E agora que está aí a chuva ...

citação:Originalmente colocada por nunobomba

epa, que mentes mais fechadas, eu ando de carro e ou de moto, nao tenho acidentes graves ate agora( 11 anos de carta ), mas exijo respeito na estrada, tanto faz ir de moto ou de nissan patrol gr, ha q ter respeito, e noto uma grande falta de civismo por parte do pessoal "enlatado" no que respeita a prioridades, ultrapassagens, mudança de direçao, etc.. nem todos os motocilistas andam ai de roda na frente no ar e afins, e simplesmente um meio de transporte mais eficiente e menos poluente.

cumprimentos

Ninguém disse o contrário.

Geralmente não apoflegmatizo quando conduzo, a não ser que seja uma daquelas amarelas e viscosas que tenha mesmo de sair. Aí não há nada que me impeça de apoflegmatizar!:D:D:D:D:D

Às vezes até parecem chicletes!!!:D:D:D:D

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

citação:Originalmente colocada por Alpiger

Pedidos de um automobilista a todos os motociclistas

- Respeitem as faixas de circulação em vez de andarem a passar pelos buracos do transito.

- Quando fintarem os carros pela direita, lembre-se que pode ser a ultima vez.

- Respeitem os automobilistas como querem que estes os respeitem.

- Quando um automobilista facilitar a vossa passagem, não custa nada agradecer.

- Já esperavam pela vossa vez nas filas da portagens.
Então, afinal pagam portagens é?

citação:Originalmente colocada por Pure_Water

... aqui fica um pedido de um automobilista a todos os motociclistas:

- não ultrapassem pela direita
Aqui fica um pedido de um motociclista/automobilista com mais de 35 anos de idade, a um automobilista: andem pela direita sff

- Respeitem as faixas de circulação em vez de andarem a passar pelos buracos do transito.

Sabes, às vezes se tirar a mão do guiador ou bates num carro ou cais. Outras vezes, se tiras a mão direita a moto morre e podes cair. Se levantas o pé do estribo, para agradecer, o pessoal pensa que lhes vais meter um pé na porta, por isso perceberás que nem sempre é fácil agradecer. Eu também facilito a muito automobilista que não me agradece. Não ando na estrada para me agradecerem, apenas para bem conviver, em segurança e evitar acidentes.

Tenta andar de moto numa cidade como Lisboa, passa no meio de carros e tenta agradecer ao mesmo tempo. Nesse dia saberás a dificuldade que é, mesmo que queiras agradecer.

ai esta o q pensei quando vi o post, a historia da pros dois lados.

Eu respeito os motociclistas e geralmente facilito, mas realmente se
não agradecem fico lixado. E não estou a falar de tirar a mão do
guiador, basta levantar 2 dedos que a gente percebe, e não vão matar-se
por causa disso.

E porque é que eu praticamente exijo que agradeçam? Porque as motas,
ao contrário do que o pessoal pensa e do que é já, praticamente,
lugar-comum, NÃO PODEM andar a passar aí no meio dos carros em "3ª fila".

O Código diz explicitamente que, em todas as situações, as motas devem
comportar-se como carros. Ou seja, devem "ocupar" o lugar dum carro,
ultrapassar como um carro, etc...

Portanto, se eu estou a facilitar que uma mota passe entre o meu carro
e o do fila do lado, estou a fazer um FAVOR (e a ser cúmplice de
uma infracção, por assim dizer).
Logo, no mínimo, espero que me agradeçam.
E se se metem a apitar quando não têm espaço para passar entre dois
carros, aguentem, que aí é que não facilito mesmo nada porque, como
já disse, nem é sequer suposto eles passarem ali.
Abusar da minha boa vontade é que não.

Toda a gente adora pedir, mas gostava que vissem um bocado os dois
lados da questão. É que até a polícia tem essa atitude quando anda
de mota, e deviam ser eles a dar o exemplo.

citação:Originalmente colocada por Japh

... aqui ficam alguns pedidos de um motociclista a todos os automobilistas:

- Há por aí algumas pessoas que gostam de se encostar à viatura da frente para "apanhar o cone d'ar" antes de ultrapassar. Hint: de carro dificilmente apanharão o cone de ar de uma moto... e sabendo que uma vulgar moto trava melhor que o automóvel médio ... não circulem perto da traseira de uma moto. Para vocês é chapa, para nós é pele.

- Tá bem que com a chuva mal se vê prá frente, quanto mais pró lado e pra trás... mas na duvida, não mudem de faixa sem a certeza que não vão abalroar ninguém. E o "ângulo morto" dos retrovisores não é desculpa: nas aulas de condução ensinam a olhar para o lado também.

