E dos exames nacionais ninguém fala?

Ta tudo bem, so nao percebi pq querem a cabeça da ministra.
Ora bem, um conjunto de TÉCNICOS PEDAGÓGICOS faz os exames, e ERRAM!
Quem nomeou ou quem é responsavel por esses profs, é o min da educacao (estao ao servico do ME), quem lidera o ME é a ministra, e querem que a ministra caia. E eu perguto, já que fomos a subir de responsabilidade, desdo os tecnicos pedagogicos até a ministra, pq se para? Continuemos... que nomeou a ministra foi o Governo, mais coisa menos coisa, quem lidera o governo é o Socrates, quem nomeou o Socrates foi o Pres da Republica, quem nomeou o pres da republi foi o povo, entao, quem cai???
Pq é que nao se simplifica e nao se faz rolar a cabeça CERTA, a do Tecnico pedagogico???

citação:Originalmente colocada por zerorpm

JR</u>

A MINISTRA É RESPONSÁVEL PELOS SEUS SUBORDINADOS!!!!!!!!

Ou achas que o Coelhone dimitiu-se porque foi ele o culpado directo pela queda da ponte de entre-os-rios...

Fui contra.
Foi fugir com o rabo à seringa.
Foi uma COBARDIA.
citação:
JR tu és uma contradição de teimosia. Irra!

Existe uma coisa chamada responsabilidade política, coisa que os teus primos suecos sabem que os governantes de lá fazem.
Qd as decisões políticas tomadas, ou ausência delas tb pode ser o caso, têm consequências.

Neste caso ainda não percebi em que é que a MINISTRA é responsável[:0].
Pelo contrário;).
Vejo-a a tomar decisões políticas para minorar um erro TECNICO.

citação:Originalmente colocada por Manoel

A ME é a melhor dos últimos anos!!

O JR é super inteligente e vai ser nomeado Ministro das Finanças, com o André a Sec de Estado.

Acreditem, eles têm a solução para o País. Sigam os dois como se tratassem do PÁPA.

[}:)][}:)][}:)]

Isto promete!

Logo a seguir está o zerorpm na oposição...

citação:Originalmente colocada por herpez

Ta tudo bem, so nao percebi pq querem a cabeça da ministra.

Deus me livre se quero a cabeça da senhora seja para o que for!

Tanto mais que se corre o risco de avançar o Valter (Faltoso) Lemos

[}:)]

Mas a Ministra é que FAZ A DECISÃO FINAL!!!!

ELA É QUE DECIDE E ANTES DECIDIR DEVE LER...
Não decide nada, porra.
Limita-se a concordar com os relatórios.
Porra.
Poêm o carapau e mai nada[:p]:D[}:)].

Se ela vai contra um parecer dos tecnicos é que pode ser responsabilizada.

Irra.
Isto é do outro mundo.
É do mundo FP[:p][:p].

A Ministra foi responsável por decidir mudar os critérios (critério "PISA" não enquadrável para avaliação de alunos) e por ter APROVADO os exames.

MAS LESTE O DESPACHO QUE FUNDAMENTOU A REPETIÇÃO DO EXAME DE FQ QUE SAIU NO JORNAL PÚBLICO? LESTE?

citação:Originalmente colocada por J.R.

Mas a Ministra é que FAZ A DECISÃO FINAL!!!!

ELA É QUE DECIDE E ANTES DECIDIR DEVE LER...
Não decide nada, porra.
Limita-se a concordar com os relatórios.
Porra.
Poêm o carapau e mai nada[:p]:D[}:)].

Se ela vai contra um parecer dos tecnicos é que pode ser responsabilizada.
Irra.
Isto é do outro mundo.
É do mundo FP[:p][:p].

ESTÁS ENGANADO, A MINISTRA FAZ O QUE QUER, PODE E MANDA. VENHAM LÁ ESSES PARECERES. É QUE SE ASSIM FOSSE ISTO NÃO TERIA ACONTECIDO.

A Ministra foi responsável por decidir mudar os critérios (critério "PISA" não enquadrável para avaliação de alunos) e por ter APROVADO os exames.

MAS LESTE O DESPACHO QUE FUNDAMENTOU A REPETIÇÃO DO EXAME DE FQ QUE SAIU NO JORNAL PÚBLICO? LESTE?
E quem APROVOU a ministra? O sócrates!
Tipo, a ministra tem acessores que certamente falharam, da mm maneira que o sócrates tem acessores, neste caso, ministros.

