E agora que está aí a chuva ...

citação:Originalmente colocada por RedHeart

Pois, o teu exemplo é muito bonito mas não é transponível para a estrada: as filas não se formam por os carros terem de passar obrigatórimente por X postos e demorarem Y tempo a fazer esse percurso ;) (cf. meu reply anterior)

Não ? Assim de repente estou-me a lembrar dos semáforos... ;)
Na Av.da República em LX, por exemplo. Em hora de ponta, se arrancarmos ambos do semáforo do Saldanha ao mesmo tempo, eu devo chegar a Alvalade ao mesmo tempo que o RedHeart chega ... ao 2º semáforo. E a conduzir calmamente e com cuidado [:p]

Em relação às portagens, embora eu aceite que haja motociclistas que o façam (não tenho esse hábito), a atitude pode ser -de facto- considerada um abuso... mas devemos estar a falar em alguns (poucos) casos, dado que a maior parte dos motociclistas que usam portagem diáriamente tem -por norma- via verde.

Regards,

Eu não uso via verde, porque no meu caso, levo a moto 2 ou 3 vezes por mês... de resto uso os transportes publicos! E continuo a dizer quando há fila passo à frente, mas só quando me deixam, não forço nada... Não havendo fila, espero.

Em relação ao estacionamento é engraçado... queria ver se os motociclistas começassem a estacionar as motos nos sitios reservados aos carro, nos parques da EMEL, por exemplo. Onde coloco o comprovativo, em cima do banco. Posso sempre não pagar nada e alegar que me foi roubado... Aliás tenho um episodio caricarto... num passei entre amigos, 4 motos ao todo, estacionamos (as 4 motos) no espaço de um carro. Pasmem-se fartamo-nos de ouvir c+*-+/ dos srs. automobilistas. isto foi passado no portinho da arrabida ; )

Eu devia era começar a aproveitar a fama que alguns teimam em dar aos motociclistas e realmente dar umas pezadas numas portas, até porque acreditem que já tive boas razões para isso...

Mas enfim é a mentalidade de alguns e quanto a isso nada se pode fazer ; )

Vale a compreensão e o respeito que alguns dos que andamos na estrada temos!

Cump.

[/quote]
Em relação às portagens, embora eu aceite que haja motociclistas que o façam (não tenho esse hábito), a atitude pode ser -de facto- considerada um abuso... mas devemos estar a falar em alguns (poucos) casos, dado que a maior parte dos motociclistas que usam portagem diáriamente tem -por norma- via verde.

Regards,
[/quote]

e relação á dita escarra que foi para ao blusão de alguem já pensas-te que podia ter sido acidental.....

agora porque é que digamos 60% das que passam na via verde tem as matriculas dobradas.

Ontem vi um motociclista a menos de um metro do carro da frente em AE, se ele parasse era morte instantanea...[xx(]

citação:Originalmente colocada por conde

citação:Originalmente colocada por Pure_Water

... aqui fica um pedido de um automobilista a todos os motociclistas:

- não ultrapassem pela direita
Aqui fica um pedido de um motociclista/automobilista com mais de 35 anos de idade, a um automobilista: andem pela direita sff

e levamos os carros que vao devagar na faixa da direita à frente? right...

citação:Originalmente colocada por conde

... aqui fica um pedido de um automobilista a todos os motociclistas:

- não ultrapassem pela direita
Aqui fica um pedido de um motociclista/automobilista com mais de 35 anos de idade, a um automobilista: andem pela direita sff

e levamos os carros que vao devagar na faixa da direita à frente? right...

mas isso não é só os motociclistas.

citação:Originalmente colocada por terminator
(...)
e relação á dita escarra que foi para ao blusão de alguem já pensas-te que podia ter sido acidental.....

agora porque é que digamos 60% das que passam na via verde tem as matriculas dobradas.

Acidental ???
Mas isto é uma civilização ou o planeta dos macacos ?
Que diria o Terminator se eu fosse a passar ao lado do seu carro, de moto com o capacete aberto e "acidentalmente" apoflegmatizar para dentro do seu carro ? Considerava isso "acidental" ?

Agora essa dos 60% de matriculas dobradas, a minha sorte é que 26,6% das estatísticas são inventadas na hora...
Tem provas do que diz ? Ou é mais uma do tipo "é raro o sinal onde não levam vários espelhos à frente" ?
Please ...