- Fact: a água não danifica os piscas. Mesmo à chuva, podem e devem usar os mesmos para indicar uma mudança de direcção/faixa.

- O direito a ficar horas parado numa fila é de todos ... mas não obriguem quem tem uma mobilidade superior a ficar atrás de vocês. Lembrem-se que cada moto que deixam passar é menos um carro à vossa frente.

- Apoflegmatizar pela janela, além de feio pode acertar em alguém que vá a passar... e se há quem seja fleumático o suficiente para "ignorar" a coisa, há quem lhes salte a tampa... e até com alguma razão, diga-se

- Antes de [cometer a infracção de] atirar a ponta do cigarro - que calmamente fumaram enquanto estão encalhados na fila - pela janela, confirmem se não vem ninguém a passar (ler ponto anterior).

- Como diz a Prevenção Rodoviária em Inglaterra: "THINK ! Look, look and look again: take longer to look for bikes" ( http://youtube.com/watch?v=gM80ix-ULBA com legendas em espanhol, para quem tenha dificuldade em entender ingles).

Todos os motociclistas (e não só ...) agradecem.

Um bom Outono/Inverno a todos :)

Isso também se aplica aos motociclistas. Olho bem aberto que é para não darem cabo dos espelhos retrovisores dos automóveis ok? ;)

Excelente topico !!!!!!!![^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^]

Apoiado! E que tal terem consciência que as estradas não são pistas públicas? E que tal tentarem cumprir (já não digo cumprir!) os limites de velocidade?

citação:Originalmente colocada por Boxer

não agradecem fico lixado
. E não estou a falar de tirar a mão do
por causa disso.

O Código diz explicitamente que, em todas as situações, as motas devem
comportar-se como carros. Ou seja, devem "ocupar" o lugar dum carro,
ultrapassar como um carro, etc...

Portanto, se eu estou a facilitar que uma mota passe entre o meu carro
e o do fila do lado, estou a fazer um FAVOR (e a ser cúmplice de
uma infracção, por assim dizer).
Logo, no mínimo, espero que me agradeçam.
E se se metem a apitar quando não têm espaço para passar entre dois
carros, aguentem, que aí é que não facilito mesmo nada porque, como
já disse, nem é sequer suposto eles passarem ali.
Abusar da minha boa vontade é que não.

Toda a gente adora pedir, mas gostava que vissem um bocado os dois
lados da questão. É que até a polícia tem essa atitude quando anda
de mota, e deviam ser eles a dar o exemplo.

se estas assim tao indignado com os motociclistas que não te agradecem ás de passar um dia a dar prioridade a automobilistas em cruzamentos, entroncamentos etc... e vês qts te agradecem........

atenção eu não sou motociclista, ou pelo menos não ando de moto pois infelizmente não tenho uma, mas facilito sempre que posso, ate pq como ja andei de moto sei o que se passa nas estradas.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

- Já esperavam pela vossa vez nas filas da portagens.

Apoiado. Resumindo e concluindo. Respeito, coisa que se vê pouco de ambas partes. Só depende de nós. Temos de fazer um esforço.;)

(...)

- O direito a ficar horas parado numa fila é de todos ... mas não obriguem quem tem uma mobilidade superior a ficar atrás de vocês. Lembrem-se que cada moto que deixam passar é menos um carro à vossa frente.

(...)

Pensei que cada mota que deixava passar era menos um "carro" ATRAS de mim e mais um "carro" à minha FRENTE !!!

citação:Originalmente colocada por FourtySix

citação:Originalmente colocada por Boxer

não agradecem fico lixado
. E não estou a falar de tirar a mão do
por causa disso.

(...)

se estas assim tao indignado com os motociclistas que não te agradecem ás de passar um dia a dar prioridade a automobilistas em cruzamentos, entroncamentos etc... e vês qts te agradecem........

atenção eu não sou motociclista, ou pelo menos não ando de moto pois infelizmente não tenho uma, mas facilito sempre que posso, ate pq como ja andei de moto sei o que se passa nas estradas.

Eu só realcei essa situação porque, como já disse, as motas não podem
andar a passar no meio de duas filas de carros, e se eu facilito essa
"infracção", no mínimo dos mínimos deviam agradecer.

x2 [^][^][^]

citação:Originalmente colocada por RedHeart
Pensei que cada mota que deixava passar era menos um "carro" ATRAS de mim e mais um "carro" à minha FRENTE !!!

