«É a gasóleo?»

Carro novo:
Tendo em conta apenas e puramente os kms e não tendo em conta que a manutenção diesel é mais cara segundo os meus calculos são necessários perto de 150.000Kms para abater a diferença de preços entre os dois carros.
Isto supondo que é para comprar e usar até ir para a sucata, porque se for para vender nos primeiros 5/7 anos compensa sempre o diesel pois a diferença de preço entre os 2 mantém-se sempre estável, a volta dos 3000/4000€ dependendo do carro, e já se poupou no combustível.
nota: se for um vag compensa sempre diesel pois a gasolina atmosférico basta 100.000kms pois bebem que se farta, se for com turbo basta 50.000 pois já precisa de um motor novo ahah

Carro usado:
Muito raramente compensa o diesel caso já tenha alguns kms pois vai-se pagar a diferença toda entre gasolina e diesel e apenas usufruir uma parte dos kms que o carro faz, para além de haver imensos carros martelados a diesel.

Last edited:
O diesel é mais eficiente e económico, o Diesel tem características importantes em relação a gasolina, uma delas é a o tempo de evaporação. Pelo fato desse combustível ter maior viscosidade que a gasolina ele apresenta um maior tempo de evaporação, já que é necessária mais energia térmica para romper a ligação das moléculas. Outra característica interessante é a de que o diesel tem cadeias de carbono mais longas do que a gasolina, enquanto o diesel tem moléculas tipo C14H30, a gasolina possui C9H20. Esse é um dos factores que contribui para o preço do óleo diesel ser mais barato de se produzir, já que ele necessita menor refinação do petróleo que a gasolina. Finalmente a densidade energética do diesel é maior. Para cada 3,785 litros de diesel pode-se obter 155 milhões de joules, enquanto para a mesma quantidade de gasolina a taxa energética cai para 132 milhões de joules. Esses dados reflectem no aproveitamento do combustível durante o consumo: os motores a diesel são mais económicos que os motores a gasolina quando empregados no mesmo veículo.
Compras mais energia a um preço mais barato e ainda perguntas porque as pessoas gostam mais do gasóleo?

Certo mas no acto da compra, o carro diesel é mais caro que o gasolina, e é aí que reside o facto de muita gente não chegar a poupar visto ficarem com o carro poucos anos e poucos KM.

Certo mas no acto da compra, o carro diesel é mais caro que o gasolina, e é aí que reside o facto de muita gente não chegar a poupar visto ficarem com o carro poucos anos e poucos KM.

Se vendem passado poucos anos o valor da venda é muito superior no diesel comparativamente ao gasolina.

Assim sim, vale a pena discutir o assunto [;)]

Concordo com a grande parte das explicações que estão a ser dadas. E era um dos pontos a que queria chegar e que as pessoas por vezes não equacionam, a tal questão de quando é que o diesel vai compensar.. Depois como já foi referido também, há o tipo de condução que se faz ou que se é obrigado a fazer, que por vezes tem influencia na longevidade do carro.
Posso dar o meu exemplo, eu tenho um 1.4 a gasolina, faço cerca de 600/700 km por mes... Grande parte deles ao fim de semana para ir a casa. Para as deslocaçoes diárias, faço 4 km de manha e 4 km a tarde...ou seja, o carro nem aquece, especialmente no inverno. Ora, até agora tem sido oleo, filtros, gasolina (pouca [:p]) e só lhe substitui a tampa e rotor do distribuidor que me custou 12 euros.
Pergunto se num diesel a fazer este tipo de deslocaçoes curtas e com sucessivos "quase" aquecimentos, a saúde o carro estaria como a deste...duvido...

Se vendem passado poucos anos o valor da venda é muito superior no diesel comparativamente ao gasolina.

se for para vender passado até cerca de 8 anos compensa sempre o diesel pois a diferença de preço entre ambos é igual ou maior do que a diferença comprado novo e ainda se poupou uns trocos em combustivel

O que está na moda agora é carros a gasóleo a *****em fumo...

Eu cá nunca comprarei um diesel na vida. Porquê? Porque sim, ou então porque não?

Sabes porque é que 70 ou 80% das pessoas compra diesel, porque entre o preço de aquisição, o preço dos combustíveis, o consumo e o preço de retoma o diesel é mais racional.
Não é só porque sim...

Mas também há muito pessoal que compra um carro a diesel porque sim. Há uns anos havia um mito de que os carros a diesel duravam muito mais do que carros a gasolina. Este mito nasceu simplesmente porque quem faz muitos quilómetros normalmente escolhe um carro a diesel. Mas essa escolha tem a ver com os menores consumos, não tem a ver com a fiabilidade, aliás hoje em dia os carros a gasolina são de forma geral até mais fiáveis do que os carros a diesel.

e porque motivo existe menos oferta na opçao a gasolina? por ex no diesel temos o mesmo carro com varias motorizaçoes, no a gasolina, ou nao existe ou nao ha e é so por encomenda

e porque motivo existe menos oferta na opçao a gasolina? por ex no diesel temos o mesmo carro com varias motorizaçoes, no a gasolina, ou nao existe ou nao ha e é so por encomenda

Isso só é verdade se estiveres a falar de carros em stock/disponíveis para entrega.

Pelo mesmo motivo que se criou este tópico, estamos em Portugal e aqui o que vende é diesel.

Mas também há muito pessoal que compra um carro a diesel porque sim. Há uns anos havia um mito de que os carros a diesel duravam muito mais do que carros a gasolina. Este mito nasceu simplesmente porque quem faz muitos quilómetros normalmente escolhe um carro a diesel. Mas essa escolha tem a ver com os menores consumos, não tem a ver com a fiabilidade, aliás hoje em dia os carros a gasolina são de forma geral até mais fiáveis do que os carros a diesel.

Arrisco-me até a dizer que na maior parte dos casos, um carro a gasolina é sempre mais fiável...também avariam, mas num modo de utilização identico um gasolina sobrevive mais tempo sem ir ao mecanico

Pelo mesmo motivo que se criou este tópico, estamos em Portugal e aqui o que vende é diesel.

Por exemplo, sei que na Suiça a percentagem de carros a gasolina na estrada é maior do que carros a diesel, talvez porque lá o preço do combustível seja diferente, mas ainda assim, se o diesel consome sempre menos, por alguma razão os suiços continuam a preferir os gasolina [;)]

Por exemplo, sei que na Suiça a percentagem de carros a gasolina na estrada é maior do que carros a diesel, talvez porque lá o preço do combustível seja diferente, mas ainda assim, se o diesel consome sempre menos, por alguma razão os suiços continuam a preferir os gasolina [;)]

Consome sempre menos mas é mais caro na compra.

"Compensa" mais a compra de um carro a gasolina na Suíça do que em Portugal.

O meu pai por exemplo compra carro a diesel porque sim com uma média de 10mil km´s por ano se tanto para compensar, bom provavelmente nunca irá compensar mas prontos n me chateio nada dpx quando ele quiser trocar eu cá fico com os carros dele[:D]

Back