Regards,

citação:Originalmente colocada por ice

As filas, bem, em países civilizados, não é preciso andar entre faixas a furar o trânsito, e porquê, porque as motos utilisam as faixas do BUS. Mas cá na tugolândia, país DITO civilizado, tal não acontece...

Outro mito ? Que países são esses ? :)

citação:Originalmente colocada por João Dias

citação:Originalmente colocada por ice

As filas, bem, em países civilizados, não é preciso andar entre faixas a furar o trânsito, e porquê, porque as motos utilisam as faixas do BUS. Mas cá na tugolândia, país DITO civilizado, tal não acontece...

Outro mito ? Que países são esses ? :)
UK?

citação:Originalmente colocada por Japh
... e sabendo que uma vulgar moto trava melhor que o automóvel médio ...

Será um mito ? Ou terá algum fundamento ? [8)]
Basta conduzires uma moto boa para perceberes que sim, trava. Contudo, para bom entendedor, recomendo o provérbio: não se deve acelerar mais do que se pode travar.

Caro João ... nem parece seu :)

Muito bem, vamos a factos então:
Teste à distância de travagem de 4 motos (Honda VFR800i, BMW F650, BMW1150RT e Yamaha FJR1300, testes com e sem ABS), efectuado pelo D.O.T. americano:
http://www.msf-usa.org/imsc/proceedings/a-Green-ComparisonofStoppingDistance.pdf
Arranja-se algo para os "carros do dia-a-dia" do pessoal daqui do forum ? Sei lá, Astras, Corsas, Clios ... Eu falei em "automóveis médios", não em topos de gama!
Nota: Nenhuma destas motos é uma "referência" na travagem. Qualquer moto das chamadas "R" tem uma maior capacidade de travagem aliada a muitos kg a menos de peso.

E -caro João- se aliarmos a isto o facto de que a maior parte dos motociclistas conduz com os dedos sobre o travão mesmo em aceleração contra o facto de que o condutor de automóvel ainda tem que mover o pé para o respectivo pedal, devemos ter logo vários metros percorridos pelo automóvel sem travar com a moto já em travagem ... será que é um mito ?

Em relação ao "outro mito" podemos falar em Madrid, Espanha, onde o estacionamento de motos em cima dos passeios é permitido desde que o passeio tenha uma determinada largura e a moto seja estacionada longitudinalmente.
Ou de Londres, em que todos os veículos pagam "portagem" para entrar na cidade ... menos as motos.
Ainda no Reino Unido, o "filtering" é devidamente tolerado pelas autoridades desde que efectuado dentro dos limites do razoável e mesmo em caso de acidente a culpa pode não ser completamente im****da ao motociclista:
In more recent cases (Leeson v Bevis Transport 1972) the motorcycle and emerging vehicle were found equally responsible. The court said that the motorcyclist did nothing wrong in overtaking the line of stationary vehicles, but needed to keep an effective lookout, whilst the van driver should have been aware of the possibility of vehicles overtaking in this way.

The most recent case of this kind was in 1980 in the case of Worsford v Howe. In this instance the motorcyclist was in a separate lane intended for vehicles turning right, when he was hit by a car which was intending to cross both lanes of traffic and turn right. The court found once again that both rider and driver were equally to blame and settled 50/50.

In filtering cases, the court will when deciding who is to blame will look at:

1 The speed and position of the motorcycle in the road.
2 Whether the stream of traffic was stationary or moving.
3 How fast the other vehicle emerged from the side road or from the line of traffic.

Paises civilizados (como o Reino Unido) fazem estudos para saber se é benéfico e seguro permitir a circulação de motociclos nas faixas de BUS ( http://www.tfl.gov.uk/streets/downl...Reports/Ptw-bus-lane-project-2004-results.pdf )
Nota: lá já é permitida (e muito usada) a circulação de bicicletas na faixa de BUS, o que é um "contra" à circulação de motociclos por razões óbvias.

Cá ... é mais o "salve-se quem puder". No que toca a motociclos, o (des)governo só se preocupa com o IM (pudera ... ao que custa...) e com pseudo-formação "específica para motociclos" para quem quer tirar a dita carta (com direito a exame de 10 perguntas onde só se pode falhar uma com pérolas como "vestuário em gorotex" e outras ...).