Pensei que o pensamento fosse óbvio... mas eu explico:
Cada moto que deixa passar é menos um automóvel nas filas, porque o utente da via se desloca de moto (que como todos sabem, é mais pequena que um automóvel e dificilmente "encravará" o transito) [8D] Para lhe facilitar o raciocinio, faça uma redução ao absurdo e imagine que 50% dos carros que o acompanham diáriamente nas suas procissões (!) passavam miraculosamente a motos. 'Tá a ver como o transito ficava mais simplificado ?
Caro Alpiger, esta explicação serve de "resposta" a si, ao "não furar as filas de transito" :)
Quanto ao agradecer o "facilitar da passagem", como o conde já referiu, às vezes é de todo impossível sem comprometer a segurança (caro Boxer, os 2 dedos que normalmente se levantam são os da mão direita, que por norma estão sempre em cima do travão. No meio do transito ? Bad idea :) ) Pessoalmente agradeço sempre que posso.

Aos restantes:

Ninguém é santo nas estradas, nem automobilistas nem motociclistas, nem camionistas nem mesmo os peões. Este tópico serve apenas para relembrar muitos dos erros com que me deparo diáriamente ao circular de moto, seja na cidade (LX) como pelas nossas estradas/autoestradas, erros esses que parece que se multiplicam como coelhos quando chegam as chuvas.

Excessos de velocidade ? Quem nunca ultrapassou o limite de velocidade que atire a primeira pedra :) E mais, deixo um desafio a TODOS: tentem circular em Lisboa -por exemplo na Av.da República ou então na Av.E.U.América - cumprindo os limites (50Km/h). Eu já tentei (de moto), e passei o tempo a "atirar-me" para a berma para evitar ser abalroado ... isto sem falar no "coro de buzinas" que ouvi constantemente [8]

Ultrapassar pela direita ? Ilegal e muito perigoso ... mas às vezes não há mesmo "pachorra" para "aturar" mais o sr.automobilista que vai "colado" à faixa da esquerda mais "entretido" com a conversa ao telemóvel (que até pode ser legal, com o auricular) do que com o que se passa na estrada à sua volta.
Por outro lado, há dias que eu devia ser brutalmente multado por ir a ultrapassar toda a gente pela direita em AE (principalmente no troço Carregado/Aveiras, com 3 faixas)... simplesmente porque essa faixa está 100% livre, dado que toda a gente está na do meio ou na da esquerda [8D] Right lane is for sissys, right [8] ?

Esperar pela vez na fila da portagem ? Caro KarmaCop, quem o ler ficará a pensar que o sr. é ultrapassado por largas dezenas de motociclistas diáriamente na fila da portagem e que isso tem um impacto forte no tempo que o sr. fica à espera :) Está -obviamente- a esquecer-se que essas motos que o ultrapassam na fila da portagem não vão ficar paradas à sua frente na próxima fila nem lhe vão "roubar" um lugar de estacionamento ;)

Note-se que mesmo entre motociclistas -como em todos os grupos- há as "ovelhas negras". Até eu por vezes me arrepio com determinadas manobras que alguns "artistas" fazem de moto na estrada ou no meio do transito (estou-me a lembrar dos estafetas -nem todos, mas muitos- e dos entregadores de pizza -que na maioria nem motociclistas são- : a condução "suicida" de muitos deles trata de "denegrir" a imagem de quem anda de moto com consciência). Não tomem "a nuvem por Juno", por favor.

Cumprimentos,

citação:Originalmente colocada por Tó Zé

Apoiado! E que tal terem consciência que as estradas não são pistas públicas? E que tal tentarem cumprir (já não digo cumprir!) os limites de velocidade?
Sim, porque é isso que os carros fazem...

... aqui ficam alguns pedidos de um motociclista a todos os automobilistas:

- Há por aí algumas pessoas que gostam de se encostar à viatura da frente para "apanhar o cone d'ar" antes de ultrapassar. Hint: de carro dificilmente apanharão o cone de ar de uma moto... e sabendo que uma vulgar moto trava melhor que o automóvel médio ... não circulem perto da traseira de uma moto. Para vocês é chapa, para nós é pele.

- Tá bem que com a chuva mal se vê prá frente, quanto mais pró lado e pra trás... mas na duvida, não mudem de faixa sem a certeza que não vão abalroar ninguém. E o "ângulo morto" dos retrovisores não é desculpa: nas aulas de condução ensinam a olhar para o lado também.

- Fact: a água não danifica os piscas. Mesmo à chuva, podem e devem usar os mesmos para indicar uma mudança de direcção/faixa.