Ps- uso oculos, mas leio bem ao perto, o caps é escusado.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

mjm,

A mim, o que me interessa é que os professores trabalhem para melhorar a qualidade do ensino. Porque são os únicos que podem alterar o que quer que seja.

[:0][:0]

Os professores são meros trabalhadores ao serviço do ME, onde os chefes são pessoas que não têm experiência no ensino, estudiosos da educação...

É obvio que como parte do sistema, os professors, têm sempre culpa do mal(por desgraça, quando há coisas boas, nunca têm o mérito, mas enfim...)

Mas, a culpa principal é dos políticos que não sabem/não querem que a educação melhore...

E esta ministra e sua equipa, como já foi muito discutido, teve algumas medidas a meu ver positivas, mas no meio de um conjunto de muitas outras ridiculas e demagogicas...

Daí que será mais uma que irá sair e abandonar o barco por falta de capacidade...
Infelizmente, quanto mais tempo lá permanecer, mais problemas criará...

Pena que muitos não saibam o que se passa na realidade...

Como já foi aqui dito, os exames são feitos no GAVE, composto naturalmente por professores, mas professores(alguns/muitos deles "boys") que fazem o que lhes mandam...

E como te disse "nós" professores avisamos para as possíveis consequências, mas a arrogância desta equipa da educação não nos ouviu e agora anda a enterrar-se com esta segunda oportunidade...

Tenho a certeza que o sócrates já chegou à conclusaão que se arrependeu na escolha para a educação, só que lhe custa muito admiti-lo e então lá vai pactuando com estas palhaçadas...

Enfim...

citação:
Desculpa o tom do outro meu post, não tinha a intenção de ofender, mas saíu-me quase que por instinto. Vou tentar não repetir.

Tudo bem...
Mas, peço-te para pensares melhor e tentar perceber melhor a posição dos professores no meio de todo este processo...
:)

Podes ser mais específico???
citação:

Não.
Tirando isto não sei de mais nada.
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1264504

citação:Ministra da Educação desvaloriza segundo exame de Física e Química
19.07.2006 - 11h15 Lusa, PUBLICO.PT

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, classificou ontem à noite como "coisa mínima" a "segunda oportunidade" dada aos alunos do programa novo de Física e Química em que tentam melhorar a nota de acesso ao Ensino Superior.

"Dei-lhes uma segunda oportunidade. É uma coisa mínima, em apenas duas provas, num ano excepcional em que temos quase 60 exames", disse Maria de Lurdes Rodrigues em Gaia, à margem de um debate organizado pelo PS/Porto.

Para a ministra, "os alunos de Física e Química do programa novo estavam realmente prejudicados", em relação aos seus colegas do programa antigo, num "ano problema" em que coincidem exames de diferentes reformas.

É tudo mínimo...
[:0]

Enfim...

citação:Originalmente colocada por 3com

CL, mas um aluno de 16 a 19 tem que estar preparado para qualquer exame que inclua a materia leccionada e, que lhe permtiu tirar 16 a 19!

Provavelmenre os que tiveram notas abaixo do esperado ou estudaram pouco, ou afinal fora sobre-avaliados no secundário!

Ou foram sobre-avaliados ou terão sido mal preparados para o novo esquema de avaliação. A avaliar pelas médias nacionais nessas duas disciplinas, eu (tal como o ME) diria que é difícil que tivessem sido genericamente sobre-avaliados, portanto sobra a 2ª hipótese.

Pelos vários contactos que tive com alunos que fizeram esse exame de Química (e o de hoje terá o mesmo grau de dificuldade...), esses resultados não foram uma total surpresa. Logo no dia do exame eu disse isto:

citação:Originalmente colocada por CL, 23/06/2006 : 18:27:39

citação:Originalmente colocada por Mike_121

Pois é pessoal ouvi dizer que o exame era muito dificil, e então como e que isso correu???

Parece que o pessoal gostou tanto do exame de Química que até irão quase todos à 2ª volta... [8)]

Bem... deixa lá ir ver como foi agora. :D

E se, desta vez, haverá muitos Profs de Química a ter 20 neste exame em apenas uma hora...

citação:Originalmente colocada por mjm

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, classificou ontem à noite como "coisa mínima" a "segunda oportunidade" dada aos alunos do programa novo de Física e Química em que tentam melhorar a nota de acesso ao Ensino Superior.