Caro João, não se limite a "sugerir" ou a "levantar a lebre". Venham os dados reais, sff ! :)

Regards,

Caro João ... nem parece seu :)

Muito bem, vamos a factos então:
Teste à distância de travagem de 4 motos (Honda VFR800i, BMW F650, BMW1150RT e Yamaha FJR1300, testes com e sem ABS), efectuado pelo D.O.T. americano:
http://www.msf-usa.org/imsc/proceedings/a-Green-ComparisonofStoppingDistance.pdf
Arranja-se algo para os "carros do dia-a-dia" do pessoal daqui do forum ? Sei lá, Astras, Corsas, Clios ... Eu falei em "automóveis médios", não em topos de gama!
Nota: Nenhuma destas motos é uma "referência" na travagem. Qualquer moto das chamadas "R" tem uma maior capacidade de travagem aliada a muitos kg a menos de peso.

E -caro João- se aliarmos a isto o facto de que a maior parte dos motociclistas conduz com os dedos sobre o travão mesmo em aceleração contra o facto de que o condutor de automóvel ainda tem que mover o pé para o respectivo pedal, devemos ter logo vários metros percorridos pelo automóvel sem travar com a moto já em travagem ... será que é um mito ?

Em relação ao "outro mito" podemos falar em Madrid, Espanha, onde o estacionamento de motos em cima dos passeios é permitido desde que o passeio tenha uma determinada largura e a moto seja estacionada longitudinalmente.
Ou de Londres, em que todos os veículos pagam "portagem" para entrar na cidade ... menos as motos.
Ainda no Reino Unido, o "filtering" é devidamente tolerado pelas autoridades desde que efectuado dentro dos limites do razoável e mesmo em caso de acidente a culpa pode não ser completamente im****da ao motociclista:
In more recent cases (Leeson v Bevis Transport 1972) the motorcycle and emerging vehicle were found equally responsible. The court said that the motorcyclist did nothing wrong in overtaking the line of stationary vehicles, but needed to keep an effective lookout, whilst the van driver should have been aware of the possibility of vehicles overtaking in this way.

The most recent case of this kind was in 1980 in the case of Worsford v Howe. In this instance the motorcyclist was in a separate lane intended for vehicles turning right, when he was hit by a car which was intending to cross both lanes of traffic and turn right. The court found once again that both rider and driver were equally to blame and settled 50/50.

In filtering cases, the court will when deciding who is to blame will look at:

1 The speed and position of the motorcycle in the road.
2 Whether the stream of traffic was stationary or moving.
3 How fast the other vehicle emerged from the side road or from the line of traffic.

Paises civilizados (como o Reino Unido) fazem estudos para saber se é benéfico e seguro permitir a circulação de motociclos nas faixas de BUS ( http://www.tfl.gov.uk/streets/downl...Reports/Ptw-bus-lane-project-2004-results.pdf )
Nota: lá já é permitida (e muito usada) a circulação de bicicletas na faixa de BUS, o que é um "contra" à circulação de motociclos por razões óbvias.

Cá ... é mais o "salve-se quem puder". No que toca a motociclos, o (des)governo só se preocupa com o IM (pudera ... ao que custa...) e com pseudo-formação "específica para motociclos" para quem quer tirar a dita carta (com direito a exame de 10 perguntas onde só se pode falhar uma com pérolas como "vestuário em gorotex" e outras ...).

Caro João, não se limite a "sugerir" ou a "levantar a lebre". Venham os dados reais, sff ! :)

Regards,

A afirmação de que as motas travam melhor que os carros não é minha ;), porque isso apesar de ter muitos dados sobre o assunto, não sou eu que tenho de provar que estou inocente, quem fez a afirmação. Aliás esse artigo do D. Green é muito interessante, particularmente no que respeita ao ABS. Aliás não deve ser difícil arranjar até aqui no autohoje alguns dados de automóveis :)

Em relação aos "BUS Lanes" claro que no UK existe, tenho dúvidas é que os motociclistas de cá aceitassem as regras de lá [8)] e exsitiu sobretudo pelos acidentes causados pelo filtering, o qual tem uma ~intepretação interessante

citação:Lane filtering by motorcycles is generally condoned in most European countries as a part of transport policy. In many countries, the road rules are vague on the topic and while not proscribed as “legal”, neither is it regarded as specifically “illegal”.

Aliás só existe um país na Europa (EU 15) onde ele é legal. ;)

Mas será que cá se as motas fossem autorizadas a ciruclar nos corredores BUS, os motociclistas teriam consciência dos riscos acrescidos para os peões e conseguiriam ter a "percepção" que uma faixa livre ou quase, não signiifica poder andar mais depressa ?

