplo:
O facto de não sabermos quantos kms vamos fazer, comprar um carro ao filho agora pode-lhe durar anos até ele ter dinheiro para um dele mesmo.
Hoje faz 5000 km ano mas amanhã não se sabe, e quando for para vender é mais fácil.

É como comprar um T3 a pensar nos filhos que vamos ter, não faz sentido do ponto de vista analítico/económico, mas acontece e é uma razão tão válida como outra qualquer.

E claro que importa, não é só, mas também importa.

Começas um tópico destes com uma má premissa.
Criticas quem assume que o diesel é melhor só porque sim - Concordo é totó
Depois começas a dar a entender que isso acontece para a maioria das compras de diesel, aí já discordo.

Há outro factor, associado também à ideia que o diesel compensa, e que posso entender nesse pai por exemplo:
O facto de não sabermos quantos kms vamos fazer, comprar um carro ao filho agora pode-lhe durar anos até ele ter dinheiro para um dele mesmo.
Hoje faz 5000 km ano mas amanhã não se sabe, e quando for para vender é mais fácil.

É como comprar um T3 a pensar nos filhos que vamos ter, não faz sentido do ponto de vista analítico/económico, mas acontece e é uma razão tão válida como outra qualquer.

Compreendo o teu ponto de vista e concordo em parte. Mas julgo que me estás a interpretar mal pois eu não quis resumir todas as compras de um diesel a esse ponto. Apenas constatei um facto de muita gente comprar só porque sim e depois quando em conversa esse argumento não faz grande sentido, a justificação passa por exibir o consumo instantâneo e médio para se dizer que o diesel é o ideal... Foi só isso... Depois podia referir o pessoal dos fumarentos mas nem vou nem quero entrar por aí...

Eu não assisti á conversa desde o inicio mas fiquei com a impressão de que seria um carro novo e para poucos km.. Quanto a esse prisma, é lógico, mas não achei que fosse esse o projeto do homem, pois mal ouviu a palavra gasolina ate acendeu logo um cigarro... O que me leva crer que é dos "gasolina nem pensar! Porque nao! Gasta muito!"

O diesel é mais eficiente e económico, o Diesel tem características importantes em relação a gasolina, uma delas é a o tempo de evaporação. Pelo fato desse combustível ter maior viscosidade que a gasolina ele apresenta um maior tempo de evaporação, já que é necessária mais energia térmica para romper a ligação das moléculas. Outra característica interessante é a de que o diesel tem cadeias de carbono mais longas do que a gasolina, enquanto o diesel tem moléculas tipo C14H30, a gasolina possui C9H20. Esse é um dos factores que contribui para o preço do óleo diesel ser mais barato de se produzir, já que ele necessita menor refinação do petróleo que a gasolina. Finalmente a densidade energética do diesel é maior. Para cada 3,785 litros de diesel pode-se obter 155 milhões de joules, enquanto para a mesma quantidade de gasolina a taxa energética cai para 132 milhões de joules. Esses dados reflectem no aproveitamento do combustível durante o consumo: os motores a diesel são mais económicos que os motores a gasolina quando empregados no mesmo veículo.
Compras mais energia a um preço mais barato e ainda perguntas porque as pessoas gostam mais do gasóleo?

O diesel é mais eficiente e económico, o Diesel tem características importantes em relação a gasolina, uma delas é a o tempo de evaporação. Pelo fato desse combustível ter maior viscosidade que a gasolina ele apresenta um maior tempo de evaporação, já que é necessária mais energia térmica para romper a ligação das moléculas. Outra característica interessante é a de que o diesel tem cadeias de carbono mais longas do que a gasolina, enquanto o diesel tem moléculas tipo C14H30, a gasolina possui C9H20. Esse é um dos factores que contribui para o preço do óleo diesel ser mais barato de se produzir, já que ele necessita menor refinação do petróleo que a gasolina. Finalmente a densidade energética do diesel é maior. Para cada 3,785 litros de diesel pode-se obter 155 milhões de joules, enquanto para a mesma quantidade de gasolina a taxa energética cai para 132 milhões de joules. Esses dados reflectem no aproveitamento do combustível durante o consumo: os motores a diesel são mais económicos que os motores a gasolina quando empregados no mesmo veículo.
Compras mais energia a um preço mais barato e ainda perguntas porque as pessoas gostam mais do gasóleo?

Tens razao mas é unicamente esse o ponto a favor do diesel , mas mesmo assim acho que havia valores em que o diesel é mais caro de se obter que a gasolina , o imposto sobre combustíveis é que é maior na gasolina .

Tudo o resto o motor a gasolina é rei e senhor !

Tenho um carro a gasóleo...odeio o barulho do motor, adoro a sensação que dá quando o turbo enche (parece que tem 1000000cv - mas é momentaneamente, ahah), gosto muito de ter metido 46l por 45,5€ e de gastar 4/4.5L/100km..

Como não tem FAP's e sou eu que faço a manutenção continua-me a compensar apesar de agora fazer 22km diários..