- Apoflegmatizar pela janela, além de feio pode acertar em alguém que vá a passar... e se há quem seja fleumático o suficiente para "ignorar" a coisa, há quem lhes salte a tampa... e até com alguma razão, diga-se

- Antes de [cometer a infracção de] atirar a ponta do cigarro - que calmamente fumaram enquanto estão encalhados na fila - pela janela, confirmem se não vem ninguém a passar (ler ponto anterior).

- Como diz a Prevenção Rodoviária em Inglaterra: "THINK ! Look, look and look again: take longer to look for bikes" ( http://youtube.com/watch?v=gM80ix-ULBA com legendas em espanhol, para quem tenha dificuldade em entender ingles).

Todos os motociclistas (e não só ...) agradecem.

Um bom Outono/Inverno a todos :)

É memo isso!! Respeitem-nos um pouco +!!;)

citação:Originalmente colocada por RedHeart

Pensei que o pensamento fosse óbvio... mas eu explico:
Cada moto que deixa passar é menos um automóvel nas filas, porque o utente da via se desloca de moto (que como todos sabem, é mais pequena que um automóvel e dificilmente "encravará" o transito) [8D] Para lhe facilitar o raciocinio, faça uma redução ao absurdo e imagine que 50% dos carros que o acompanham diáriamente nas suas procissões (!) passavam miraculosamente a motos. 'Tá a ver como o transito ficava mais simplificado ?
Caro Alpiger, esta explicação serve de "resposta" a si, ao "não furar as filas de transito" :)
Quanto ao agradecer o "facilitar da passagem", como o conde já referiu, às vezes é de todo impossível sem comprometer a segurança (caro Boxer, os 2 dedos que normalmente se levantam são os da mão direita, que por norma estão sempre em cima do travão. No meio do transito ? Bad idea :) ) Pessoalmente agradeço sempre que posso.

Aos restantes:

Ninguém é santo nas estradas, nem automobilistas nem motociclistas, nem camionistas nem mesmo os peões. Este tópico serve apenas para relembrar muitos dos erros com que me deparo diáriamente ao circular de moto, seja na cidade (LX) como pelas nossas estradas/autoestradas, erros esses que parece que se multiplicam como coelhos quando chegam as chuvas.

Excessos de velocidade ? Quem nunca ultrapassou o limite de velocidade que atire a primeira pedra :) E mais, deixo um desafio a TODOS: tentem circular em Lisboa -por exemplo na Av.da República ou então na Av.E.U.América - cumprindo os limites (50Km/h). Eu já tentei (de moto), e passei o tempo a "atirar-me" para a berma para evitar ser abalroado ... isto sem falar no "coro de buzinas" que ouvi constantemente [8]

Ultrapassar pela direita ? Ilegal e muito perigoso ... mas às vezes não há mesmo "pachorra" para "aturar" mais o sr.automobilista que vai "colado" à faixa da esquerda mais "entretido" com a conversa ao telemóvel (que até pode ser legal, com o auricular) do que com o que se passa na estrada à sua volta.
Por outro lado, há dias que eu devia ser brutalmente multado por ir a ultrapassar toda a gente pela direita em AE (principalmente no troço Carregado/Aveiras, com 3 faixas)... simplesmente porque essa faixa está 100% livre, dado que toda a gente está na do meio ou na da esquerda [8D] Right lane is for sissys, right [8] ?

Esperar pela vez na fila da portagem ? Caro KarmaCop, quem o ler ficará a pensar que o sr. é ultrapassado por largas dezenas de motociclistas diáriamente na fila da portagem e que isso tem um impacto forte no tempo que o sr. fica à espera :) Está -obviamente- a esquecer-se que essas motos que o ultrapassam na fila da portagem não vão ficar paradas à sua frente na próxima fila nem lhe vão "roubar" um lugar de estacionamento ;)

Note-se que mesmo entre motociclistas -como em todos os grupos- há as "ovelhas negras". Até eu por vezes me arrepio com determinadas manobras que alguns "artistas" fazem de moto na estrada ou no meio do transito (estou-me a lembrar dos estafetas -nem todos, mas muitos- e dos entregadores de pizza -que na maioria nem motociclistas são- : a condução "suicida" de muitos deles trata de "denegrir" a imagem de quem anda de moto com consciência). Não tomem "a nuvem por Juno", por favor.

Cumprimentos,

entremos em reduçoes ao absurdo. Se todos comprarmos moto como é que vai ser nas portagens? as scooters podem passar à frente das harley porque ocupam menos espaço? ou aí a regra já nao vale?

é uma questao de respeito, por cada motociclista que passa à frente na fila os outros têm que esperar mais...

Back