E aceitariam as regras inglesas ?

citação:Filtering When traffic is stationary or moving slowly in queues, motorcyclists can use their manoevrability and limited space requirements to make progress.
The advantages of filtering along or between stopped or slow moving traffic have to be weighed against the increased vulnerability while filtering.
If you decide to filter:
• Take extreme care
• Keep your speed low- you need to be able to stop suddenly if circumstances change
• Always identify a place where you can rejoin the traffic flow before you move out
• Make yourself visible – consider using dipped headlight • Be ready to brake and/or use the horn
• Use the opportunity to make progress but be courteous and avoid conflict with other road users Watch out for and anticipate:
• Pedestrians crossing between vehicles
• Vehicles emerging from junctions
• Vehicles changing lanes or U-turning without warning
• Doors opening
• Reflective paint and studs which could throw the bike off line
• Traffic islands
• Other bikes also filtering.

A afirmação de que as motas travam melhor que os carros não é minha ;), porque isso apesar de ter muitos dados sobre o assunto, não sou eu que tenho de provar que estou inocente, quem fez a afirmação. Aliás esse artigo do D. Green é muito interessante, particularmente no que respeita ao ABS. Aliás não deve ser difícil arranjar até aqui no autohoje alguns dados de automóveis :)

Sempre seria mais interessante que alguns dos tópicos que por aqui leio ;)
Como é ? Alguém se "chega à frente" com teste de travagem dos carritos do "dia a dia" ? Clios, Corsas, Astras, PUG106, PUG206, etc ? É que francamente não tenho esses dados.

Em relação às motos travarem melhor que os automóveis, uma coisa posso garantir por experiência própria: o tempo de resposta é normalmente menor :)

Em relação aos "BUS Lanes" claro que no UK existe, tenho dúvidas é que os motociclistas de cá aceitassem as regras de lá [8)] e exsitiu sobretudo pelos acidentes causados pelo filtering, o qual tem uma ~intepretação interessante

citação:Lane filtering by motorcycles is generally condoned in most European countries as a part of transport policy. In many countries, the road rules are vague on the topic and while not proscribed as “legal”, neither is it regarded as specifically “illegal”.

Mas será que cá se as motas fossem autorizadas a ciruclar nos corredores BUS, os motociclistas teriam consciência dos riscos acrescidos para os peões e conseguiriam ter a "percepção" que uma faixa livre ou quase, não signiifica poder andar mais depressa ?

(...)

Talvez fazendo um "estudo" sério à imagem do que foi feito em Inglaterra ?
Sei lá, abrir as "bus lanes" em algumas das artérias de LX e do Porto às motos e começar a "tomar nota" dos resultados. No fim do teste, à luz desses resultados, legislar.
Se de facto se comprovar que não funciona...
Mas uma coisa é certa: sem tentarem nunca se saberá :)

Regards,

eu tambem tenho imenso respeito e cuidado com motociclistas, so me irrita que nao agradeçam! eu kuando ando de mota sabe Deus a ginástica que faço para agradecer quando me dão passagem, acho que cai sempre bem...

Sempre seria mais interessante que alguns dos tópicos que por aqui leio ;)
Como é ? Alguém se "chega à frente" com teste de travagem dos carritos do "dia a dia" ? Clios, Corsas, Astras, PUG106, PUG206, etc ? É que francamente não tenho esses dados.

Em relação às motos travarem melhor que os automóveis, uma coisa posso garantir por experiência própria: o tempo de resposta é normalmente menor :)

(...)

Talvez fazendo um "estudo" sério à imagem do que foi feito em Inglaterra ?
Sei lá, abrir as "bus lanes" em algumas das artérias de LX e do Porto às motos e começar a "tomar nota" dos resultados. No fim do teste, à luz desses resultados, legislar.
Se de facto se comprovar que não funciona...
Mas uma coisa é certa: sem tentarem nunca se saberá :)

Regards,

Em relação ao tempo de resposta sem dúvida ;)
http://www.dem.ist.utl.pt/acidentes/mrra/ ->Segurança

Mas se tentarmos em Portugal, e se os motociclistas não perceberem o que está em jogo ? Será que terão consciência dos riscos adicionais ? Se em relação ao "filering" alguns não têm os devidos cuidados, será que teriam nos corredores BUS ?

Back