"Dei-lhes uma segunda oportunidade. É uma coisa mínima, em apenas duas provas, num ano excepcional em que temos quase 60 exames", disse Maria de Lurdes Rodrigues em Gaia, à margem de um debate organizado pelo PS/Porto.

Para a ministra, "os alunos de Física e Química do programa novo estavam realmente prejudicados", em relação aos seus colegas do programa antigo, num "ano problema" em que coincidem exames de diferentes reformas.

É tudo mínimo...

Enfim...
E se enfim............ explicasses.

É que ver-te com estes comentários mais concordar com os "pais de Braga" começaa ser.... preocupante.

EXPLICA LÁ[:I].

citação:Originalmente colocada por J.R.

É tudo mínimo...

Enfim...
E se enfim............ explicasses.

É que ver-te com estes comentários mais concordar com os "pais de Braga" começaa ser.... preocupante.

EXPLICA LÁ[:I].

Que tipo de explicações queres tu?
explica-te...
:)

É tudo mínimo...

Enfim...

É minimo é...[8)]
Num despacho que saiu no dia 13, leia-se que "Tendo em conta que os resultados da 1ª fase dos exames nacionais relativos aos novos programas de quimica (642) e de física (615) evidenciam um valor médio relativamente baixo (...) bem como ao vericado este ano nas provas relativas ao programa antigo das mesmas disciplinas. (142 e 115)"

E agora dizem que é uma coisa minima?[8)]

Qual é o PROBLEMA??????

Tirando quem se safou no Exame de 1ª chamada ter que ir repetir..... e perder uns dias de Férias.....
Qual é o DRAMA????

Em que é que a decisão política ESTÁ ERRADA?????

Acabei de fazer o exame da 2ª fase Química (novo programa).

Se duvidas houvesse de que a permição da repetição era devida ao facto de a % de negativas criar um problema para a entrada nos cursos de engenharias e saúde, deixei de as ter.

O exame era claramente "híbrido", ou seja, foi mexido e introduziram-lhe partes extremamente fáceis.

Se o da 1ª fase tinha múltiplas escolhas difíceis, as do da 2ª fase eram bastante mais "porreiras".

Contudo, as perguntas de desenvolvimento (as perguntas dos 10 e 12 pontos) e principalmente a actividade experimental (inserida no Grupo III) era...incrivelmente...MAIS DÍFICIL.

Mas...de longe!

E vendo as coisas, o ME resolveu o problemas da forma mais lógica. O problema não eram os bons alunos (os bons alunos do 18/19 ou do 16/17 que foram para o 14/15 e para o 11/12 no anterior exame), o problema eram os alunos medianos (10-14) que se estamparam na 1ª fase (desceram para 5-6) e que agora chegam, pelo menos, ao 10. Porque haverá poucos a tirar mais de 16 neste exame, disso tenho a certeza.

citação:Originalmente colocada por André

Acabei de fazer o exame da 2ª fase Química (novo programa).

Se duvidas houvesse de que a permição da repetição era devida ao facto de a % de negativas criar um problema para a entrada nos cursos de engenharias e saúde, deixei de as ter.

O exame era claramente "híbrido", ou seja, foi mexido e introduziram-lhe partes extremamente fáceis.

Se o da 1ª fase tinha múltiplas escolhas difíceis, as do da 2ª fase eram bastante mais "porreiras".

Contudo, as perguntas de desenvolvimento (as perguntas dos 10 e 12 pontos) e principalmente o a actividade experimental (inserida no Grupo III) era...incrivelmente...MAIS DÍFICIL.

Mas...de longe!

E vendo as coisas, o ME resolveu o problemas da forma mais lógica. O problema não eram os bons alunos (os bons alunos do 18/19 ou do 16/17 que foram para o 14/15 e para o 11/12 no anterior exame), o problema eram os alunos medianos (10-14) que se estamparam na 1ª fase (desceram para 5-6) e que agora chegam, pelo menos, ao 10. Porque haverá poucos a tirar mais de 16, disso tenho a certeza.

Percebi bem o que querias dizer ;)
Ou seja, pa ficarem todos felizes, deram a oportunidade de todos terem 10 (escolha multipla), quem quiser acima de 16, ja tinha de ter conhecimentos bastante bons (problema experimental SELECTIVO).

Voltar
Superior