Anyway, próximo carro vai ser a gasolina...e gaseificado logo a seguir. Assim fica barata a festa e posso mete-lo a roncar às 6500RPM [:D]

Muita gente tem pavor a gasolina porque de facto e pelo menos em Portugal, é cara, e paralelamente a isto ainda vivem no tempo em que um vulgar 1.4i gastava 10L em cidade e tinha tipo 60cv, mas os tempos mudam, e muitas vezes há pessoas a comprar carros diesel com diferença de preço na compra que ainda vai para 3000, 4000 euros e até mais em alguns casos, e vendem passado 7 ou 8 anos e nunca chegam a cobrar o investimento porque fizeram poucos KM .

Ou seja, voltamos sempre ao mesmo, que é como quem diz, as pessoas não fazem contas.

É o mesmo que me acontece quando digo as pessoas : " em vez de gastares 5000 euros num carro diesel já com muitos KM, gastas tipo 3500 ou 4000 no modelo equivalente mas a gasolina, e depois convertes para GPL, assim juntas economia, com um carro mais recente e/ou com menos KM, mesmo sendo do modelo igual "

E as pessoas dizem logo " GPL ? ah, é chato, a instalação é cara, os parques subterrâneos, há poucos postos fora de lisboa, etc etc "

Concordo contigo no teu ponto de vista, mas repara uma coisa, hoje em dia há quem compre diesel, porque hoje podes fazer 10kms diários, e amanhã fazes 50/60. Eu já tive um gasolina e agora tenho outro á 3 anos, é um 1.1 60 de 99 (tenho a vantagem de ser muito leve), mas hoje em dia faço entre 50/60 kms diários (AE, nacional, cidade, tudo á mistura), isto em rendimentos, suponhamos que por mês se gasta entre 130/140 em gasolina, isto em rendimentos baixos é um rombo mais ou menos, do que for um a diesel atmosférico, como do tipo 1.5 PSA.

Mas não há duvidas que se tivesse que fazer poucos kms (que já fiz muitas vezes) um a gasolina seria a melhor opção, mas também há opção de gpl, mas no meu caso perco a bagageira por completo, e pneu suplente fica em baixo no exterior.

Para muitos um carro a gasolina gasta pelo menos 15l e leva os dias a ir a bomba.
A maria tem um carro a gasolina....no ano passado fui fazer uma volta a 2 no carro dela pelo pais fora, o meu carro estava na oficina e foi-se com o dela...na casa do meu pai assim que disse que iamos levar o gasolinas, ele começou logo..."leva o meu, sempre gasta menos, vais levar a volta a ir as bombas e gastas uma pipa de massa em gasolina".
Acabei por não levar o dele e levei o da maria...o carro fez a astronómica média da viagem de 4,9l...e não fui 20x a bomba como dizia o meu pai, nem gastei rios de dinheiro em gasolina...obviamente no diesel gastaria menos...mas a diferença não foi nada de mais...o meu diesel não faz menos de 4,6 com o mesmo tipo de condução.
Fora isso...na utilização dada ao carro não compensa ser diesel...segundo as minhas contas...iria compensar ao fim de quase 2 décadas para cobrir o valor do mesmo carro a diesel...nessa altura duvido que valesse alguma coisa...portanto...

Boa tarde pessoal...

Trago uma questão que concerteza já muitos de voces repararam. Em 70 ou 80% das pessoas que vão comprar carro novo ou mesmo usado, o raio da pergunta é sempre a mesma, «É a gasóleo?» ou então «Ah e tal, tem que ser a diesel»...porque? «Então, porque gasta menos».

Isto leva-me a querer que o cérebro das pessoas está formatado para carros a diesel, independentemente de enúmeros fatores que não justificam um diesel na maior parte dos casos, ainda assim, as pessoas são irredútiveis quanto a isso.

Não pretendo com este tópico criar um "diesel vs gasolina" mas sim que debatessemos este tipo de questões, razões e más avaliações das pessoas quando vão comprar carro...a diesel [:D]

P.S- Pessoal do diesel, não levem a mal mas isto é real [;)]

Sabes porque é que 70 ou 80% das pessoas compra diesel, porque entre o preço de aquisição, o preço dos combustíveis, o consumo e o preço de retoma o diesel é mais racional.
Não é só porque sim...

Hoje o meu jantar foi....arroz.

Posso juntar o facto de muitos não saberem conduzir.

Concordo contigo no teu ponto de vista, mas repara uma coisa, hoje em dia há quem compre diesel, porque hoje podes fazer 10kms diários, e amanhã fazes 50/60. Eu já tive um gasolina e agora tenho outro á 3 anos, é um 1.1 60 de 99 (tenho a vantagem de ser muito leve), mas hoje em dia faço entre 50/60 kms diários (AE, nacional, cidade, tudo á mistura), isto em rendimentos, suponhamos que por mês se gasta entre 130/140 em gasolina, isto em rendimentos baixos é um rombo mais ou menos, do que for um a diesel atmosférico, como do tipo 1.5 PSA.

Mas não há duvidas que se tivesse que fazer poucos kms (que já fiz muitas vezes) um a gasolina seria a melhor opção, mas também há opção de gpl, mas no meu caso perco a bagageira por completo, e pneu suplente fica em baixo no exterior.

Claro, sem dúvida.

Nos casos que referes em que se passa a fazer mais KM do que o previsto, a opção GPL é boa mas só com depósitos a ocupar a zona do pneu suplente, que levam 30, 40 L apenas. Depósitos de GPL maiores dão mais jeito mas ocupa muito espaço, pelo que é bom em carros com bagageiras grandes.

Back